[Novidades Lumiun] Nova página para o limite de velocidade

Olá pessoal, estou de volta para contar a mais nova atualização no painel de controle do Lumiun para melhorar a funcionalidade “Limite de velocidade”.

O que é a funcionalidade Limite de velocidade?

Essa funcionalidade, como o próprio nome já diz, adiciona um limite de velocidade de downloads e upload para todos os equipamentos de um determinado Grupo. Dessa forma, você consegue distribuir melhor a banda da sua internet evitando exageros de alguns equipamentos ou liberando uma melhor velocidade para o grupo de equipamentos que realmente necessita.

Essa funcionalidade está disponível apenas para o plano Enterprise.

Vamos à novidade!

A mais nova atualização que disponibilizamos para nossos clientes é a nova página para adicionar limite de velocidade.

Se você jé era cliente do plano Enterprise, vai lembrar que havia um campo para informar um número em Mbit/s na página de “Controle de acesso”. E esse número limitava tanto a velocidade de download quanto de upload. Era simples, funcional, mas bem limitado não acha?

Olha na animação abaixo o que foi atualizado =D

[clique na imagem para ver maior] Limite de velocidade
[clique na imagem para ver maior] Limite de velocidade
Como você pode reparar, removemos a opção de limite de velocidade da página “Controle de acesso” e criamos uma nova página na seção “Administrador” chamado “Limite de velocidade” que reúne todos os grupos criados e com os campos de download e upload distintos. Agora você consegue configurar de uma só vez o limite de velocidade para todos os grupos e também estipular velocidades diferentes para download e upload.

Para certificar que a regra foi aplicada, você pode clicar no link “Gráfico de velocidade de tráfego” que se localiza abaixo de cada grupo, conforme ilustra a imagem abaixo, e acompanhar se os limites estão realmente fazendo efeito.

Gráfico do limite de tráfego
Gráfico do limite de tráfego

E então, gostou da novidade, tem algum dúvida? Entre em contato, deixe seu comentário. Estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência do nosso cliente.

Se você ainda não é cliente peça uma demonstração gratuita e veja na prática como o Lumiun pode ajudar na gestão do acesso à internet da sua empresa.

 

[Novidades Lumiun] Vincular controle de acesso com outro grupo

Uma das coisas que mais gostamos de fazer aqui na Lumiun é atender aos desejos dos clientes com novos recursos. E nada melhor do que contar mais essa novidade para vocês e aguardando as que estão por vir.

A novidade dessa vez é no recurso dos Grupos.

O que são os Grupos?

Primeiramente, se você ainda não é cliente do Lumiun, preciso antes lhe explicar sobre o recurso dos grupos. Caso já for cliente, pule para o subtítulo “Vamos à novidade” abaixo.

Se a sua empresa está utilizando o Lumiun, todos os equipamentos (computadores, celulares, tablets, etc.) e/ou usuários que se conectam na internet estão vinculados a Grupos. A partir disso, você consegue criar vários grupos e arrastar os equipamentos ou usuários entre eles para melhor organizar o controle de acesso.

Por exemplo, você pode criar um grupo chamado “Diretoria” e arrastar os equipamentos dos diretores para dentro dele, ou ainda, criar um grupo chamado “Financeiro” e arrastar os equipamentos do departamento financeiro para ele.

Com os equipamentos organizados entre os grupos, você pode então liberar ou bloquear sites e categorias somente para os equipamentos de um determinado grupo. Além disso, vai conseguir também visualizar detalhadamente todos os acessos dos equipamentos de um determinado grupo.

Se quiser saber mais detalhes, assista a esse vídeo.

Vamos à novidade

Essa atualização vai facilitar bastante a criação de novos grupos e evitar o desperdício de tempo adicionando sites e categorias de sites com bloqueios ou horários de liberações.

Cadastro de grupo com vínculo
[clique na imagem para ver maior] Cadastro de grupo com vínculo
Conforme você pode ver na imagem animada acima, adicionamos um novo campo na página de cadastro de Grupos chamado “Vincular controle de acesso com outro grupo”. Esse campo é opcional e se você selecionar uma opção, o grupo que estiver sendo criado ou alterado vai obter as mesmas regras de controle de acesso e segurança do grupo selecionado.

Replicar o controle de acesso para os grupos vinculados
[clique na imagem para ver maior] Replicar o controle de acesso para os grupos vinculados
Agora você pode cadastrar as regras em um só grupo e replicar para todos os vinculados automaticamente. Pode também, criar um novo grupo iniciando com regras pré-definidas e depois remover o vínculo continuando com as regras anteriores. Ou ainda, remover o vínculo do grupo e limpar todas as regras do controle de acesso e segurança.

Gostou da novidade, tem algum dúvida? Entre em contato, deixe seu comentário. Estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência do nosso cliente.

Se você ainda não é cliente peça uma demonstração gratuita e veja na prática como o Lumiun pode ajudar na gestão do acesso à internet da sua empresa.

Gestão e controle de acesso à internet para pequenas e médias empresas

Atualmente boa parte dos profissionais utilizam a internet durante a sua jornada de trabalho, essa é uma realidade no ambiente corporativo das empresas. Ao mesmo tempo que a internet contribui no desenvolvimento das tarefas, o mau uso da rede pode gerar inúmeros problemas.

Muitas empresas sofrem prejuízos pela má utilização da internet, principalmente envolvendo falhas de segurança como perda de dados e também comprometendo a produtividade da equipe, com o desperdício de tempo e redução de foco nas tarefas.

Pesquisas apontam que o tempo desperdiçado pelos colaboradores na internet pode chegar a 30% durante o trabalho. Já as despesas com falhas de segurança aumentaram 35% no último ano nas empresas, segundo pesquisa da PwC. Outra pesquisa da Triad constatou que 72% dos profissionais gastam em média 3 horas por dia na internet

Nesse cenário é importante que os diretores e gestores de TI acompanhem a produtividade da equipe e implementem na empresa uma política de utilização da internet, com soluções que permitam definir o que pode ou não ser acessado e que protejam os usuários do acesso à sites nocivos.

A gestão e controle do acesso à internet gera inúmeros benefícios para as empresas:

  • Gestão, segurança e proteção contra ameaças na internet
  • Menor risco de perda de informações e problemas com vírus
  • Redução do desperdício de tempo na internet pela equipe
  • Aumento da produtividade, qualidade e foco nas tarefas
  • Redução de despesas com manutenção de equipamentos
  • Informações e dados mais apurados sobre o uso da internet
  • Melhoria no desempenho da rede, sistemas e recursos de tecnologia

Existem diferentes soluções disponíveis no mercado para fazer a gestão e controle do acesso à internet, porém, grande maioria demandam alto investimento, envolvimento de profissionais técnicos especializados e exigem constante manutenção, atualizações e suporte frequente. Isso faz com que essas soluções se tornem caras e muitas vezes inviáveis, principalmente para pequenas e médias empresas.

Com o propósito de preencher essa lacuna no mercado e oferecer uma solução acessível e simplificada às empresas de pequeno e médio porte que o Lumiun atua, pois o serviço é baseado em nuvem e com forte diferencial na facilidade de implementação e gerenciamento do sistema.

Veja algumas das principais características e vantagens do Lumiun:

  • Instalação e configuração rápida e simplificada
  • Sem necessidade de aquisição de novos equipamentos ou servidores
  • Sem necessidade de manutenção ou atualizações de software
  • Sem custo com profissional especializado para manutenção e suporte do sistema
  • Gerenciamento em nuvem, acessível via internet em qualquer lugar ou dispositivo móvel

Em conjunto com a facilidade no gerenciamento, o serviço possui recursos que permitem uma gestão completa e controle do acesso à internet nas empresas.

Com o Lumiun é possível implementar diferentes políticas de acesso à internet, por exemplo, para bloquear conteúdos inadequados como pornografia ou redes sociais, basta marcar o botão para a categoria desejada.

As regras podem ser flexíveis, por usuários, equipamentos e horários. Além disso, o sistema gera relatórios analíticos sobre o uso da rede, permitindo ao gestor tomar decisões assertivas no sentido de otimizar a segurança e a produtividade da empresa na internet.

Lumiun - painel de controle
Imagem do dashboard do Lumiun, com informações gerais sobre o uso da internet.

Principais funcionalidades da solução:

  • Regras de acesso por categorias de conteúdo e sites específicos
  • Regras de acesso por grupos de usuários ou equipamentos
  • Definição de horários de liberação por categoria
  • Controle de velocidade de tráfego por grupo
  • Proteção contra ameaças na internet
  • Acesso à internet com autenticação de usuários
  • Recurso de Wi-fi, com gerenciamento integrado ao painel de controle
  • Gerenciamento integrado de várias redes ou unidades

A implementação é rápida, bastando ligar o Lumiun Box na rede, a partir disso o serviço já entra em operação e todo gerenciamento é feito por meio do painel de controle na nuvem. A interface é simples e amigável, e pode ser utilizada por qualquer usuário, sem necessidade de conhecimento técnico especializado na área de tecnologia.

Lumiun - controle de acesso à internet
Imagem do painel onde são realizadas as definições das regras de acesso.

O serviço é comercializado em diferentes planos (Profissional, Corporativo e Enterprise), para atender as diferentes necessidades dos gestores e empresas em todo o Brasil.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o Lumiun ou até mesmo Agendar uma Demonstração do sistema, entre em contato com nossos consultores pelo e-mail ou no telefone (11) 4950-6962.

Você quer um sistema para controle de acesso à internet? Conheça o Lumiun!

Atualmente boa parte dos profissionais utilizam a internet durante sua jornada de trabalho, essa é uma realidade no ambiente corporativo das empresas, porém ao mesmo tempo que a internet contribui no desenvolvimento das tarefas, o mau uso da rede pode gerar problemas e até mesmo prejuízo para as empresas.

Problemas envolvendo falhas de segurança como perda de dados e também comprometendo a produtividade da equipe, como o desperdício de tempo e redução de foco nas tarefas. Essas algumas das situações que podem ocorrer quando existe uma má utilização da internet.

Nesse cenário é importante que os diretores e gestores de TI acompanhem a produtividade da equipe e implementem na empresa uma política de utilização da internet, com soluções que permitem definir o que pode ou não ser acessado e que protejam os usuários e a empresa do acesso a sites nocivos.

Existem diferentes soluções disponíveis no mercado para o gerenciamento do acesso à internet, porém, grande maioria demanda alto investimento, envolvimento de profissionais técnicos especializados e exigem constante manutenção, atualizações e suporte. Isso faz com que essas soluções se tornem caras e muitas vezes inviáveis, principalmente para pequenas e médias empresas.

O Lumiun funciona de forma diferenciada, pois o maior objetivo é ser uma solução fácil de ser implementada e gerenciada. Sabe-se que atualmente um dos maiores problemas das empresas é a baixa produtividade e a falta de segurança e é neste segmento que o Lumiun atua, simplificado às empresas de pequeno e médio porte.

Veja algumas das principais características e vantagens do Lumiun:

  • Instalação e configuração rápida e simplificada
  • Sem necessidade de aquisição de novos equipamentos ou servidores
  • Sem necessidade de manutenção de equipamentos ou atualizações de software
  • Sem custo com profissional especializado para manutenção e suporte
  • Gerenciamento através de um painel intuitivo

Em conjunto com a facilidade no gerenciamento o serviço possui recursos que permitem uma gestão completa e flexível do acesso à internet nas empresas.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o Lumiun e suas funcionalidades, confira o vídeo que está no início do post e Agende uma demonstração.

Controlar o acesso à internet nas empresas melhora a produtividade da equipe?

Você já passou pela situação de encaminhar projetos para os colaboradores realizar em um prazo específico e quando chega a data prevista, o projeto ainda não saiu do chão? O tempo parece nunca ser suficiente para a realização dos trabalhos? Se isso acontece na sua empresa, fique atento, a causa da baixa produtividade pode estar no desperdício de tempo na internet, com atividades pessoais dos seus colaboradores.

Existem muitas formas de distração na internet, se o seu colaborador costuma navegar em redes sociais, assistir vídeos, ouvir música ou acessar sites de entretenimento, é muito fácil desperdiçar horas de tempo de trabalho e consequentemente dos recursos da empresa. Infelizmente, essas distrações são muito atraentes e alguns profissionais acabam desperdiçando valiosas horas de trabalho na internet.

Com o objetivo de criar um perfil de utilização da internet nas empresas brasileiras, criamos o Relatório sobre o perfil de utilização da internet nas empresas (2016), onde analisamos os acessos durante todo ano de 2016 em 50 empresas e mais de 2.000 profissionais. O relatório mostra que praticamente 2 em cada 3 acessos são em sites sem nenhuma relação com as atividades profissionais.

Como a internet é uma ferramenta essencial no ambiente de trabalho atualmente, é importante que você gestor, saiba como agir quando o acesso à internet é realizado sem responsabilidade por parte do colaborador, que ultrapassa os limites estipulados pela empresa. Como a tecnologia e a quantidade de serviços disponíveis na internet não param de avançar, é necessário gerenciar o uso da rede no ambiente de trabalho, para evitar o desperdício de tempo e melhorar o foco e produtividade dos colaboradores.

Se você está passando por situações de baixa produtividade na equipe, falta de foco dos colaboradores e queda de resultados, entenda porque monitorar e controlar o acesso à internet em sites fora do escopo de trabalho, na maioria das vezes é uma das melhores opções.

Mais responsabilidade no uso da internet

Tudo seria mais fácil se todos os colaboradores soubessem fazer um uso adequado da internet, utilizando o equilíbrio entre as horas de trabalho e descanso dentro da empresa, mas não é o que acontece. Por isso, quando é criada uma restrição no acesso à alguns sites ou controle por horários, existe uma obrigação para que a equipe cumpra o que foi estipulado pelo gestor. Dessa forma, conforme o tempo vai passando, a responsabilidade no acesso à internet começa a se instalar em cada colaborador.

Muitas vezes os colaboradores acabam até sentindo-se satisfeitos após a restrição de alguns sites, pois percebem como é possível produzir muito mais quando se está longe de distrações e com isso, entendem melhor a sua posição e importância dentro da empresa.

Foco e produtividade tornam-se prioridade

Normalmente os colaboradores deixam seus e-mails pessoais, perfil no Facebook, Twitter, sites de esporte e notícias abertos em seus computadores e dispositivos móveis, o que prejudica muito o foco e gera distrações constantes durante a realização das atividades.

Com a limitação e o monitoramento no uso da internet, é possível evitar essas interrupções no trabalho e garantir que o colaborador mantenha-se focado nas atividades relacionadas à empresa. Porém, isso não quer dizer que o colaborador não possa ter um momento de descanso durante o seu expediente de trabalho, para que isso aconteça a política de acesso à internet deve ser definida de uma forma equilibrada, com ganhos para a empresa e a equipe.

Melhoria no desempenho da internet

A internet da sua empresa pode não ser das melhores, mas às vezes a lentidão é consequência da má utilização da internet. Imagine que seus colaboradores assistem vídeos, ouvem rádio, transferem arquivos pesados e acessam as redes sociais, não tem velocidade que sustente! Com certeza esses acessos sem relação com as atividades da empresa consomem grande parte do tráfego da sua rede e com isso outras tarefas mais importantes acabam sendo prejudicadas. No entanto, com o bloqueio de alguns sites, toda conexão de internet fica disponível para as atividades da empresa.

Como eu posso fazer a restrição de acesso à internet na minha empresa?

Hoje existem diversas ferramentas disponíveis, que possibilitam que você faça uma melhor gestão da internet na sua empresa, em busca de uma equipe mais produtiva e resultados eficientes. Com um controle de acesso à internet você tem autonomia para definir como vai realizar a restrição de acesso, sendo importante muitas vezes, levar em consideração particularidades de cada colaborador e funções dentro da empresa.

Com um serviço de monitoramento como o Lumiun você pode monitorar a rede da sua empresa, ter acesso a relatórios detalhados dos sites acessados, por horário, por usuários ou por equipamentos. Essas informações são importantes para verificar o comprometimento e responsabilidade dos colaboradores e servir como justificativa para possíveis penalidades impostas.

O Lumiun também possibilita fazer o bloqueio de sites por categorias, assim de uma forma prática e intuitiva você consegue realizar uma análise do que acredita ser importante bloquear ou limitar na internet de seus colaboradores. Soluções que têm como objetivo monitorar o acesso à internet estão sendo primordiais para os gestores das empresas atualmente, que estão prezando cada dia mais pela produtividade entre a sua equipe, principalmente pela competitividade que está inserida no mercado de trabalho.

Se você ainda está em dúvida sobre adotar uma medida para gestão de acesso à internet na sua empresa, pode calcular o desperdício que a sua empresa tem hoje, em função da má utilização da internet. No entanto, se você percebeu que adquirir um serviço como o Lumiun será de grande valia para a sua empresa, fale com um dos nossos consultores e veja como aumentar a produtividade pode ser simples e prático!

Top 10 artigos mais lidos em 2016

Bom, como todos sabem, o ano está chegando ao fim, por isso separamos 10 artigos mais lidos e que foram populares em 2016 no blog da Lumiun Tecnologia. Você que ainda não leu, não perca tempo e leia. Para você que leu, relembre. Veja a lista do Top 10:

 

1. Uso indevido do celular no trabalho pode causar demissão por justa causa

Para os profissionais que utilizam constantemente o celular no ambiente de trabalho, é importante saber que esse uso exagerado e constante pode colocar em risco o seu emprego. Atualmente, a Justiça do Trabalho entende que empresas podem demitir o colaborador que faz uso indevido do aparelho celular e de aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e vários outros serviços nos smartphones…

 

2. 4 dicas para aumentar a produtividade no seu escritório de contabilidade

A busca por otimizar recursos, reduzir custos e aumentar a produtividade é uma realidade para as empresas que buscam crescer e se destacar no mercado, o mesmo ocorre com os escritórios de contabilidade, que precisam se diferenciar em um mercado competitivo e acirrado…

 

3. Como lidar com o uso indevido da Internet no ambiente de trabalho

Acessar a internet diariamente se tornou realidade para boa parte dos brasileiros e o universo digital tem cada dia mais importância no cotidiano das pessoas. Não importa a classe social, idade ou estilo, os usuários se conectam e utilizam a internet de diferentes formas, com finalidades pessoais ou profissionais…

 

4. Controle de acesso à internet nas empresas, o que bloquear e o que liberar?

Controlar o acesso à internet durante o trabalho é uma prática comum nas empresas e cada vez mais necessária, considerando os riscos que a internet apresenta em relação a segurança da informação e principalmente o tempo desperdiçado pelos profissionais em atividades não relacionadas ao trabalho, como redes sociais, e-mail pessoal, comunicadores instantâneos, sites de entretenimento e outros…

 

5. Uso indevido da internet no trabalho pode causar demissão por justa causa

Redes sociais, chat, e-mail particular e sites de entretenimento… É comum atualmente o uso da Internet no trabalho para atividades pessoais, o que tem obrigado gestores a implementar medidas de monitoramento que em muitos casos acabam não agradando os colaboradores…

 

6. Veja 17 dicas simples para o uso consciente e seguro da internet

No dia 10 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial da Internet Segura. Para reforçar a importância dessa data, a SaferNet (entidade de proteção e combate a violações dos direitos humanos na internet) criou uma lista com dicas para uso consciente da internet, além de disponibilizar o balanço de sua atuação…

 

7. Como criar um manual de ética e bom uso da Internet no trabalho

Como evitar que a Internet prejudique a produtividade dos colaboradores e das equipes sem ter que privá-los do acesso ao universo digital, tão importante para acompanhar novidades, inovações e fazer contatos? Esse é um dilema que a maioria das organizações e gestores de equipes e TI enfrentam atualmente…

 

8. Em tempos de crise, foco das empresas passa a ser aumento de produtividade!

Os resultados da economia brasileira em 2015 e a expectativa para 2016 e até mesmo para os próximos anos é de redução do consumo e retração da economia. Essa crise é resultado de vários fatores, mas principalmente, é reflexo da instabilidade política e econômica do país…

 

9. Entenda o que é e como o DNS facilita o uso da Internet

O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), é um serviço hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet que funciona como um sistema de tradução de nomes de domínios (hosts) para endereços IP…

 

10. Fundamentos de Segurança da Informação para empresas

Em resumo, podemos entender a segurança da informação como a proteção contra o uso ou acesso não autorizado à informação. Considerando que a informação é um dos bens mais valiosos de uma instituição ou empresa, é fundamental reduzir ao máximo os riscos de vazamentos ou perda de dados, fraudes em arquivos ou banco de dados, erros humanos ou operacionais…

 

Esses foram os 10 artigos mais lidos de 2016. Compartilhe conosco qual foi o artigo que você mais gostou neste ano e não perca as postagens do blog e os conteúdos que virão em 2017. Desejamos um ótimo final de ano e próspero ano novo à todos!

Startup cria solução de gestão de acesso à internet para pequenas e médias empresas

A Lumiun Tecnologia traz ao mercado brasileiro uma solução simples e de baixo investimento, para o controle de acesso à internet em pequenas e médias empresas. A solução atende dois problemas comuns dos gestores atualmente: proteção contra ameaças na internet e baixa produtividade dos colaboradores.

Pesquisa da PwC de 2015 apontou que despesas com falhas de segurança aumentaram 34% em um ano nas empresas. Outra pesquisa da Triad constatou que 72% dos profissionais gastam em média 3 horas por dia na internet. “Esses problemas são muito relevantes nas empresas, podendo gerar sérios danos com perda de dados e pouca produtividade dos colaboradores, comprometendo em média 15% do tempo de trabalho da equipe. Por isso, criamos a Lumiun, para que todas empresas tenham mais segurança na internet e possam gerenciar o uso da internet pelos colaboradores, aumentando assim a produtividade da equipe”, relata Cledison, um dos fundadores.

A Lumiun já conta com clientes em todos estados do sul e sudeste do Brasil. “Com a Lumiun controlamos o uso da internet em todas unidades da empresa, com o gerenciamento integrado reduzimos custos de deslocamento e manutenção, além de aumentar a produtividade da equipe em 12%” diz Rodrigo Florentino, gestor de TI no Sicoob Coopcred. Já André Faria, sócio-diretor na Bluesoft, relata que “A Lumiun oferece segurança e monitoramento de navegação de forma simples e prática com relatórios completos e analíticos sobre o uso da internet em nossa empresa”.

Heini, também fundador e com experiência de 15 anos em segurança de redes, complementa que a Lumiun prenche uma lacuna clara do mercado: “Empresas menores tem dificuldade em adquirir soluções de segurança e controle de navegação, já que o investimento é alto, além de ser necessário constante manutenção, atualizações e um profissional de tecnologia especializado. Então criamos a Lumiun para que todos gestores possam gerenciar o uso da internet de forma simples e eficiente”.

O serviço é facilmente instalado na empresa, bastando a instalação do Lumiun Box na rede, não sendo necessário nenhum tipo configuração. Depois disso, todo o gerenciamento ocorre em um painel de controle acessível na web, com uma interface simples e intuitiva.

O retorno do investimento com o serviço é rapidamente percebido pelos gestores, através do aumento do foco e produtividades dos colaboradores. Inclusive, a Lumiun fornece aos gestores uma ferramenta que permite simular o custo do desperdício de tempo nas empresa, que pode ser acessada em www.lumiun.com/calculo-desperdicio.

É possível implementar qualquer política de acesso à internet, por exemplo, para bloquear algum conteúdo como pornografia ou redes sociais, basta marcar um botão para a categoria desejada. As regras podem ser flexíveis, por usuários, equipamentos e horários. Além disso, o sistema gera relatórios analíticos sobre o uso da rede, permitindo ao gestor tomar decisões no sentido de otimizar a segurança e produtividade da empresa na internet.

A Lumiun Tecnologia está sediada em Ijuí, no noroeste do Rio Grande do Sul e foi recentemente selecionada para o programa de aceleração da WOW Aceleradora de Porto Alegre, recebendo apoio de mentores, aporte financeiro e um completo pacote de serviços. “Com a aceleração, o objetivo é ampliar a operação e aumentar o número de clientes em 160% até o final de 2016”, falou Heini, CEO da empresa.

A empresa também mantém um blog com artigos para gestores que buscam ter mais proteção contra as ameaças da internet, otimizar a governança de TI e também a produtividade dos colaboradores, acesse em www.lumiun.com/blog.