Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O que são os Registros DNS Locais?

No Lumiun, o recurso de Registros DNS Locais permite que sejam configurados registros DNS que serão “visíveis” somente a partir da rede local da empresa. Esses registros irão prevalecer sobre outros possíveis registros de mesmo nome existentes na internet.

Esse recurso está acessível no painel de controle do Lumiun, no menu Administrar > Registros DNS Locais.

As entradas cadastradas em Registros DNS Locais serão utilizadas para responder consultas destes nomes na rede local, ignorando outras possíveis respostas existentes na internet.

Caso de uso 1: permitir o acesso via nome completo, a partir de sua rede local, a servidores públicos que também estão na mesma rede local

Por exemplo, o servidor abc.example.com poderia estar em uma rede local utilizando endereço IP 192.168.0.10, e ser acessível externamente pelo endereço IP 203.0.113.10. Nesse caso haveria um registro DNS na internet informando que o endereço IP do servidor abc.example.com é 203.0.113.10. Com isso, caso algum computador da rede local onde está o servidor quisesse acessá-lo via nome abc.example.com, seria direcionado a 203.0.113.10 (ao invés de 192.168.0.10) e o acesso não iria acontecer.

Utilizando a funcionalidade de Registros DNS Locais, bastaria configurar um registro com nome abc.example.com e valor 192.168.0.10. A partir disso, para consultas pelo nome abc.example.com realizadas na rede local, seria retornado o endereço IP 192.168.0.10. As demais consultas, realizadas a partir da internet, pelo nome abc.example.com, não seriam alteradas.

Caso de uso 2: permitir a criação de registros DNS privativos que funcionam somente na rede local

Também é possível criar registros DNS privativos que irão funcionar somente na rede local, pois não serão publicados na internet.