semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 94

Na edição nº 94 da Semana da Segurança na Internet, site do Ministério da Saúde invadido, senhas mais usadas em 2021, malware mais perigoso do mundo têm o Brasil como alvo principal e muito mais.


Notícias

Site do Ministério da Saúde invadido? Grupo fala em exclusão de dados

O site do Ministério da Saúde parece ter sido invadido no início da madrugada desta sexta-feira (10), com uma mensagem falando em cópia e exclusão dos dados sendo publicada em seu lugar. A desfiguração fala na implantação de um ransomware nos sistemas da pasta, bem como na obtenção e exclusão de 50 TB de informações pertencentes ao órgão.

Por Felipe Demartini em Canaltech

As senhas mais usadas em 2021 são também as mais inseguras

Um novo estudo sobre as senhas mais comuns usadas em 2021 revela que os usuários continuam optando por senhas fracas e fáceis de serem descobertas pelos cibercriminosos.

Por Juan Manuel Harán em Welivesecurity

Empresas novas possuem 400% mais chances de serem vítimas de fraude, revela estudo

Empresas novas, criadas a partir de janeiro de 2020, possuem 425% mais chances de sofrerem tentativas de fraude, identificou um estudo interno da ClearSale, firma brasileira de soluções de antifraude.

Por Guilherme Petry em The Hack

A violação de dados afeta 80.000 funcionários do governo da Austrália do Sul

O governo da Austrália do Sul divulgou que as informações pessoais confidenciais pertencentes a dezenas de milhares de seus funcionários foram comprometidas após um ataque de ransomware que atingiu o sistema de um provedor externo de software de folha de pagamento no mês passado.

Por Bill Toulas em Bleepingcomputer

Hackers roubam US $ 119 milhões do projeto de criptografia ‘Web3’

Um hacker ou hackers desconhecidos roubaram US $ 119 milhões em criptomoedas de uma plataforma de finanças descentralizada baseada em blockchain (DeFi).

Por Lorenzo Franceschi-Bicchierai em Vice

Microsoft ‘confisca’ 42 sites usados por hackers chineses

Empresa diz que ataques foram realizados para coletar informações de agências governamentais e grupos de direitos humanos.

Em CISO Advisor

Ransomware Conti: principais características e como funcionam seus afiliados

O Conti é um malware que pertence à família dos ransomwares. A ameaça foi descoberta entre outubro e dezembro de 2019 e opera como Ransomware as a Service (RaaS). Isto significa que os desenvolvedores oferecem esse ransomware em fóruns clandestinos para recrutar afiliados, que são responsáveis por distribuir a ameaça em troca de uma porcentagem dos lucros obtidos com o pagamento do resgate.

Por Fernando Tavella em Welivesecurity

BlackCat – O ransomware mais sofisticado deste ano

A nova operação de ransomware ALPHV, também conhecida como BlackCat, foi lançada no mês passado e pode ser o ransomware mais sofisticado do ano, com um conjunto de recursos altamente personalizável que permite ataques em uma ampla variedade de ambientes corporativos.

Por Lawrence Abrams em Bleepingcomputer

IKEA é vítima de phishing complexo e tem seu serviço de email interno comprometido

A IKEA, multinacional sueca de móveis e artigos para casa, está enfrentando uma campanha de phishing complexa em andamento, onde os cibercriminosos estão utilizando emails internos da empresa, para enviar mais mensagens falsas para outros colaboradores. O BleepingComputer, que teve acesso a emails internos da empresa, informa que funcionários estão sendo alertados do ataque.

Por Guilherme Petry em The Hack

Malware mais perigoso do mundo está de volta e Brasil está entre mais atingidos

O Emotet segue em sua turnê de retorno às atividades, com um levantamento apontando o Brasil como o quarto país mais infectado pelo malware. A praga, capaz de abrir porta de entrada para criminosos e facilitar ataques de ransomware, entre outros, vem registrando um aumento gradativo em suas atividades.

Por Felipe Demartini em Canaltech


Video


Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados