senha fortes e seguras

Recomendações e dicas para criar senhas fortes e seguras

Com a constante evolução da tecnologia e o aumento do poder de processamento dos computadores, surgem todos os dias, equipamentos capazes de realizar operações cada vez mais complexas. Esses recursos também são usados por hackers para a quebra de senhas, com o uso de softwares que testam milhões de combinações possíveis a cada segundo, é possível descobrir uma senha vulnerável em poucos minutos.

Estima-se que 90% das senhas são vulneráveis e podem ser descobertas com facilidade, e para se proteger dos hackers, é importante não utilizar a mesma senha para contas distintas, pois, uma vez que um hacker está em poder da senha de uma de suas contas, pode ter acesso a todos os seus perfis e contas importantes. Você também deve certificar-se de cada senha é diferente de suas senhas anteriores ou outras senhas existentes.

Considerando que a senha é o principal recurso para comprovar a autenticidade de um usuário e protegê-lo do acesso indevido em sistemas de bancos, perfis em redes sociais, contas de e-mail e tantos outros sistemas, é muito importante seguir algumas dicas e recomendações na criação e gerenciamento, a fim de criar senhas fortes e seguras e que não são descobertas tão facilmente.

Com ações simples é possível aumentar a segurança das suas contas e garantir que não sejam facilmente descobertas por hackers que possam fazer uma má utilização dessas informações.

Conceitos importantes e recomendações para criar senhas fortes e seguras

senha fortes e seguras

O que é uma senha forte?

A força e segurança de uma senha depende da combinação e tipos de caracteres usados, do seu tamanho, da complexidade e da sua imprevisibilidade. Portanto, uma boa senha deve ser longa, com no mínimo 8 caracteres, ter a combinação de números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos, porém, uma senha longa é inútil quando a palavra ou frase utilizada é comum e pode ser facilmente adivinhada.

Manter senhas fortes e que realmente auxiliam para a segurança não é uma tarefa fácil e muito menos está sendo realizada pela maioria das pessoas. A seguir, veremos algumas dicas para criar senhas fortes e seguras.

  • Crie uma senha longa, com 8 caracteres ou mais. Uma senha com 14 caracteres é considerada muito segura.
  • Utilize caracteres alfanuméricas, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Quanto maior a variedade de caracteres em sua senha, melhor.
  • Não use palavras reais de qualquer idioma, evite palavras escritas de trás para frente, com abreviações ou erros ortográficos comuns.
  • Use caracteres de todo o teclado, não somente as letras e caracteres mais usados ou vistos. Evite repetições e sequências de caracteres, como “12345678” ou “asdfghjk”.
  • Não tenha senhas com seu nome ou de conhecidos, datas importantes, número de documentos e informações semelhantes.

Se você quer começar a criar senhas mais seguras, que fiquem longe do alvo dos cibercriminosos, pode utilizar esse Guia completo para a criação e gerenciamento de contas de usuário e senhas seguras. Com esse guia você aprende como se prevenir e evitar que as senhas sejam descobertas, além de algumas regras e dicas para criar senhas mais fortes e seguras.

Sugestões para o gerenciamento e utilização das senhas

  • Altere suas senhas com frequência, preferencialmente a cada 90 dias.
  • Evite enviar suas senhas por e-mail, SMS, mensagens em comunicadores instantâneos ou de qualquer outra forma.
  • Não armazene as senhas em locais desprotegidos ou de fácil acesso.
  • Utilize técnicas de memorização ou algum método ou serviço de gerenciamento de senhas.

Utilize um gerenciador para verificar a força da sua senha

Existem inúmeros sistemas disponíveis na Internet que verificam a força da senha, uma boa opção é o verificador de segurança de senha da Microsoft.

Os problemas gerados pelo uso de senhas fracas e vulneráveis é tão grande, que foi criado o World Password Day. A data que neste ano foi dia 4 de maio, é reservada para conscientizar sobre a importância de criar senhas fortes e seguras, para evitar crimes virtuais.

Além disso, no Brasil, o CERT.br, em sua Cartilha de Segurança para a Internet, reserva o capítulo 8 – Contas e Senhas, para informações completas e avançadas sobre segurança e melhores práticas para criação e utilização de senhas e gerenciamento de contas. Dessa forma é possível entender um pouco mais sobre a importância de utilizar senhas fortes e seguras, que realmente protejam contra ameaças, ataques de ransomware e phishing.

E você, já teve alguma experiência negativa com senhas ou problemas de invasão? Compartilhe sua experiência conosco e continue acompanhando o nosso blog!

lumiun dns- filtro de conteudo web
14 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados