ngfw

Um olhar profundo sobre a NGFW: alternativas, benefícios e como ela pode beneficiar seu negócio

Nos últimos anos foram desenvolvidas muitas soluções, ferramentas e alternativas mais inteligentes no ramo da tecnologia, que permitiram aos negócios de todos os tipos de setores trazer mais otimização para os seus processos e seus padrões. Contudo, essa transformação digital também ampliou as vulnerabilidades sofridas no quesito segurança, fazendo com que as ferramentas utilizadas se tornassem obsoletas. E foi nesse sentido que o NGFW – Next Generation Firewall – foi desenvolvido.

Por conta da sua modernidade e funcionalidade, ele se tornou uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é segurança da informação dentro das empresas. Foram vários os fatores que contribuíram para o aumento da necessidade de recursos mais eficientes, como:

  • O avanço da tecnologia em nuvem;
  • O crescimento do trabalho remoto;
  • O tráfego de rede;
  • O surgimento de novos golpes e ameaças;
  • Entre outros.

Por mais que os recursos e ferramentas tragam mais inteligência para as tarefas, eles também fornecem aos cibercriminosos mais pontos de vulnerabilidade e oportunidades para aplicação de golpes cibernéticos. Por esse motivo, contar com a ajuda do NGFW pode proporcionar mais segurança e proteção para as informações que são armazenadas, manipuladas e transmitidas pelas empresas.

O advento da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, também demonstrou como a proteção e a confidencialidade de determinados dados deve ser uma prioridade para as empresas. Como muitos negócios lidam com dados sensíveis de clientes, fornecedores e parceiros, é imprescindível contar com todas as ferramentas de segurança que ajudem a proteger esses dados.

Mas como o NGFW pode ser aplicado no seu negócio? Primeiramente, precisamos entender como ele funciona na prática.

O que é NGFW?

Conhecido também como Firewall de última geração, o NGFW foi uma ferramenta desenvolvida para proteção e resolução de ameaças cibernéticas, das simples às mais complexas. Atuando no nível de aplicativo e com ajuda de recursos otimizados de segurança, o NGFW consegue realizar uma enorme quantidade de tarefas, como:

Veja a seguir as principais vantagens dessa ferramenta:

Filtragem de pacotes

Uma das maiores vantagens é que este recurso consegue realizar a filtragem de pacotes até a sétima camada, sendo uma ferramenta ainda mais eficiente do que as tecnologias anteriores, que apenas atuavam até a quarta camada. Os principais recursos do NGFW conseguem garantir mais segurança e contribuir para a proteção dos dados, visto que ele pode visto que ele conta com um sistema de inspeção profunda de pacotes para realizar uma filtragem eficiente. A filtragem de pacotes é um dos tipos de firewall mais utilizados no mundo. Entenda as diferenças entre os tipos de firewall:

Sistema de Prevenção de Intrusão

Verificando de maneira contínua o tráfego da rede, esse recurso pode identificar possíveis malwares e recursos maliciosos, para que, em seguida, consiga realizar o bloqueio. Dessa forma, os dispositivos e recursos da empresa se mantêm mais seguros e protegidos contra as principais ameaças que permeiam o cenário digital atual.

Atualização contínua de inteligência contra as principais ameaças

O NGFW é uma ferramenta que se mantém atualizada quanto à necessidade de proteção e prevenção contra intrusão e controle de aplicativos. Ele permite o bloqueio do tráfego com base nos recursos e aplicativos de destino, por conta da sua alta tecnologia, o NGFW é uma ferramenta que agrega muitos benefícios para as empresas, e diante do avanço das ameaças cibernéticas, pode ser um valioso aliado.

Proteção multicamada

Essa ferramenta utiliza diversas camadas de proteção para garantir a segurança contra as principais ameaças cibernéticas, como filtro de pacotes, análise de conteúdo, identidade baseada em política, entre outros. Dessa forma, ele consegue agregar mais abrangência para a ferramenta e ajudar a empresa a se manter sempre segura.

Capacidade de implementação de acesso baseado nas funções

Com a ajuda do NGFW, os gestores conseguem implementar políticas de segurança distintas, com base na função, cargo ou nível de acesso de um usuário. Realizando autenticação com base em identidade e integrado ao sistema de gerenciamento e autenticação de usuários, ele consegue confirmar a identidade e o nível de acesso do mesmo. Com isso, ele consegue entregar um gerenciamento de acessos de maneira inteligente e eficaz.

Prevenção integrada contra invasores

Sabemos que as ameaças cibernéticas evoluem diariamente, fazendo com que seja necessário encontrar recursos e ferramentas que acompanhem essa evolução e entregue mais proteção para a empresa. Nesse sentido, o NGFW é uma ferramenta completa para os negócios atuais. Utilizando tecnologias Integradas, ele consegue executar código suspeitos em um ambiente neutro e isolado.

Monitoramento para detecção de ameaças

O NGFW também consegue ser integrado com sistema de prevenção de intrusão para realizar o bloqueio de possíveis ameaças antes que elas causem algum dano. Uma das funções mais interessantes da ferramenta é que, através dele, é possível consultar fontes de reputação de IP, de forma a avaliar se os endereços de IP no tráfego são maliciosos.

Utilização de inteligência para detecção de ameaças

Isso quer dizer que o NGFW utiliza, com base em inteligência, o acesso às informações de ameaças que já são conhecidas para otimizar o seu funcionamento e garantir que a sua capacidade de detecção de ameaça seja completa e eficiente. Para isso, ele utiliza informações sobre ameaças que já são populares e as que  estão emergindo no setor, e com base nessa proatividade, aumenta a sua capacidade de proteção.

Como a ferramenta pode ajudar a sua empresa?

Como vimos, o NGFW é um recurso completo e que pode garantir muitas vantagens para o negócio. Para as empresas, um dos seus principais benefícios é a sua capacidade de habilitar o uso de aplicativos da internet com mais segurança, Isso proporciona uma maior produtividade dos usuários ao realizar o bloqueio de recursos e aplicativos não desejáveis.

Realizando a inspeção profunda dos pacotes o NGFW identifica e controla as aplicações, independente da origem da mesma. Os firewalls anteriores contam com políticas de segurança que realizam o bloqueio de conexões de entrada e liberam conexões de saída. Ainda que alguns limites pudessem ser aplicados à política do Firewall, via de regra o tráfego de saída da web era liberado.

Por conta dessa característica, muitos aplicativos passaram a utilizar as portas abertas disponíveis para fornecer uma maior acessibilidade e experiência para os usuários. O NGFW, por se tratar de um recurso de nova geração, consegue fornecer dados consolidados sobre todos os aplicativos que estão sendo utilizados pelos usuários, permitindo que o controle seja feito de maneira mais assertiva.

O NGFW é uma ferramenta que incorpora os melhores recursos de firewall, antivírus e outras soluções de segurança, sendo uma solução eficiente e inteligente para as empresas que desejam aumentar a sua segurança. Esse tipo de recurso é essencial, principalmente em um cenário onde existem cada vez mais ameaças cibernéticas rondando dados, redes, nuvens, entre outros.

Espero que não tenham restado dúvidas sobre essa ferramenta e a importância de utilizar uma proteção robusta na internet da sua empresa.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados