proteção contra phishing

Lumiun Box: a melhor proteção contra phishing para empresas

Se você não sabe o que é phishing, basta pensar na quantidade de e-mails não solicitados que você já recebeu. Alguns informando que você precisa atualizar os dados da sua conta urgentemente, outros informando que os seus dados de acesso foram comprometidos, ou que você ganhou um prêmio incrível em uma promoção que você sequer participou. Todos esses conteúdos podem ser armadilhas, e é necessário contar com recursos de proteção contra phishing para manter seus dados seguros.

Esse golpe tem como principais objetivos:

  • Obter dados e informações sigilosas de maneira fraudulenta;
  • Acessar redes e dispositivos;
  • Utilizar esses dados para a aplicação de golpes financeiros.

Através dos golpes de phishing, os cibercriminosos conseguem fazer com que os usuários forneçam dados desavisadamente, clicando em banners, links e outras armadilhas. Por essa razão, é muito importante contar com uma ferramenta de proteção contra phishing que ajude a manter os dados confidenciais mais seguros na sua empresa.

Phishing: quais são as novas estratégias dos hackers?

Como visto anteriormente, existem inúmeras formas de aplicar um golpe de phishing, algumas mais facilmente identificáveis do que outras. Como esse golpe pode se aplicado de diferentes maneiras, é necessário se manter atento à alguns fatores, como:

  1. Desconfie de assuntos considerados urgentes: é muito comum que os cibercriminosos utilizem a estratégia da urgência para fazer com que o usuário acesse links ou realize o download de anexos maliciosos. 
  2. Conta comprometida: se você receber um e-mail de um banco informando que sua conta foi comprometida, não acesse o link enviado. A melhor alternativa é entrar em  contato diretamente com a instituição para verificar se realmente existe algum problema com a sua conta.
  3. E-mails com anexos suspeitos merecem atenção redobrada: anexos suspeitos (como notas fiscais, fotos, comprovantes de transação, etc.) devem ser observados com atenção. Os hackers costumam criar páginas falsas muito semelhantes às originais para que os usuários se confundam e acabem entregando seus dados de acesso e informações de cartão de crédito.

Atualmente, os cibercriminosos estão utilizando novas estratégias para aumentar o alcance e as chances de aplicar golpes contra pessoas e empresas. Um exemplo disso é o Spear Phishing, uma estratégia onde o phishing é aplicado especificamente a um grupo de pessoas como: gestores, diretores de empresas, administradores e CEOs.

Outro golpe que vem causando muitos prejuízos é o Phishing BitB. Quer saber como ele funciona? Confira esse vídeo que vai explicar tudo o que você precisa saber:

É importante lembrar que, mesmo que esse tipo de ataque nem sempre instale vírus ou malwares nos dispositivos, ele ainda pode representar um grande problema. Além de correr o risco de ter suas informações confidenciais divulgadas, as empresas também podem ter as suas atividades interrompidas, seus serviços indisponibilizados e sofrer golpes financeiros substanciais.

Utilizando-se da vulnerabilidade dos funcionários, os cibercriminosos conseguem acesso às redes e dispositivos de uma empresa, colocando em risco a continuidade e a integridade dos negócios. Para que esses golpes tenham ainda mais efetividade, os criminosos tentam tornar o assunto do e-mail mais atrativo, utilizando nomes da lista de contato da vítima, empresas ou instituições financeiras.

Com o avanço da tecnologia,  avançaram também as formas de aplicar esses golpes, como:

  • Golpe da criptomoeda: utilizando mensagens solicitando doação às vítimas ucranianas da recente guerra contra a Rússia, os cibercriminosos conseguem coletar dados e obter criptomoedas de forma fraudulenta.
  • Plataformas de mídia social: com o aumento da popularidade das plataformas de redes sociais, os hackers  utilizaram essa oportunidade para criar contas falsas de empresas conhecidas, de forma que os usuários acabam clicando em links maliciosos e fornecendo suas informações, principalmente de cartão de crédito.

Como seu negócio pode ser prejudicado?

O phishing é muito mais do que apenas uma brincadeira para enganar usuários, sendo um golpe que pode trazer diversos prejuízos para uma empresa, como:

  • Envio de informações pessoais e confidenciais em páginas ou links falsos;
  • Contaminação dos dispositivos por malwares, vírus, spyware ou ransomwares, que é um golpe de sequestro de informações que pode causar muitos prejuízos financeiros;
  • Conversão dos computadores da empresa em bots, (são computadores zumbis muito utilizados em ataques do tipo de DDoS);
  • Disparo indiscriminado de e-mails de spam aos clientes e o funcionários da empresa;
  • Impacto da imagem da empresa perante o mercado;
  • Prejuízo do relacionamento com os clientes;
  • Acesso a dados e documentos sigilosos em serviços de nuvem; 
  • Golpes financeiros substanciais;
  • E muitos outros problemas.

É possível evitar acesso a sites de phishing?

Todos os dias os cibercriminosos tentam desenvolver novas técnicas para fazer com que as suas estratégias entreguem resultados e seus links e arquivos maliciosos sejam acessados. Nesse sentido, o controle do acesso à internet é essencial para manter a empresa protegida.

É muito comum que os funcionários utilizem o tempo de trabalho para acessar sites de entretenimento, e-mails pessoais, redes sociais e e-commerces, entre outros conteúdos. Embora pareça inofensivo, esse tipo de ataque pode fazer com que o usuário acesse links maliciosos e comprometa a segurança das informações dentro da empresa, além de prejudicar a produtividade do negócio.

Um exemplo desse tipo de abordagem está na publicidade falsa dentro das plataformas do Instagram e do Facebook. Os cibercriminosos criam perfis falsos idênticos aos de grandes empresas, como a Americanas, Magazine Luiza, Amazon, e outras lojas.

Utilizando anúncios pagos, eles fazem com que promoções sejam divulgadas a um grande volume de pessoas, contendo links maliciosos ou sites de compras falsos, que fazem com que o usuário forneça informações de cartões de crédito ou pague boletos, sofrendo golpes financeiros substanciais. Veja um exemplo desse tipo de golpe:

proteção contra phishing
Phishing nas redes sociais

Contar com uma ferramenta de bloqueio de internet é essencial para manter a segurança dentro do negócio e garantir que o tempo de trabalho seja utilizado para os interesses da empresa.

Lumiun Box: a melhor proteção contra Phishing

Como vimos no decorrer de diversos artigos aqui no Lumiun Blog, a principal “chave” para um ataque de Phishing são clicks em links de sites falsos em diversos meios, como redes sociais, e-mail e até SMS. Para evitar problemas de Phishing a melhor solução com certeza é o bloqueio de sites considerados nocivos ou fora do escopo de trabalho.

Imagine uma solução simples, intuitiva, que não precisa de conhecimento técnico para ser instalada e que pode gerir toda a rede de internet da empresa sem necessidade de instalação de qualquer tipo de software nos dispositivos, bloqueando sites maliciosos, redes sociais, noticias, entretenimento e muito mais. Bom, esta solução se chama Lumiun Box. Veja algumas características e funcionalidades:

  • Firewall
    • Bloqueio de portas da rede, protegendo os dados e informações da empresa
  • VPN Empresarial
    • Controle e proteção de conexões remotas aos dados e sistemas internos da empresa
  • Relatórios gerenciais
    • Análise dos acessos em tempo real e por período personalizado, facilitando a criação de uma política de controle de acesso à internet
  • Gerenciamento de múltiplas redes
    • Gerencie as filiais ou redes em um único painel

Com todos esses recursos, fica evidente a melhoria de produtividade no uso da internet da empresa, além de diversos outros benefícios:

  • Evita ataques à rede e aos sistemas da empresa, graças à uma camada de proteção extra que ajuda a bloquear inúmeros tipos de vírus e malwares;
  • Permite que as informações sobre os padrões de acesso sejam consolidadas e contribuam para uma gestão mais assertiva, uma vez que os gestores saberão quais são os sites mais acessados, horários, categorias dos sites etc.;
  • Contribui para a implementação de uma política de acesso à internet, com regras personalizadas baseadas na categoria dos sites, níveis de segurança e reputação e horários;
  • Por ser baseado em nuvem, dispensa a configuração de servidores ou softwares especiais;
  • Possui regras de acesso aplicáveis a todos os dispositivos que são conectados à rede da empresa, sem a necessidade de instalação individual.

Conte com a tecnologia para melhorar os processos e retirar preocupações diárias relacionadas a produtividade e segurança na internet da empresa. Faça uma demonstração do Lumiun Box e veja na prática como a solução melhora o uso da internet.

Até mais!

Posts Relacionados