black-friday-cyber-mondaycolaboradores-empresa-segurança-produtividade

Saiba como proteger a sua empresa das ameaças durante a Black Friday e Cyber Monday

Todos os anos os consumidores esperam por datas muito marcantes para o comércio de produtos ou serviços: a Black Friday e a Cyber Monday. E, além disso, criminosos virtuais também aguardam ansiosamente por datas comemorativas ou grandes promoções para aplicar diferentes tipos de golpes digitais, gerando ameaças à segurança de dados de sua empresa.

Em 2019 a BlackFriday está marcada para o dia 29 de novembro e a Cyber Monday para o dia 02 de dezembro. Com isso, não é novidade que muitos colaboradores utilizam o ambiente corporativo para fazer compras e outras atividades que não correspondem e não têm ligação com as suas funções na empresa.

Por isso, abordamos neste artigo um pouco sobre a Black Friday e Cyber Monday. Veja como essa data pode prejudicar a sua empresa, diminuindo a produtividade dos colaboradores e colocando os dados e a segurança da sua empresa em situação de risco, confira dicas para gerenciar estas questões.

O que é Black Friday?

O nome que no português significa sexta-feira negra, foi um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos.

A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil (desde 2010). Nesta data muitas lojas físicas e principalmente virtuais aderem ao movimento e baixam os valores de seus produtos, visando garantir mais lucros, movimentar consumidores e vendas, além de gerar clientes fiéis.

No entanto, mesmo essa data sendo muito especial para empresas e consumidores, com ela chegam também inúmeros problemas, desde em questão de segurança na empresa quanto dificuldades de manter a produtividade dos colaboradores em alta. Sabe-se que em datas como essa eles costumam acompanhar sites, redes sociais e até mesmo lojas virtuais e preços de produtos do seu interesse.

O que é Cyber Monday?

A Cyber Monday, em tradução literal, significa segunda-feira cibernética. Este termo foi criado em 2005 para impulsionar ainda mais as vendas online do final do ano. A promoção ocorre no mês de novembro em lojas online na primeira segunda-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

A Cyber Monday vem sendo realizada no Brasil desde 2012, com a participação de muitas lojas online que oferecem grandes descontos em vendas feitas através da internet.

Datas promocionais X Produtividade

A Black Friday e a Cyber Monday podem prejudicar a produtividade dos seus colabores de variadas formas, principalmente por meio do desperdício de tempo enquanto pesquisam produtos na internet, como também quando realizam compras online.

Para evitar que compras pessoais sejam realizadas durante o expediente, o ideal é dialogar com os colaboradores nos dias que antecedem essas datas, explicando que o ambiente de trabalho não é o local correto para esse tipo de atividade, podendo registrar em um documento a política de uso da internet na empresa, comprovando a ciência do profissional sobre as regras de utilização da Internet, visando a utilização adequada dos recursos de tecnologia.

Caso você não veja problema em disponibilizar um tempo para seus colaboradores acessarem os descontos, uma ideia é utilizar um sistema para gestão do acesso à internet com liberação por horários, que possibilita um equilíbrio entre bloqueio e liberação da internet. Por exemplo, com a utilização de um sistema você pode liberar o acesso a sites de compras durante o intervalo do meio-dia e bloquear automaticamente o acesso a sites desta categoria às 13h30min.

Como manter a segurança?

Para você gestor, a Black Friday e a Cyber Monday são motivos de grandes preocupações. Em meio a toda essa ansiedade gerada pelas datas em si, funcionários tendem a usar as redes corporativas para efetuar compras sem se preocupar com a segurança.

Do outro lado, hackers e grupos criminosos sabem que essa é uma grande oportunidade para ataques, porque atraídos pelas promoções, os usuários acabam criando novas brechas de segurança.

Entre os dados guardados nos servidores e trafegados pelas redes corporativas, tudo necessita estar seguro e essa proteção pode ser ameaçada por um simples link que esteja corrompido, uma URL maliciosa e até a armadilhas em páginas de ofertas falsas.

Dessa maneira, estar atento em relação às medidas de segurança que são utilizadas e quais devem ser implementadas é fundamental para evitar problemas e proteger a sua empresa contra as ameaças virtuais durante a Black Friday e a Cyber Monday.

Veja algumas dicas de segurança para evitar ataques virtuais na Black Friday e Cyber Monday:

Cuidado com os e-mails:

Durante os dias que antecedem as promoções de Black Friday e Cyber Monday oriente os funcionários, pois o volume de Spams enviados aos e-mails aumenta muito, podendo até mesmo congestionar o servidor de e-mails. Grande parte desses e-mails recebidos são propagandas, porém podem existir arquivos ou anexos com malwares e conteúdos maliciosos, caso algum colaborador venha a clicar ou abrir há a possibilidade de ocasionar problemas sérios de segurança de dados na empresa.

 

Mantenha o antivírus atualizado e utilize Firewall:

O antivírus, quando atualizado corretamente, pode proteger contra muitos ataques e por conta disso é de grande importância que esteja atualizado. Além disso, é necessário que os colaboradores saibam que esse antivírus não deve ser desconectado, pois caso isso ocorra, estarão deixando o computador suscetível aos ataques.

Utilize a proteção de um firewall na fronteira com outras redes não confiáveis, pois se trata de um recurso de segurança que controla o fluxo de dados em rede.

 

Oriente os colaboradores:

Nada melhor do que uma boa comunicação interna entre você e seus colaboradores. É muito importante orientar a todos os membros da sua equipe sobre esse evento e as possibilidades de ataques existentes, inclusive deixar claro o quanto o alto índice de ataques de hackers nessa época, podendo chegar a um aumento de 30%.

Sabe-se que hackers tendem a aproveitar datas como a Black Friday e Cyber Monday para realizar diferentes ataques virtuais, pois nesse momento há um aumento significativo nas compras online e com isso torna-se um momento favorável para o aumento de golpes.

Além disso, quando a empresa não possui uma solução competente para bloqueios de malwares para monitorar de forma preventiva esses ataques, as invasões geralmente são identificadas somente tempos depois, quando o prejuízo já se concretizou e torna-se incalculável.

Por isso, fique atento e guie os seus colaboradores para que não acessem as “promoções tentadoras” durante o horário de trabalho e que tomem cuidado até mesmo quando estiverem em casa e na hora da compra, para que não sofram nenhum tipo de ataque, golpe ou roubo de dados pessoais e corporativos.

 

Utilize o Lumiun para gestão e controle do acesso à Internet:

As vantagens de um sistema de gestão da internet como o Lumiun são muitas e vão além da facilidade em implementar de regras de acesso e gestão da produtividade da equipe. A segurança e a proteção contra ameaças na internet são fatores relevantes, pois são focadas em diminuir riscos de perda de dados, evitar o acesso a sites nocivos e problemas com incidência de vírus, resultando em economia em relação aos gastos com manutenção de equipamentos.

O Lumiun é de fácil instalação, não demanda de grandes servidores e também pode ser gerenciado de forma prática através de um painel de controle, não sendo necessário conhecimentos técnicos avançados para implementar e utilizar a solução.

Confira os benefícios do Lumiun para sua empresa, entre em contato e agende uma demonstração do sistema!

 

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe conosco nos comentários como pretende evitar problemas na sua empresa decorrentes da Black Friday e Cyber Monday!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados