Uso indevido do celular no trabalho pode causar demissão por justa causa

Para os profissionais que utilizam constantemente o celular no ambiente de trabalho, é importante saber que esse uso exagerado pode colocar em risco o seu emprego, afinal, segundo a legislação brasileira, a demissão por justa causa devido ao uso do celular no trabalho é válida.

Atualmente, a Justiça do Trabalho entende que as empresas podem demitir o colaborador que faz uso indevido do aparelho celular e de aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e vários outros serviços nos smartphones, durante o expediente.

Nesses casos, inclusive, a demissão pode ser por justa causa, fazendo com que o empregado perca acesso a vários direitos trabalhistas, como a multa do Fundo de Garantia. Além disso, essa demissão também prejudica a imagem do profissional no mercado de trabalho.

Para o Judiciário, segundo art. 482 da CLT (que trata de dispensa por justa causa), as empresas têm respaldo jurídico e legal para controlar ou mesmo proibir o uso de aparelhos celulares no ambiente de trabalho, da mesma forma que podem controlar o uso da Internet dos seus colaboradores, desde que exista a ciência desse controle por parte dos colaboradores da empresa.

Segundo o advogado especialista em direito e processos do trabalho, Guilherme Neuenschwander, caso não esteja expressamente escrito que é proibido, o que vale nessa instância é a lei trabalhista. “A lei trabalhista tem a possibilidade de aplicar medidas coercitivas no ambiente de trabalho quando houver abuso de direito. A chave é o profissional não deixar o celular atrapalhar a produtividade, tendo em mente que foi contratado para exercer tarefas específicas e que precisa cumpri-las”, esclarece o advogado.

Legislação, direitos e uso indevido do celular

celular no trabalho justa causa

O uso indevido da internet pelos colaboradores pode comprometer e muito a produtividade da empresa. Esse desperdício de tempo pode ocorrer de inúmeras maneiras, no acesso a redes sociais como Facebook ou Instagram, acesso ao e-mail pessoal, serviços de comunicação como WhatsApp ou Telegram, sites de entretenimento, compras, esporte, entre outros. Segundo a pesquisa que publicamos em outro artigo em nosso blog, os trabalhadores são interrompidos em média 14 vezes por dia por causa dessas ferramentas da internet e a cada interrupção o funcionário leva em média 20 minutos para voltar à tarefa original. Inclusive, falamos sobre o controle de acesso à internet nas empresas em nosso blog, mencionando o que deve ou não ser bloqueado.

Para amenizar tais problemas, os gestores devem primeiramente formalizar e deixar as regras transparentes para todos os colaboradores em um documento específico, como esse modelo de documento sobre política de uso da internet e celulares nas empresas. Há também um modelo de documento específico sobre a política de uso do celular na empresa.

Powered by Rock Convert

Caso os colaboradores não cumpram as regras, o ideal é aplicar advertências e penalidades, a demissão por justa causa deve ser a última alternativa, somente quando os profissionais não quiserem aceitar ou cumprir as determinações de uso do celular no trabalho impostas pela empresa.

No Brasil

No Brasil ainda não existem leis específicas sobre o uso do celular e da internet no trabalho, mas a Justiça entende que no ambiente corporativo, o tempo dos colaboradores deve se restringir a atividades relacionadas ao trabalho e vinculadas à empresa.

Com isso, qualquer atividade pessoal pode ser considerada desvio de conduta. Portanto, é coerente aos profissionais respeitar as regras da empresa com o objetivo de manter e aumentar a produtividade da equipe e evitar demissões.

Dessa forma, entendemos que as organizações têm liberdade e autonomia quanto a restringir o uso do celular e sobre a política de uso dos aparelhos e da internet no trabalho.

Mas independente de qual seja essa política da empresa, o profissional deve ter critérios e prezar pelo seu bom desempenho profissional, evitando o uso exagerado do celular e seus aplicativos, mantendo assim a sua boa produtividade e levando à empresa melhores resultados.

Casos com uso do celular

celular no trabalho justa causa

Em decisão recente, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) não concedeu indenização a um profissional que teve a mão esmagada por uma “prensa” ao tentar pegar o aparelho celular que deixou cair no equipamento. Na decisão, a relatora do processo considerou que o empregado agiu de forma imprudente.

Em outro caso julgado pelo TST, um operador de telemarketing teve a demissão por justa causa mantida por insubordinação e indisciplina ao usar o celular no trabalho, o que era proibido pela empresa onde trabalhava.

Devo proibir o uso do celular na minha empresa?

Hoje a grande maioria da população possui um aparelho móvel com internet e acesso às redes sociais, entretenimento, informações e muito mais. Assuntos de cunho pessoal, conversas aleatórias, muitas vezes acabam parando dentro da sua empresa e isso faz com que o tempo dos colaboradores seja desperdiçado e as tarefas trabalhistas fiquem em segundo plano.

Acredito que tenha percebido que na sua empresa essa dispersão existe, e é de grande relevância que estabeleça regras de utilização ou até mesmo a proibição, visando maior produtividade.

Porém, para toda escolha existe uma renúncia, principalmente quando a área de atuação da sua empresa não tenha em momento algum o celular como ferramenta de trabalho. Se você escolher a proibição, talvez tenha problemas de ansiedade e bem-estar dos funcionários. Se sua escolha for de liberação total, manterá os problemas que provavelmente tem, de produtividade e concentração.

No entanto, você também pode utilizar uma ferramenta de gestão de internet, que auxilia para que os colaboradores não tenham um acesso completo à internet no celular, e sim conforme forem estabelecidas as permissões de acesso por sites, ou por horários, por você gestor.

Como restringir o uso da internet e celulares?

celular no trabalho justa causa

Antes de tudo, gestores e colaboradores devem ter bom senso e buscar o equilíbrio. É possível definir restrições e ao mesmo tempo permitir alguns serviços e horários em que os colaboradores possam realizar atividades pessoais importantes na internet, evitando assim o uso indevido do celular e uma possível demissão.

Mas é imprescindível saber que a legislação reserva às organizações o direito de monitorar, restringir e criar regras para evitar a perda de produtividade dos seus colaboradores., inclusive, a demissão por justa causa pelo uso do celular no trabalho.

Ao aplicar qualquer tipo de controle, é necessário que a empresa informe o colaborador, formalizando esse procedimento através de um documento que descreva a política de uso da internet e celulares na empresa, o que comprova a ciência do colaborador.

Além de restringir o uso e acesso ao celular, é possível implementar regras e controlar os aplicativos usados, utilizando serviços de gerenciamento do uso da Internet, como o Lumiun.

E na sua empresa, de que forma é encarado o uso do celular e da internet pelos colaboradores? Compartilhe sua experiência e opinião nos comentários.

Como e por que usar uma VPN em seu celular

É irrefutável o fato de que grande parte da sua vida digital existe no seu celular, com serviços bancários móveis, compras online, conversas com amigos e compartilhamento de momentos da sua vida. Não estamos em um nível tão avançado a ponto de sermos dependentes dessa tecnologia para sobreviver, mas não podemos negar que estamos quase o tempo todo conectado.

Apesar de tomarmos alguns cuidados, viver online e deixar tantos dados e informações importantes registradas em nosso Smartphone, ainda estamos muito vulneráveis. Sem a proteção adequada, as informações sobre você e seus negócios podem cair nas “mãos” de terceiros, empresas que caçam informações e também, o mais perigoso deles, hackers.

Pensando assim, o uso de uma rede virtual privada (VPN) no celular ajuda a manter a privacidade online, na empresa ou em casa, em qualquer horário ou tarefa. Listamos alguns casos de uso, onde a utilização de uma VPN móvel pode ser extremamente relevante.

Motivos para utilizar uma VPN móvel

Acesso à internet com privacidade

Seus dados empresariais, contas, senhas, saldos, e também, informações pessoais, como conversas e planos de investimento por exemplo, só dizem respeito a você. E é exatamente aí que o uso da VPN móvel é extremamente importante. Com o uso da mesma, o número de IP do seu dispositivo fica oculto, impossibilitando qualquer tipo de rastreamento na navegação, como fazem os sites de pesquisa por exemplo, que coletam seus hábitos de navegação para transmitir anúncios o tempo todo.

Internet pública segura

Muitas empresas possuem funcionários remotos (que trabalham em casa) ou externos (que passam a maior parte do tempo em viagem ou longe da empresa). Alguns deles, ou a grande esmagadora maioria, faz conexão dos seus celulares em uma rede Wi-Fi pública, ou, para os home officer’s, dividida entre moradores do mesmo prédio por exemplo. Infelizmente esse tipo de conexão facilita o acesso de hackers a seu dispositivo, que, pode estar compartilhando senhas, detalhes de cartão, informações da empresa, e até, sistemas repletos de informações de clientes.

Uma VPN Empresarial móvel ajuda a evitar os perigos da Wi-Fi pública ao criptografar sua conexão e impedir que terceiros vejam o que você está acessando na rede.

Acesso remoto seguro

Como falamos anteriormente, a VPN cria um túnel criptografado que protege todo e qualquer acesso seu à internet. Essa característica é extremamente relevante quando pensamos no cenário pandêmico atual no mundo. Muitas empresas mantem grande parte dos funcionários trabalhando em casa, e os mesmos, fazem acesso aos sistemas e dados da empresa de forma remota, alguns deles pelo celular. E é aí que surge a grande dúvida: esses dados estão protegidos? Acredito que não!

Manter o acesso remoto seguro para empresas que possuem um escritório com vários funcionários, acredito ser, o motivo mais relevante para o uso da VPN. Dessa forma, montamos um passo-a-passo para que você e sua equipe consigam fazer uma conexão VPN no celular e mantenham os dados pessoas e da empresa seguros.

Como configurar uma VPN no celular?

Existem inúmeras variações de VPNs para celular, com prós e contras, embora sua escolha deva ser resumida à necessidade sua e da sua empresa. Algumas boas opções são a NordVPN, ExpressVPN, Perimeter 81 e VPN Empresarial do Lumiun.

Para companhias com problemas relacionados a segurança no acesso à internet, como falamos nos itens acima, uma boa solução é a VPN Empresarial do Lumiun. Além da VPN, possui inúmeras ferramentas integradas em uma só plataforma, como controle de acesso à internet, filtro de conteúdos, firewall, controle de velocidade da internet, entre outros.

Para que se torne mais fácil, criamos um passo-a-passo de como instalar e usar a VPN Empresarial do Lumiun no seu celular.

Passo 1

Contratação: Fale com um consultor e solicite a contratação da ferramenta.

Passo 2

Lumiun Box: após a contratação, você vai receber o equipamento Lumiun Box para ligar na sua rede. A instalação é muito simples e não exige conhecimento técnico. Em todas as etapas você conta com o apoio do time de suporte.

Passo 3

Painel de Controle: acesse o painel de controle do Lumiun e informe seu usuário e senha. Dentro do painel, clique no menu Administrar e então VPN Empresarial.

Na página da VPN Empresarial, ative a VPN para a rede e também ative os usuários que terão permissão para acesso via VPN Empresarial.

Passo 4

A partir desse momento você deve orientar os funcionários para que instalem a VPN Empresarial em seus celulares. O primeiro passo é acessar o painel de controle do Lumiun e fazer o download do aplicativo OpenVPN.

Baixe o aplicativo para o sistema operacional que você usa no seu celular. Como exemplo, usamos imagens da instalação em um sistema operacional Android.

 

Passo 5

Após instalar o aplicativo OpenVPN, ainda no painel do Lumiun, baixe o arquivo de configuração e então abra o arquivo que ele será importado automaticamente pelo aplicativo OpenVPN.

Passo 6

No aplicativo, coloque seu usuário e senha e clique em Connect.

 

Pronto! Você está conectado a VPN Empresarial do Lumiun. A partir de agora você está conectado remotamente a rede local da sua empresa e toda sua navegação e seus dados estarão seguros .

como usar uma VPN em seu celular

Passo 6 (extra)

Agora você já sabe como usar a VPN no seu celular. Se você tiver uma conta de usuário Administrador pode acompanhar quais usuários estão conectados via VPN e também quais sites o usuário está acessando.

controle de acesso à VPN

 

Para finalizar

Entender que segurança de dados para empresas que possuem escritório, e principalmente, acesso remoto, móvel ou não, é uma preocupação que poucos empresários ou diretores têm.

Espero que esse artigo sobre como usar uma VPN no seu celular, torne o processo de instalação da VPN móvel na sua empresa mais fácil, e faça com que você consiga sucesso na segurança de dados e no controle da produtividade dos funcionários. Inclusive, falamos sobre produtividade dos funcionários na internet em um artigo aqui no blog.

Veja também o artigo que publicamos sobre conexão VPN para empresas: Guia: Como criar uma conexão VPN para Empresas.

Se quiser mais informações sobre a VPN Empresarial do Lumiun, baixe a apresentação e compartilhe com quem achar importante.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo.

Até a próxima!

Uso da internet e celular no trabalho: impacto na produtividade e resultados das empresas

O ambiente de trabalho está mais conectado do que nunca.

Através do acesso rápido à internet, é possível se comunicar instantaneamente, realizar projetos em grupo, fazer reuniões telepresenciais e realizar outras atividades essenciais ao andamento de todo negócio.

Incluídos nesta espiral tecnológica estão os celulares, tablets, notebooks e servidores.

Todos esses aparatos  e gadgets são importantes para a realização das atividades cotidianas no escritório ou no home office.

Há que se destacar a presença dos celulares no meio corporativo.

Mais relevantes do que nunca, eles servem como o principal suporte para os executivos e colaboradores na hora de fazer contato e de organizar a agenda das atividades.

Porém, há que se fazer o contraponto: na mesma medida que eles auxiliam, os celulares  também podem impactar na produtividade dos funcionários, quando utilizados incorretamente.

Não se trata apenas de um problema de mera desatenção: o uso indevido de aparelhos celulares no escritório já está afetando os resultados financeiros e a qualidade dos serviços das empresas.

O mesmo se aplica à navegação em sites que não estão relacionados ao trabalho.

Para entender melhor como os celulares e a navegação indevida podem impactar na produtividade e resultados das empresas e como evitar tais situações, confira os tópicos na sequência!

Dados sobre a distração no trabalho

O uso indevido do celular e dos navegadores no ambiente de trabalho se transformou num problema comum para as empresas.

O celular

Segundo estudos recentes realizados pela Consultoria Deloitte, o brasileiro visualiza o celular, em média, 78 vezes por dia.

O maior problema do celular é a quantidade enorme de notificações diárias de grupos de conversa e das redes sociais, o que acaba tirando o foco dos colaboradores por diversas vezes ao dia.

Durante o expediente, o uso mais comum do celular é para troca de mensagens em aplicativos como o Whatsapp e o Telegram.

Os navegadores

Interessa sublinhar que três a cada quatro gestores afirmam que os seus funcionários perdem duas ou mais horas por dia por causa de distrações na internet.

Quando a navegação é livre, é muito comum que os colaboradores acessem sites de notícias e entretenimento de forma constante, quebrando o ritmo de trabalho.

A disponibilização de um navegador sem qualquer tipo de restrição é problemática, já que a maioria das pessoas não consegue focar no trabalho antes de dar aquela olhada nas redes sociais.

Distrações no ambiente de trabalho

Você deve estar se perguntando quais são os motivos que levam os funcionários a perder o foco no tarefa a ser realizada no escritório.

Geralmente, as razões mais comuns são:

  • Desmotivação para a realização de tarefas repetitivas ou entediantes
  • Problemas de relacionamento com os gestores
  • Valor do salário recebido
  • Problemas pessoais, com destaque para o endividamento relacionamentos amorosos e familiares

Resta nítido que a maioria dos agentes responsáveis pela queda da produtividade estão relacionados ao próprio ambiente de trabalho da empresa.

Mas qual será o impacto efetivo da desconcentração para o negócio?

Powered by Rock Convert

Consequências financeiras

A queda da produtividade dos funcionários provocada pelo uso inadequado de navegadores e celulares possui consequências financeiras drásticas.

Especialistas apontam que as empresas gastam 30% a mais do que deveriam devido à queda da produtividade dos seus funcionários.

No caso estudado pela matéria, cuja jornada do escritório era de 9 horas diárias, apenas 4 horas e 12 minutos eram gastos trabalhando.

Como você percebeu, os problemas relacionados às distrações no ambiente de trabalho são relativamente comuns nas empresas.

Porém, há solução para o problema!

Através da utilização de algumas técnicas consagradas pelo mercado, você terá melhor controle sobre o tempo dos seus colaboradores!

Melhorando a produtividade no trabalho

Embora o cenário pareça desfavorável, é possível melhorar a produtividade dos colaboradores no ambiente corporativo.

Se a sua empresa está com problemas de produtividade, tente implementar os seguintes métodos:

Colaboração entre os gestores e funcionários

O ambiente colaborativo é aquele no qual os funcionários fazem parte do processo de organização da empresa.

Não se trata de dar mais poder para os empregados; o que importa é criar canais de comunicação para que as aspirações, sugestões e reclamações deles sejam ouvidas pelos gestores.

Algumas das maneiras de melhorar a comunicação entre os gestores e funcionários são:

  • Implementação de bônus para os funcionários mais produtivos
  • Apresentação de palestras e seminários sobre foco e produtividade
  • Criação de um canal anônimo para o envio de sugestões e melhorias

Cada empresa tem uma necessidade diferente, portanto adeque as suas estratégias ao seu modelo de negócios.

Conscientização e Lei

Um aspecto importante para melhorar o ambiente corporativo é a conscientização.

No caso, os funcionários devem ser alertados de que o uso indevido do celular e dos navegadores pode ocasionar demissão por justa causa, conforme já foi abordado em outro artigo do blog.

Deste modo, impor os limites na forma de uma regulamentação interna da empresa pode ser extremamente eficiente para coibir as práticas indevidas.

Para facilitar a sua vida, a Lumiun oferece dois modelos de documentos para serem utilizados no seu negócio:

Ensine os seus funcionários sobre a importância de manter o foco no trabalho e sobre a possibilidade de infração trabalhista na hipótese de eles descumprirem a política da empresa.

Bloqueio de sites impróprios

Nada é mais efetivo para solucionar a questão da produtividade do que restringir o acesso a sites impróprios que estão fora do escopo de trabalho da empresa.

Por meio de uma solução de gestão e controle de acesso à internet, você pode ter comando total sobre os acessos dos seus colaboradores na rede da empresa!

A Lumiun Tecnologia oferece ferramentas que permitem ao gestor implementar:

  • Relatório em tempo real dos acessos dos funcionários
  • Regras de firewall para aumentar a segurança na internet e proteção dos dados da empresa
  • Bloqueio de sites por sites específicos, categoria de sites ou reputação (Filtros web)
  • Liberação por horário de sites ou categorias
  • Gerenciamento de múltiplas redes em único painel de controle

Não se esqueça de que todas as medidas de melhoria da produtividade podem ser implementadas em conjunto!

Saiba mais sobre tecnologia no ambiente corporativo

Para saber mais sobre os serviços de gestão de dados e bloqueio de acessos indevidos na empresa, confira o site da Lumiun.

Se você tem interesse em ler sobre questões relacionadas ao uso da tecnologia no trabalho, continue acessando o Blog da Lumiun!

Aqui, você encontra diversos artigos sobre o universo da segurança da informaçãoprodutividade na internet.