3 métodos para avaliar o desempenho dos colaboradores

Por melhores que sejam os colaboradores, um gestor deve sempre buscar o aumento da produtividade e melhoria nos resultados. Um dos principais métodos de auxiliar profissionais a crescer é através de avaliação de desempenho, pois nos permite identificar competências e comportamentos que merecem ser aprimorados, além de qualidades com potencial de ser reforçadas.

Independente dos métodos ou ferramentas utilizadas para a avaliação de desempenho, a motivação e ponto de partida deve ser a definição de objetivos claros, que possam ser mensurados de forma simples e assertiva. Por exemplo, emitir todas as notas fiscais até o primeiro dia útil do mês e fechar o relatório de custos dos produtos no primeiro dia útil do mês seguinte, quanto mais prático e direto forem os objetivos, melhor será a avaliação.

Com base na análise de quando, como e de que formas as tarefas são realizadas e as metas foram cumpridas que a avaliação de desempenho deve ser realizada. Veja quais são os métodos mais utilizados atualmente e como eles funcionam:

Avaliação pelo superior

Método mais comum e simples. Como o próprio nome diz, quem faz a avaliação é apenas o chefe e ninguém mais.

Vantagem

O fato de haver apenas um avaliador permite que haja uniformidade entre os critérios usados na avaliação.

Desvantagem

O colaborador pode ser prejudicado caso a relação da dupla não seja boa ou o avaliador tenha uma percepção equivocada do desempenho de seu colaborador.

Auto avaliação

Essa técnica é dividida em duas etapas. Primeiro, o colaborador reflete sobre o próprio desempenho. Em seguida, ele e seu superior discutem sobre os pontos de vista do avaliado.

Vantagem

Propõem uma auto reflexão, exercício que nos permite pensar sobre nossa performance e identificar tanto habilidades que precisam ser melhoradas como tarefas que estão sendo bem desempenhadas e não tínhamos percebido antes da avaliação.

Desvantagem

Os resultados podem ser influenciados pelos pontos de vista e interesse individuais do avaliado, o que dificulta o diálogo com o superior.

Avaliação 360°

É o método mais completo. Todos os colaboradores, independentemente da sua posição hierárquica ou cargo, são avaliadores e avaliados simultaneamente. Para garantir a validade do método, é necessário manter o anonimato dos envolvidos.

Vantagem

Os colaboradores tem a oportunidade de avaliar livremente o desempenho de seus superiores, o que torna o processo muito rico porque toda a equipe tem a chance de melhorar sua performance, inclusive os gestores.

Desvantagem

Este processo requer um nível de maturidade profissional elevado, sobretudo dos chefes e gestores, que devem estar abertos a receber críticas.

Conclusão

Na avaliação de desempenho, pouco importa o método escolhido, mas sim a coerências com os objetivos definidos inicialmente. Como resultado, deve ser elaborado uma lista de ações que os colaboradores e a equipe devem praticar para mudar determinado comportamento. Para que esse processo se torne mais efetivo, a realização das tarefas propostas deve ser monitorada pelos gestores e considerada nas avaliações futuras.

Se você ainda não usa nenhum método para avaliar sua equipe, escolha um dos métodos existentes, pesquise e busque mais informações sobre este método ou contrate um serviço especializado. Não deixe de implementar a avaliação de desempenho na sua empresa, pois equipes e profissionais necessitam ser constantemente avaliados e desafiados a buscarem novos resultados para se manterem motivados e produtivos.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados