bloquear sites em home office

Bloquear sites em home office

Por mais que possa parecer extremo ou antipático, bloquear sites na empresa e em home office é, sim, um importante processo de gestão.

Aliás, no artigo anterior, reforçamos e explicamos as vantagens e os benefícios desse processo: bloquear sites dos funcionários: sinônimo de segurança e de produtividade.

Por certo, o foco foi na gestão de acesso à internet dos funcionários.

No entanto, essa que é considerada uma das melhores práticas em segurança na internet das empresas, não pode ser desconsiderada nem relegada a segundo plano.

Por isso é que deve extrapolar o ambiente da empresa até os lares dos colaboradores, que estão em regime de trabalho home office.

Motivos para bloquear sites em home office

Com toda a certeza, a quase totalidade das empresas do mundo têm na internet uma ferramenta essencial e até estratégias diferenciais baseadas no acesso à Web e na gestão de dados e de informação digital.

A pandemia, que completará 2 anos, de fato, acelerou a transformação digital de setores econômicos e sociais mundo afora. Um legado incontestável da covid-19.

Então, com parte ou todos os colaboradores trabalhando a partir de suas casas, bloquear sites na empresa e em home office continua necessário e urgente.

Você, empresário ou gestor de TI, pode acessar o conteúdo completo sobre por que bloquear sites é importante e sobre os benefícios do controle de acesso à internet, no lumiun blog.

Mas, agora, o que nos interessa são os motivos pelos quais bloquear sites na empresa e em home office são tão importantes.

#1 Melhorar a produtividade e a qualidade nas tarefas

Sem dúvida, controlar o acesso à internet, especialmente em home office, diminui o desperdício de tempo durante o horário de trabalho.

#2 Reduzir custos e aumentar a lucratividade

De fato, controles e tecnologias para bloquear sites em home office impactam positivamente as empresas. Pois, aumentar a produtividade gera redução de custos e, por consequência, aumenta a lucratividade.

#3 Diminuir o desperdício de tempo e manter o foco no trabalho

A distração durante o horário de trabalho é a grande vilã. Contudo, a solução é simples e fácil de implementar: restringir e controlar o acesso à internet, bem como bloquear sites em home office.

#4 Ampliar a segurança de dados e da informação

Segurança na internet é fundamental. Não só na empresa, mas também em home office. Afinal, ameaças e falhas de segurança podem gerar prejuízos relevantes, como perda de dados ou a necessidade de manutenção e reparos em equipamentos e sistemas.

#5 Proteger rede, aparelhos e sistemas contra ameaças da internet, com menor ocorrência de problemas com vírus e malwares

É possível evitar o acesso a sites com baixa reputação e nocivos. Assim, é possível fazer o controle de acesso à internet, aumentar a camada de proteção da rede, bloquear sites em home office e reduzir os problemas com vírus e malwares.

#6 Otimizar a velocidade da banda larga compartilhada: internet mais rápida

Bloquear sites em home office impede o acesso indevido a vídeos, redes sociais e outros que consomem muita banda larga. Dessa forma, toda conexão de internet fica disponível para as atividades da empresa.

#7 Monitorar e controlar, de forma efetiva, a utilização da internet

Com um serviço completo de gerenciamento de acesso é possível gerar relatórios detalhados dos sites acessados, por horário, por usuários ou por equipamentos. Informações importantes para verificar o comprometimento e a responsabilidade dos colaboradores.

#8 Melhorar o desempenho de sistemas e computadores

Sem a execução de programas para acesso a vídeos e redes sociais, por exemplo, os sistemas e computadores têm melhor desempenho. Ou seja, bloquear sites em home office torna o trabalho mais estável e produtivo.

#9 Tornar menor os custos com manutenção de equipamentos

Com a rede e o acesso à internet protegido de ameaças, problemas de lentidão e falhas nos computadores são evitados. Assim, também diminuem as despesas com manutenção de equipamentos, o que ainda previne a ociosidade forçada.

Bloquear sites na empresa gera benefícios compartilhados e um cenário ganha-ganha

Sem dúvida, a inércia não é uma opção quando a falta de controle do acesso à internet origina a maioria dos incidentes e falhas de segurança de dados.

Especialmente em empresas de pequeno e médio portes, são os usuários a maior porta de entrada de ataques maliciosos e da infecção de aparelhos, redes e sistemas por vírus.

Além disso, a grande maioria dos colaboradores não consegue identificar riscos e termina por acessar links maliciosos e mensagens falsas.

Por isso é que ferramentas de filtragem DNS são ótimas soluções.

Pois combatem ameaças digitais e eliminam boa parte dos problemas de segurança na internet ao bloquear sites na empresa e em home office.

Empresários, profissionais de TI e colaboradores precisam compreender que, mais do que recomendado, bloquear sites na empresa e em home office é vantajoso e benéfico.

Para a empresa, porque otimiza a produtividade da equipe e reduz custos.

