Você sabe por que bloquear sites é importante para as empresas?

De forma rápida e sucinta, podemos afirmar que as empresas têm os mais variados motivos para bloquear sites. Contudo, com um pouquinho mais de atenção e uma análise mais aprofundada, em maior ou menor medida, dois aspectos figuram constantes e repetidos: a segurança e a produtividade.

Afinal, o uso da internet é um ativo importante para a quase totalidade das empresas na atualidade. Foi-se o tempo em que uma atividade, setor ou indústria podiam prescindir da conexão à Web por meio da internet.

De fato, as tecnologias que permitem o acesso à internet são ferramentas valiosas para o desempenho das atividades empresariais e para o desenvolvimento dos negócios.

Sem dúvida, o acesso à internet é essencial ao modelo de negócio de muitas empresas e atividades.

Por isso, a gestão e o controle do uso da internet corporativa são tão necessários. Bem como bloquear sites de forma pontual – equipamentos e colaboradores, por exemplo.

Depois, mas não menos importante, a gestão e o controle do acesso à internet, comprovadamente, fazem diferença na segurança de dados e na produtividade dos colaboradores.

Então, de fato, controles e tecnologias que permitam bloquear sites são importantes para as empresas. Pois podem impactar os resultados e o negócio de cada empresa.

Por que bloquear sites na empresa?

Sem dúvida, é fácil e simples responder a essa pergunta!

Gestores e profissionais de tecnologia procuram por ferramentas de bloqueio de sites, sobretudo, porque têm a necessidade de aumentar a produtividade da equipe e a segurança de dados nas suas empresas.

Afinal, sem nenhum tipo de controle ou política de acesso à internet, é natural que colaboradores percam o foco. Por certo, empresários, gestores e profissionais de TI têm essa demanda em comum: manter o foco nas tarefas da empresa e evitar distração e falta de foco durante a execução das atividades.

Nesse sentido, para evitar distrações e manter os níveis de produtividade as empresas têm o direito de aplicar restrições de navegação e monitorar o uso da internet na rede corporativa.

Assim, a má utilização do tempo de trabalho com práticas comuns como acessar o e-mail pessoal ou abrir o perfil nas redes sociais várias vezes ao dia, por exemplo, podem ser controladas e monitoradas.

Portanto, restringir o uso da internet e bloquear sites são práticas que contribuem para garantir o foco na empresa e evitar o desperdício de tempo com interrupções no trabalho e acessos indesejados, nocivos ou a conteúdo impróprio.

Quem demanda bloquear sites nas empresas?

Conforme já vimos, a busca por mais produtividade e foco é uma constante para empresários e gestores.

Já a demanda por bloquear sites é responsabilidade dos profissionais de TI, principalmente. 

Assim como procurar soluções para otimizar a eficiência no trabalho, diminuir riscos de infecção de malwares e ataques cibernéticos, reduzir a manutenção de equipamentos e melhorar a eficiência da rede corporativa.

Pesquisa aponta que colaboradores dedicam apenas 43% do tempo em funções para as quais foram contratados. Ou seja, mais da metade do tempo de trabalho é gasto com tarefas fora do escopo de trabalho.

Veja no infográfico abaixo parte dessa pesquisa. Se quiser acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Quais as vantagens da empresa ao bloquear sites?

De fato, bloquear sites, controlar e monitorar o acesso à internet nas empresas é uma política fundamental. Pois, assim, evitam-se vários problemas de segurança na internet, o desperdício de tempo é reduzido e o foco e a produtividade dos profissionais aumenta.

As vantagens de bloquear sites e implementar um sistema completo de gestão dos acessos à internet são facilmente percebidas já nos primeiros dias:

  • maior produtividade e qualidade nas tarefas,
  • foco nas tarefas da empresa,
  • proteção contra sites considerados nocivos,
  • menor ocorrência de problemas com vírus e malwares,
  • internet mais rápida por uso adequado da rede,
  • monitoramento e informações sobre a utilização da internet,
  • menos custos com manutenção de equipamentos.

São as boas práticas de gestão que otimizam a produtividade, garantem a segurança de dados, reduzem custos, minimizam distrações e geram bons resultados para todos.

Ao mesmo tempo, elas devem contribuir para o bem-estar dos colaboradores. Por isso, contemplar o descanso e o relaxamento da equipe deve fazer parte das regras para bloquear sites e controlar o acesso à internet.

Ou seja, é importante definir horários e intervalos para atividades pessoais, quando o acesso à internet e a sites de entretenimento, por exemplo, é liberado.

Realmente, são muitas as vantagens de bloquear sites a partir da gestão do controle de acesso à internet para as empresas. Contudo, é importante entender que as vantagens também beneficiam os colaboradores.

Afinal, com a redução do desperdício de tempo, certamente, bons índices de produtividade serão aferidos. Consequentemente, fica mais fácil e justo chegar a um consenso que permita um bom equilíbrio nas restrições.

Acima de tudo, o importante é implementar uma política de controle de acesso que contemple soluções e boas práticas para ampliar a segurança de dados e da informação, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Qual a solução para bloquear sites, reduzir custos, ampliar a segurança e aumentar a produtividade?

Lumiun Box é a solução! Afinal de contas, aplica regras para navegação ou para bloquear sites, definidas de acordo com a política de uso da internet da empresa.

Como resultado, amplia a segurança, melhora o foco e a produtividade dos colaboradores, reduz custos e aumenta a produtividade nas empresas. 

Primeiramente, assista a esse vídeo curto (menos de um minuto) e conheça mais sobre a startup brasileira que desenvolveu a solução de segurança e gestão do uso da internet focada em empresas de pequeno e médio porte, Lumiun Box.

Com toda a certeza, Lumiun Box oferece um sistema completo e eficiente que atende às necessidades das empresas e entrega benefícios da gestão e controle do acesso à internet.

Além disso, oferece todas essas funcionalidades em uma única plataforma na nuvem:

VPN Empresarial

Solução que aproxima colaboradores externos (junta todos em uma única rede) e aumenta a segurança e a produtividade. Você, conectado na rede da empresa, de onde quiser.

Controle de acessos e filtros de conteúdo web

Menos desperdício de tempo e mais foco e produtividade da equipe! Controle completo de acesso à internet para liberar e bloquear sites e categorias de conteúdo.

Segurança e prevenção contra incidentes

Uso da internet mais seguro e protegido contra sites nocivos e outros riscos. Gestão de acesso por nível de segurança/risco e solução para bloquear sites nocivos.

Firewall e proteção da rede

Regras de Firewall para segurança da rede e proteção das informações da empresa. Dispositivo de segurança que controla o tráfego entre a rede da empresa e internet com base em protocolos, serviços, portas, endereços IP de origem e destino.

Gestão do tráfego e desempenho da internet

Monitoramento de tráfego de internet por equipamentos e usuários da rede e relatórios de consumo de banda.

Informações e relatórios gerenciais

Relatórios gerenciais e analíticos sobre o perfil de uso da internet na sua empresa. Informações confiáveis em tempo real com relatórios sobre a navegação, firewall e tráfego.

Compatibilidade e integrações

Integrado e compatível com os mais variados cenários e recursos de rede. Integração com Active Directory para autenticação de usuários, compatível com VLAN e Wi-Fi integrado.

Suporte, atendimento e sucesso do cliente

Suporte focado no benefício do cliente e atendimento via chat, telefone, e-mail e Skype

Como comparar soluções e benefícios de bloquear sites para sua empresa?

Dentre as diversas ferramentas para bloquear sites e controlar o acesso à internet existentes no mercado, inegavelmente, Lumiun Box é uma das soluções mais procuradas.

E não é à toa que pequenas e médias empresas têm preferência pela solução e pelos benefícios de Lumiun Box.

Em primeiro lugar, porque, na atual conjuntura com o valor do dólar nas alturas, Lumiun Box é super acessível e com pagamento em Real (R$).

Lumiun Box tem um grande diferencial: sua implementação e gerenciamento são muito simples!

Fácil de usar e totalmente intuitivo, não necessita de profissionais especializados para manutenção e operação do sistema

Além disso, outro diferencial facilitador é que foi desenvolvido na língua local (tanto a solução quanto o suporte são em língua portuguesa).

Vamos à comparação!

Sem dúvida, interface, suporte técnico, relatórios e funcionalidades são fatores decisivos para escolha de uma ferramenta para bloquear sites por meio da gestão dos acessos à internet nas empresas.

Provavelmente, outras soluções para bloquear sites e gerir o controle de acesso à internet mais comuns no mercado são: Cisco Umbrella (OpenDNS), DNS Filter, Fortinet FortiGate, pfSense e o uso de Proxy em um servidor Linux. 

Porém, as soluções se diferenciam bastante entre si e nem sempre se adaptam à diversidade das demandas exigidas no ambiente empresarial.

Por fim, analise essa tabela comparativa, com as principais características e diferenças entre soluções mais comuns do mercado e Lumiun Box

Lumiun Box é uma solução efetiva na hora de bloquear sites por meio do controle do acesso à internet que, de fato, contribui para reduzir custos, ampliar a segurança e aumentar a produtividade na internet das empresas.

Quer saber mais sobre bloquear sites por meio do controle de acesso à internet? Acesse esses artigos disponíveis no Lumiun blog:

Assine nossa newsletter semanal e receba mais notícias e materiais.

Posts Relacionados