ferramentas contra phishing

6 ferramentas essenciais para ficar longe de ataques de phishing

Faz muito tempo que os ataques de phishing vêm sendo uma preocupação constante entre usuários e empresas na internet. Por essa razão, algumas ferramentas vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas a fim de garantir uma maior proteção dos dados das pessoas e usuários de internet corporativa.

Basicamente, um ataque de phishing envolve três fatores essenciais:

  • Escolha do tipo de comunicação: que pode ser e-mail, telefone, serviços de sms, cópias de sites legítimos, publicidade falsa, entre outros;
  • Disfarce: o cibercriminoso busca se passar por uma instituição, empresa ou contato de confiança da vítima;
  • Golpe: através de engenharia social, ele consegue enganar a vítima e obter dados confidenciais como documentos, números de cartão de crédito e outras informações.

Desta forma, podemos ver que,independente do meio utilizado, o objetivo do golpe de phishing é basicamente o mesmo: obter dados de forma fraudulenta a fim de favorecer outros tipos de golpe, como é o caso das fraudes financeiras e clonagem de cartão de crédito.

O crescimento das redes sociais permitiu que os criminosos conseguissem reunir ainda mais informações sobre as suas vítimas. Através dessas plataformas, eles conseguem saber o nome completo, data de aniversário, familiares, contatos frequentes, locais onde a vítima frequenta, empresa onde ela trabalha e muito mais.

Os perigos da Engenharia Social

Engenharia social é um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para enganar e persuadir uma vítima. Com a ajuda desta ferramenta, os cibercriminosos conseguem obter dados de acessos ou informações confidenciais com mais facilidade, utilizando da vulnerabilidade humana para tal.

Um engenheiro social é uma figura que possui muita facilidade de comunicação, aptidão para a persuasão e autoconfiança. Vantagens que podem ser utilizadas para obter informações e favorecer armadilhas.

Esse recurso é fundamental para que um golpe de phishing tenha êxito. Isso porque quanto mais realista ou persuasivo for o conteúdo de um e-mail falso, por exemplo, mas fácil será fazer com que a vítima acesse um link malicioso ou baixe um arquivo em seu computador. Mas como isso funciona na prática? Veja esse vídeo e entenda melhor como a engenharia social pode ser utilizada: Engenharia social, a arte do engano!

Os hackers que são especializados em engenharia social conseguem utilizar as emoções humanas como a curiosidade, o medo e a insegurança para manipular as suas vítimas e conseguir alcançar os seus objetivos.

Diferentemente do que se pensa, a engenharia social não é um recurso utilizado apenas para os golpes de phishing. Existem outros ataques que podem ser favorecidos com essa estratégia, como veremos a seguir.

Baiting

Nesse tipo de golpe, o hacker utiliza uma promessa falsa para despertar o interesse ou a curiosidade do usuário. Dessa forma, ele consegue coletar seus dados sem esforço e favorecer outros tipos de golpes.

ataque de baiting

Quid pro quo

Nesse caso, os ataques são baseados em excesso de confiança, ou seja: há uma determinada troca de informações para que a relação aparente ser justa para o usuário. Esse tipo de golpe é comum ser aplicado em usuários que precisam de suporte técnico, por exemplo.

A armadilha faz com que ele forneça uma informação de login, mas acaba entregando o controle do seu computador para o cibercriminoso.

ataque de phishing netflix

Vishing

O vishing é semelhante ao ataque de phishing, mas ao invés de utilizar e-mails ou sites falsos, o hacker utiliza ligações telefônicas para enganar a sua vítima e coletar informações confidenciais.

Scareware

Esse tipo de golpe é muito comum e você provavelmente já passou por isso. A vítima passa a receber de mensagens de SOS, alarmes e notificações de ameaças, que são criadas para fazer com que o usuário pense que está passando por um ataque cibernético ou que está infectado por um vírus ou malware.

Dessa forma, ele acaba instalando um software para resolver o problema, mas esse arquivo é a verdadeira armadilha. Veja alguns exemplos a seguir:

Scareware

Scareware

Como essa armadilha pode prejudicar o seu negócio?

É comum pensarmos no phishing como uma ameaça aos usuários de forma individual, mas é importante lembrar que dentro de uma empresa,utilizando o horário de trabalho e os computadores da organização, os funcionários também podem ser vítimas de golpe.

Quando a vítima não percebe que está diante de uma armadilha ou uma fraude, ela pode fornecer dados pessoais, informações confidenciais da empresa ou favorecer golpes financeiros. Por exemplo: através do golpe de phishing, o hacker consegue acessar os computadores da empresa e aplicar um golpe conhecido como ransomware.

Através desse golpe, ele pode roubar informações, corromper dados e indisponibilizar sistemas totalmente, prejudicando a rentabilidade do negócio. A partir daí ele pode solicitar o pagamento de um resgate para devolver essas informações ou restabelecer os sistemas da empresa. Tudo isso, além de gerar a indisponibilidade dos serviços fornecidos pelo negócio, também causa grandes prejuízos financeiros.

Entre as principais consequências do phishing para empresa, podemos mencionar:

  • Contaminação dos computadores por um malware que pode danificar dados e corromper redes;
  • Transformar os computadores da empresa em bots (computadores “zumbis” utilizados em ataques do tipo DDoS);
  • Disparo de SPAM;
  • Prejuízo à imagem da empresa no mercado e ao relacionamento com os clientes;
  • Invasão de contas;
  • Acesso aos serviços de nuvem;
  • Golpes financeiros;
  • E muitos outros.

Quais as melhores ferramentas de proteção contra phishing?

1. Política de Utilização Segura da Internet

Antes de pensar em uma ferramenta contra phishing ou recurso que ajude a se proteger, a empresa precisa contar com uma Política de Utilização da Internet que garanta que os usuários saibam lidar e evitar ameaças no ambiente online.

Essa política ajuda a conscientizar os seus funcionários sobre o uso da internet e as boas práticas que devem ser aplicadas durante o seu dia. No momento atual em que estamos, com a aproximação da Black Friday, essa conscientização se torna ainda mais importante. Os cibercriminosos utilizam esta data para plantar armadilhas cada vez mais eficientes e coletar as informações de forma fraudulenta.

2. Firewall Empresarial

Existem hoje diversos softwares e ferramentas voltadas para a proteção contra ameaças cibernéticas. Esses sistemas realizam o bloqueio de conteúdos perigosos na internet corporativa, ajudando a reduzir a incidência de fraudes e golpes oriundos desse canal.

3. Antivírus e Antimalware

Essas ferramentas ajudam a bloquear arquivos maliciosos que chegam por diversos canais, como e-mails, downloads de páginas maliciosas, entre outros. Contar com esses recursos pode ajudar a bloquear os arquivos perigosos que podem ser enviados através de e-mails de phishing.

4. Gerenciador de senhas

O gerenciador de senhas é um banco de dados criptografado que ajuda a armazenar uma grande quantidade de senha com segurança e praticidade. Para facilitar o processo, o usuário utiliza uma senha única, evitando a necessidade de redefinição de senhas, armadilha muito utilizada pelos cibercriminosos.

5. Capacitação dos colaboradores

Uma das formas mais eficientes para proteger a sua empresa das ameaças dos golpes de phishing é através de um processo de capacitação dos funcionários. É essencial que todos os envolvidos entendam a importância de utilizar a internet da empresa com inteligência e sabedoria.

Os problemas de segurança criados pelos golpes de phishing vêm da ingenuidade ou despreparo dos usuários, de forma que a capacitação ganha um papel de destaque no combate contra essa perigosa ameaça.

6. Ferramento de Bloqueio de Sites

Além da política de uso da internet, a empresa pode utilizar uma ferramenta de bloqueio de sites na internet, para garantir que as principais ameaças não cheguem aos seus funcionários.

 Através dela, é possível gerenciar padrões de acesso a conteúdos que representam algum risco à segurança das informações dentro da empresa, como site de entretenimento, e-commerces, redes sociais e e-mails pessoais.

Conheça o Lumiun Box

O Lumiun Box é uma ferramenta voltada à pequenas e médias empresas, que faz o controle de acesso à internet, bloqueando sites e conexões e evitando ataques de phishing. Com a ajuda do Lumiun Box, é possível evitar ataques à rede da empresa e também, melhorar a produtividade da equipe, gerindo os acessos considerados nocivos e fora do escopo de trabalho

Contando com uma ferramenta intuitiva e de fácil utilização, a empresa consegue garantir informações consolidadas sobre o uso da internet no horário de trabalho.

Além da gestão dos acessos, o Lumiun Box entrega relatórios com os sites mais acessados, os horários, categorias, usuários e muito mais. Ele também pode ajudar na criação de uma política de acesso à internet com regras personalizadas, baseadas nos dados coletados.

Quer conhecer mais sobre essa ferramenta contra phishing? Clique aqui e descubra tudo que ela pode fazer por você!

Posts Relacionados