Da mesma forma, para os colaboradores, que executam seu trabalho sem distrações e geram melhores resultados.

Como resultado, temos um cenário “ganha-ganha”.

Ou seja, quando é adotada uma boa política para bloquear sites na empresa e em home office, existem benefícios para todas as partes envolvidas.

Por isso é que criar e implementar regras para navegação e bloquear sites na empresa e em home office deveria ser um processo compartilhado por todos, desde o início.

Formas de bloquear sites em home office

No ambiente da empresa ou nas casas dos colaboradores, a necessidade é a mesma: bloquear sites para aumentar a produtividade e reduzir custos.

O que mudou durante a pandemia é que pequenas e médias empresas tiveram de adotar o regime de trabalho remoto.

Certamente, uma dor de cabeça para empresários e, principalmente, profissionais de TI, que ficaram responsáveis por bloquear sites na empresa e em home office.

Assim, como fiz com os “motivos para bloquear sites em home office”, nesse artigo, apenas citarei quatro das principais formas para bloquear sites dos funcionários em home office.

Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.

Veja algumas formas de gerenciar a internet dos profissionais e bloquear sites em home office:

#1 Configuração de navegadores

Não importa qual sistema operacional utilizado. Acima de tudo, o importante é configurá-lo para bloquear sites em home office considerados nocivos ou indesejados.

#2 Hosts

Se acaso o sistema operacional for Windows, como ocorre na grande maioria das empresas, basta configurar algumas mudanças no arquivo Hosts. Dessa forma, é possível bloquear sites impróprios ou nocivos, inclusive em home office.

#3 Extensões de navegadores

Além disso, bloquear sites em home office é facilitado com a instalação de extensões nos browsers para filtrar resultados de busca.

#4 Filtro de DNS

bloqueio DNS restringe o acesso sites. Ferramentas de filtro DNS possuem funcionalidades e soluções completas para a segurança de dados. Também, facilitam a implementação das políticas de acesso à internet definidas pelas empresas no momento de bloquear sites em home office.

Por fim, as diversas ferramentas e formas de bloquear sites em home office trazem vantagens para as empresas e para seus gestores.

Afinal de contas, não apenas restringem o uso da internet e o acesso remoto aos dados da rede interna da empresa, mas também ajudam na fluidez dos sistemas e mantêm os dados utilizados mais seguros.

Avalie as soluções para bloquear sites na empresa e em home office

Na hora de escolher a ferramenta para gerir os acessos à internet e bloquear sites na empresa e em home office, certamente, as características decisivas são: interface, suporte técnico, relatórios e funcionalidades.

Assim, quanto mais profissional for a exigência por segurança de dados no acesso à internet, menos opções terão os gestores TI e os empresários.

Isto é, restarão menos ferramentas capazes de oferecer controle total e gestão completa do acesso à internet com níveis adequados de proteção e de segurança.

Assim, entre as alternativas disponíveis no mercado, temos soluções como Cisco UmbrellaDNS FilterFortinet FortiGate , Lumiun BoxpfSense.

Apesar de se diferenciarem bastante entre si, nem todas se adaptam ou dão conta de demandas como bloquear sites na empresa e em home office ou proteger e segurança de dados.

Não deixe de comparar!

Veja a tabela comparativa com as principais características e diferenças entre soluções mais comuns do mercado.

Provavelmente, analisando a tabela acima, solução Lumiun Box deve ser a mais procurada para controlar o acesso à internet.

Certamente, dentre os principais motivos, três são mais relevantes para que empresários, gestores e profissionais de TI decidam por uma solução para bloquear sites em home office e na empresa disponível no mercado:

#1 oferecer viabilidade econômica e pagamento em Real (R$).

#2 facilidade e simplicidade de instalação e de gerenciamento. Certamente, a solução que não necessitar de profissionais especializados para manutenção e operação do sistema levará vantagem.

#3 estar disponível em Língua Portuguesa (painel de controle, sistema e suporte).

Embora existam algumas alternativas, o conjunto de vantagens e benefícios que algumas das soluções citadas entregam, é surpreendente.

Sem dúvida, os diferenciais e facilidades oferecidas são o que tornam as soluções de gestão do acesso à internet mais efetivas na hora de bloquear sites em home office ou nas empresas, por meio do controle do acesso à internet.

Veja as vantagens de bloquear sites na empresa e em home office por meio do filtro DNS

#1 Aumento da produtividade dos colaboradores.

#2 Proteção contra ameaças da internet.

#3 Controle dos acessos da equipe em home office.

#4 Em conformidade com dois princípios da LGPD.

#5 Controle de velocidade e internet mais rápida.

#6 Monitoramento e relatórios em tempo real.

Ficou interessado!? Então, para acessar o conteúdo completo sobre os 6 motivos para controlar o acesso à internet e bloquear sites na empresa e em home office, clique aqui.

Assine nossa newsletter semanal e receba mais notícias e materiais.

Posts Relacionados