controle-beneficios-internet-empresa

8 benefícios gerados pelo controle de acesso à internet nas empresas

No ambiente de trabalho atual das empresas, boa parte dos colaboradores permanece conectados à Internet durante praticamente todo o tempo de trabalho, pois cada vez mais as tarefas são realizadas por sistemas, e-mails, planilhas e através da internet, o que agiliza as atividades e entrega de tarefas.

Porém, ao mesmo tempo, os colaboradores podem usar a internet de forma indevida e esse mau uso pode gerar inúmeros problemas e prejuízos para as empresas. Sem nenhum tipo de controle ou política de acesso à Internet, é normal que os colaboradores utilizem o tempo de trabalho acessando o e-mail pessoal, perfis em redes sociais, vídeos no Youtube, WhatsApp, pesquisem sobre assuntos de interesse pessoal e várias outras atividades sem relação com o trabalho.

Portanto, o controle do acesso à internet nas empresas é uma política fundamental na gestão de equipes e recursos de tecnologia, pois evita vários problemas de segurança na internet, reduz desperdício de tempo e aumenta o foco e produtividade dos profissionais.

Nas próximas linhas você verá os principais benefícios e vantagens que o controle de acesso à internet proporciona às empresas.

1 – Maior produtividade e qualidade nas tarefas

Ao fazer o controle dos acessos à internet da empresa, diminui-se o desperdício de tempo causado por acessos indevidos ou fora do escopo de trabalho.

Colaboradores passam a executar mais tarefas durante o trabalho e, ao mesmo tempo, conseguem gerar melhores resultados. Além disso, os resultados das tarefas, passam a ser executadas com maior concentração, o que é fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido.

2 – Foco nas tarefas da empresa

É comum para quase todos os funcionários, acessar o e-mail pessoal por exemplo, ou então, abrir o perfil nas redes sociais algumas vezes ao dia. Além de má utilização do tempo de trabalho, isso gera distração e falta de foco durante a execução de uma atividade.

Com restrições no uso da internet, é possível evitar o acesso à sites que tomem o tempo e o foco do colaborados, acabando com interrupções no trabalho e garantir que o funcionário mantenha-se focado nas atividades relacionadas à empresa.

3 – Proteção contra ameaças na internet

Segurança na internet é fundamental quando o acesso é feito em ambientes corporativos.

A rede de internet é repleta de ameaças e falhas de segurança, que, quando de encontro com um colaborador desprotegido e leigo, podem trazer prejuízos relevantes para a empresa, como perda de dados ou reparos de equipamentos e sistemas. Para ter uma noção da amplitude do tema, segundo o portal Cybercrime Magazine, o Crime Cibernético Custará Ao Mundo US $ 10,5 Trilhões Anualmente Até 2025.

Grande parte das ameaças contra empresas, são oriundas de acessos a sites nocivos ou cliques em e-mails e propagandas falsas. Dessa forma, fazer o gerenciamento de acessos à internet no ambiente empresarial, pode proteger a rede de diversos ataques, sendo um dos principais benefícios do controle de acesso à internet.

4 – Menor ocorrência de problemas com vírus e malwares

A grande maioria dos vírus e malwares existentes hoje, são instalados a partir do acesso a sites nocivos ou então, pelo download e instalação de um arquivo de fonte duvidosa (os famosos softwares piratas).

O acesso a sites nocivos normalmente acontece através de um link em uma falsa mensagem de e-mail ou spam, ou então, pela falta de atenção e responsabilidade durante a navegação.

É possível evitar o acesso a esses sites, fazendo o controle de acesso à internet, aumentando a camada de proteção da rede, bloqueando sites com baixa reputação e nocivos, reduzindo assim a incidência de problemas com vírus e malwares.

5 – Internet mais rápida

Cada vez mais precisamos de mais velocidade e constância no sinal de internet para as tarefas no trabalho. Mas, infelizmente, não temos sempre presentes os dois fatores. Combinado a essa velocidade de internet limitada, imagine seus colaboradores assistindo vídeos, transferindo arquivos e acessando as redes sociais durante o trabalho, prejudicando ainda mais a velocidade de tráfego e o consumo da banda de internet.

Sem um sistema de controle de acessos e consumo de internet, com certeza esses acessos sem relação com o trabalho consomem a maioria do tráfego da sua rede e outras tarefas mais importante ficam prejudicadas. Com o bloqueio de sites de vídeos, redes sociais e outros, toda conexão de internet fica disponível para as atividades da empresa.

6 – Monitoramento e informações sobre a utilização da internet

Somente criar regras de navegação, bloqueando alguns sites, não é muito inteligente. Saber exatamente quais os sites mais acessados e assim criar regras de navegação específicas para os colaboradores, é fundamental.

Com um serviço completo de gerenciamento de acesso é possível obter relatórios detalhados dos sites acessados, por horário, por usuários ou por equipamentos. Essas informações são importantes para verificar o comprometimento e responsabilidade dos colaboradores e servir como justificativa para possíveis penalidades.

Além disso, os acessos do setor financeiro são diferentes do setor de marketing por exemplo, onde redes sociais fazem parte do trabalho diário. Portanto, identificar e balancear os acessos e os bloqueios pode ser um dos grandes benefícios do controle de acesso à internet da empresa.

7 – Melhor desempenho dos sistemas e computadores

Com melhor desempenho da internet e sem a execução de programas no computador para acesso a vídeos e redes sociais por exemplo, os sistemas e computadores têm mais recursos disponíveis. Dessa forma, é possível melhorar o desempenho das atividades conectadas à internet e tornar o trabalho do colaborador mais estável e produtivo.

Além do fator desempenho, fazer o controle e gestão da internet na empresa, pode evitar problemas de segurança como instalação de vírus, que podem deixar os computadores lentos e até mesmo comprometer o funcionamento da rede.

8 – Menos custos com manutenção de equipamentos

Com a rede e o acesso à internet protegido de ameaças, evita-se problemas de lentidão e falhas nos computadores, ocasionados geralmente pela instalação de vírus oriundos do acesso a sites nocivos.

Problemas desse tipo são frequentes, pois recebemos diariamente inúmeras mensagens de spam com links maliciosos, onde basta um clique para infectar e comprometer o computador. Esses problemas geram despesas com a manutenção dos equipamentos e ociosidade dos colaboradores, mas podem ser evitados com o controle de acesso à Internet. Além disso, existe o fator tempo: a perda de produtividade pela lentidão do sistema e internet do computador infectado, e também, o tempo do profissional de TI para solucionar o problema acabam se tornando caro, se o problema for recorrente.

Para finalizar

Como você pode perceber, são muitos os benefícios que o controle de acesso à internet pode trazer para a empresa. Mas o mais importante é entender que medidas assim são de benefício de todos. Para a empresa, que otimiza a produtividade da equipe e reduz custos, e também para os colaboradores, que podem executar seu trabalho sem distrações, gerando melhores resultados.

Na implementação de uma política de controle de acesso, também é importante buscar equilíbrio e bom senso nas restrições. É interessante liberar o acesso de acordo com as responsabilidades e atividades de cada colaborador ou equipe, e até mesmo definir alguns horários de intervalo, onde sites de entretenimento e atividades pessoais possam ser realizadas, pois, o descanso e relaxamento do colaborador pode contribuir para o bem estar na empresa e na sua produtividade.

Até mais!

1 comentário

Comentários fechados

Posts Relacionados