Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como configurar a busca protegida (SafeSearch) no seu computador ou sua rede

A busca protegida (SafeSearch) permite ao usuário filtrar os resultados de buscas do Google, Bing e também Youtube para impedir que imagens inadequadas sejam exibidas. Com o recurso habilitado, mesmo em buscas por temas explícitos, os resultados são filtrados e grande parte do conteúdo impróprio é bloqueado. O filtro é especialmente útil para inibir a perda de tempo e produtividade dos colaboradores dentro das pequenas e médias empresas, gerando melhor engajamento e aproveitamento do tempo de trabalho.

Com o SafeSearch desativado, são sempre exibidos os resultados mais relevantes para sua pesquisa. Quando você pesquisa conteúdo com linguagem explícita, websites com esse tipo de conteúdo são exibidos, por serem os mais relevantes para a busca realizada.

Veja um exemplo na imagem, com os resultados exibidos para a busca “pornô” sem o serviço de busca protegida ativado:

Pesquisa pelo conteúdo “pornô” no site Google com Safesearch desativado.

Agora, vejamos os resultados da busca para a mesma palavra “pornô” com o serviço de busca protegida ativado:

Pesquisa pelo conteúdo “pornô” no site Google com Safesearch ativado.

 

Os sistemas de busca utilizam métodos automatizados para identificar conteúdos suspeitos e atuam permanentemente para melhorar esses métodos. Para sites com conteúdo sexualmente explícito, o filtro baseia-se principalmente em algoritmos que analisam muitos fatores, como comentários de usuários, palavras-chaves, links e imagens. Os filtros não são 100% precisos, mas o SafeSearch permite evitar grande parte desse tipo de conteúdo.

O serviço de busca protegida (SafeSearch) pode ser usado para vários propósitos, como pais que queiram impedir que seus filhos acessem conteúdo adulto, escolas que queiram impedir que seus alunos tenham acesso a esse tipo de websites e empresas que queiram bloquear o acesso a sites de conteúdo explícito na rede corporativa.

Como configurar a busca protegida:

A configuração da busca protegida é muito simples, e pode ser feita direto no navegador, através das configurações da sua conta no Google, os passos para ativar a SafeSearch no Google são:

  1. Acesse a página Configurações de pesquisa.
  2. Na seção “Filtros do SafeSearch”, marque ou desmarque a opção localizada ao lado da opção “Ativar SafeSearch”.
  3. Na parte inferior da página, clique em Salvar.

Dessa forma o serviço ficará ativado para a conta do Google à qual foi realizada a configuração. Você também pode ativar o serviço no Bing, dispositivos com Android ou no seu iPhone e iPad.

Também é possível ativar a proteção para todos dispositivos em uma rede conectada à internet. Para isso é necessário configurações específicas em roteadores e servidores da rede.

Esse método tradicional não é muito eficaz quando existem muitos dispositivos na rede, ambiente comum em redes de pequenas e médias empresas. Isso porquê, a configuração deve ser feita em cada dispositivo e ainda existe a possibilidade do usuário final (a quem deve ser aplicado o filtro) ter a capacidade de desativar a busca protegida.

Lumiun e a busca protegida:

Com a utilização do Lumiun na gestão do acesso à internet na rede da sua empresa ou escola, essa configuração é extremamente simples, no painel “Busca Protegida” com apenas um clique é possível determinar as regras de pesquisa nos principais sites de pesquisa, como Google, Bing e Youtube.

Quando essa restrição é aplicada a um grupo no Lumiun, não será possível que um usuário desative essa restrição diretamente em seu navegador, através das configurações presentes nesses mecanismos. Caso necessário, ele terá que solicitar ao administrador da rede que faça a liberação.

Painel de controle do sistema Lumiun.

 

Para Google e Bing é possível ativar e desativar a pesquisa protegida com apenas um clique, de forma fácil, rápida e simples:

Botão de controle de acesso na posição Inativo.
Botão de controle de acesso na posição Ativo.

Podemos observar que a cor verde significa que o recurso está INATIVO, e quando em cor vermelho ATIVO.

Níveis de proteção:

Para sites de conteúdo como Youtube, é possível, dentro do painel do Lumiun, determinar níveis de proteção à pesquisa do usuário. São eles: Inativo, Moderado e Rigoroso. Para cada nível será exibido resultados distintos.

No modo “Inativo” os resultados serão livres, sem nenhum tipo de filtro, como na imagem abaixo:

Botão de nível de controle a acesso ao site Youtube na posição inativo.

Já no modo “Moderado” os resultados terão um filtro intermediário removendo conteúdos explícitos:

Botão de nível de controle a acesso ao site Youtube na posição moderado.

 

No modo “Rigoroso” por sua vez, os resultados da pesquisa serão totalmente limitados a conteúdos classificados como seguros e de alta classificação indicativa:

Botão de nível de controle a acesso ao site Youtube na posição rigoroso.

 

Com as funcionalidades do Lumiun, filtrar pesquisas na web é consideravelmente mais rápido e eficaz que os métodos de bloqueio convencionais, a busca protegida ajuda a potencializar o bloqueio de conteúdo adulto, violento ou com linguagem explicita, é um recurso muito poderoso.

Você também pode contribuir com a classificação dos sites de conteúdo explícito ou pornográfico, denunciado os sites através da ferramenta do Google para denunciar conteúdo ofensivo.

Se você ainda não tem a busca protegida na rede da sua empresa, escola ou residência, entre em contato conosco e saiba como utilizar o Lumiun na segurança e gestão do acesso à internet.


Powered by Rock Convert