4 formas de bloquear sites dos funcionários em home office

É praticamente impossível imaginar uma empresa sem acesso à internet. Com parte ou todos os funcionários da empresa em home office então, as chances destes profissionais não estarem conectados é quase nula.

Porém, ao revolucionar o modo de trabalho, e facilitar o trabalho das empresas que estão enfrentando a pandemia, a internet, sendo usada da forma incorreta, pode trazer diversos problemas, principalmente para quem está em home office.

Nesta modalidade de trabalho, é comum o uso deliberado da internet e uma certa falta de controle das tarefas e acessos dos funcionários por meio dos gestores. Estas práticas prejudicam a empresa e apresentam uma ameaça à produtividade das equipes e também, aos dados e informações confidenciais e sensíveis da empresa.

Muitas empresas fazem o controle de acesso à internet, porém, normalmente na forma presencial, dentro das dependências da companhia. O que muitos gestores e profissionais de TI não sabem é que mesmo remotamente, é possível bloquear sites para funcionários em home office, beneficiando colaboradores e empresários.

Como bloquear sites impróprios dos funcionários em home office?

formas de bloquear sites em home office

Hoje, existem diversas ferramentas que não apenas fazem o bloqueio de sites, mas também, restringem o uso da internet e o acesso remoto aos dados da rede interna da empresa, ajudando na fluidez dos sistemas e mantendo os dados utilizados nas conexões, mais seguros.

Abaixo, confira algumas formas de gerenciar a internet dos profissionais em home office, bloqueando sites fora do escopo de trabalho.

Configuração de navegadores

Não importando muito qual sistema operacional é utilizado no dispositivo do usuário, a maior parte dos navegadores de internet oferecem em suas configurações de segurança opções de bloqueio de sites.

formas de bloquear sites em home office

Obviamente, essa configuração deve ser feita manualmente e individualmente, tomando tempo do profissional responsável, por ter que ser feita remotamente, e também, é uma opção não muito eficaz, afinal, usuários com um pequeno conhecimento em tecnologia, ou uma simples pesquisa no Google, consegue burlar este bloqueio, desativando a configuração.

Outro ponto negativo é que o bloqueio é feito permanentemente, e caso o dispositivo do funcionário remoto seja pessoal, o bloqueio permanecerá mesmo fora do horário de trabalho.

Porém, é uma forma básica e de fácil aplicação, servindo para pequenas equipes e sem custos.

Hosts

A grande maioria das empresas utilizam computadores com sistema operacional Windows. Nele é possível, com apenas algumas mudanças no arquivo Hosts, bloquear qualquer site impróprio que você não deseja que seus colaboradores acessem durante o horário de trabalho.

O Hosts é um arquivo que contém apenas texto e pode ser editado, incluindo linhas de bloqueio com os endereços a serem bloqueados.

formas de bloquear sites em home office

Como na configuração de navegadores, esta é uma forma manual e individual, necessitando de tempo e acesso remoto ao dispositivo do colaborador em home office, além de também não possuir a possibilidade de configuração de horários de bloqueio.

Extensões de navegadores

Além de bloquear os sites, extensões podem filtrar resultados de busca nos principais navegadores de internet.

Uma forma bem eficaz e na grande maioria sem custo, é a instalação de extensões para esta finalidade.

formas de bloquear sites em home office

Em alguns, é possível também definir horas e dias específicos que o site ficará bloqueado e também medir a quantidade de vezes que houve a tentativa de acessar o site.

Porém, como nas anteriores, necessita de instalação manual e individual, e também pode ser burlada por um usuário com conhecimentos básicos de tecnologia e internet.

Filtro DNS

O bloqueio DNS restringe o usuário a ter acesso a qualquer tipo de conteúdo, determinado pelo gestor. Normalmente, ferramentas de filtro DNS possuem diversas funcionalidades, possuindo soluções de segurança de dados completas, facilitando a definição do que deve ou não ser acessado pelos colaboradores.

Os benefícios do uso de um filtro de DNS para funcionários em home office são vários:

  • Gerenciamento de toda a equipe remota em um só painel
  • Aplicação de regras gerais e individuais sem a necessidade de configuração manual e individual de equipamentos
  • Melhoria da produtividade e foco da equipe remota
  • Segurança no acesso aos dados da empresa de forma remota
  • Impossibilidade de burlar o sistema de bloqueio
  • Acompanhamento de acessos e conexões em tempo real
  • Definição de horários específicos de bloqueio

Mas há um porém. Nem todas as soluções do mercado contam com estas funcionalidades, principalmente, para equipes em home office.

Com a VPN Empresarial do Lumiun, é possível não só manter os dados da empresa seguros, mas fazer o gerenciamento dos acessos à internet de todos os funcionários, mesmo à distância.

Além disso, a solução tem suporte e interface intuitiva, 100% em português, com pagamento em moeda local (R$) com valor referente apenas ao número de usuários conectados, ou seja, é pago apenas pelo que realmente é utilizado.

Em um artigo aqui no blog, falamos mais detalhadamente sobre a VPN Empresarial, caso você queira se aprofundar no assunto, é uma boa leitura.

Conclusão

Se você ainda tem alguma dúvida do quão importante é bloquear sites de funcionários em home office, saiba que as vantagens vão muito além de manter o colaborador produtivo e sob observação. Os perigos da internet são incontáveis e grande maioria vêm de acessos de usuários leigos e despreparados.

Fico feliz se este artigo te ajudou de alguma forma a fazer o bloqueio de sites para funcionários em home office.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
2 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados