Monitore a velocidade da internet da sua empresa com o Fast.com

Internet lenta é um problema comum em boa parte das empresas, mas em muitos casos se torna difícil identificar onde está o problema dessa lentidão, que pode ser na velocidade de internet fornecida pelo provedor ou pelo excesso de consumo de tráfego dos usuários, por exemplo com download de arquivos ou acesso a vídeos e rádios.

Para verificar a velocidade da internet é possível utilizar medidores de velocidade, muitas vezes fornecidos pelo próprio provedor. Recentemente a Netflix lançou o Fast.com, ferramenta extremamente simples e rápida para medir a velocidade da sua internet, basta acessar o endereço www.fast.com, que automaticamente sua internet será avaliada e rapidamente é exibido o resultado.

Agora, se a internet estiver de acordo com a velocidade contratada junto ao provedor e mesmo assim a internet estiver lenta, é necessário monitorar o consumo de tráfego pelos equipamentos e usuários da empresa, é possível que estes estejam consumindo a maioria do tráfego da sua internet com download de arquivos, músicas, vídeos, redes sociais e afins, atividades não relacionadas ao negócio da empresa.

Esse problema se torna ainda mais relevante, considerando a possibilidade dos provedores passarem a controlar o consumo de tráfego a partir da franquia e limite da sua internet, pois sua internet poderá reduzir de velocidade com o limite de consumo excedido, o que torna muito importante gerenciar o uso da internet na sua empresa.

Para avaliar de forma eficiente o consumo de internet da sua rede é necessário utilizar uma solução profissional e voltada para essa finalidade. O Lumiun é uma excelente alternativa, pois permite de forma prática saber exatamente o que cada equipamento da sua rede está consumindo de tráfego e o que está sendo acessado. A partir dessa análise é possível criar restrições de consumo de banda e velocidade de tráfego por grupos de usuários e implementar uma política de utilização da rede que irá reduzir o desperdício de recursos, melhorar o desempenho da internet e ao mesmo tempo aumentar a segurança na internet e produtividade da sua equipe.

2 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados