semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 77

Na edição n°77 da Semana da Segurança na Internet, mais de R$ 3 bilhões em criptomoedas são roubados no maior ataque da história, Brasil já é 7º na lista de alvos de ransomware, casos de ransomware explodiram no segundo trimestre de 2021 e muito mais.


Notícias

Criminosos liberam um milhão de cartões roubados para promover serviço ilegal

Que melhor maneira de divulgar um produto ou serviço do que dar aos potenciais clientes uma amostra grátis? Foi essa a abordagem aplicada por criminosos digitais que, na divulgação de um novo marketplace de carding chamado All World Cards, liberaram publicamente na internet os dados de um milhão de cartões de créditos roubados, para que sejam usados livremente por outros bandidos.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Ransomware na GIGABYTE: gangue ameaça vazar mais de 112GB de dados caso empresa não pague pelo resgate

A fabricante de hardware taiwanesa, GIGABYTE, é a mais nova vítima do grupo cibercriminoso RansomExx. A gangue está emaçando vazar mais de 112 GB de dados da empresa, caso ela não pague o resgate. O ataque foi confirmado pelo The Record, por telefone com a empresa. Não foi informado valor do resgate.

Por Guilherme Petry em The Hack

Quase metade das equipes de TI autoriza funcionários a não atualizar software

Cerca de 25% dos funcionários brasileiros já reclamaram com a equipe de TI sobre a necessidade ou a frequência das atualizações de programas em seus dispositivos corporativos. Surpreendentemente, mais de 40% tiveram autorização para negar a instalação de um software específico ou sistema operacional.

Por Renato Rodrigues em Kaspersky Blog

Casos de ransomware explodiram no segundo trimestre de 2021

Pelo terceiro trimestre consecutivo, o setor de saúde foi o mais visado pelos ataques cibernético de todos os tipos, enquanto governo foi o segundo mais visado, segundo o relatório trimestral da Cisco Talos para o segundo trimestre de 2021.

Em CISO Advisor

Mais de R$ 3 bilhões em criptomoedas são roubados no maior ataque da história

Protocolo e rede descentralizada de cadeia cruzada, a Poly Network anunciou que foi atacada com ativos de criptomoeda que foram transferidos com sucesso mais de 600 milhões de dólares para as carteiras dos atacantes.

Por Axe Sharma em Bleeping Computer

Saiba como tornar o trabalho híbrido seguro e produtivo

Para que os funcionários em home-office tenham produtividade e segurança na internet, é extremamente importante que sejam feitas metas diárias, local organizado e que as informações pessoais e arquivos confidenciais da empresa não sejam expostos na internet. Portanto, é necessário entender a importância destes dois pontos, pois assim o serviço terá mais produtividade e a segurança dos dados estará garantida.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

E-mail de spam com números de telefone de golpistas

Com a quantidade colossal de golpes por telefone hoje em dia, seria difícil encontrar um proprietário de telefone em qualquer lugar do planeta que não tenha sido alvo pelo menos uma vez.

Por Roman Dedenok em Kaspersky Blog

Brasil já é 7º na lista de alvos de ransomware

Uma pesquisa da empresa Apura Cyber Intelligence, com o título de “Ransoware na Dark web”, concluiu que o Brasil é um dos países líderes no que diz respeito ao crescimento de ataques de dupla extorsão às pessoas jurídicas. O país é o sétimo mais atacado, atrás de Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Alemanha e Itália. Os dados colhidos pelo estudo indicam 69 ataques a diferentes tipos de organizações, sendo que as maiores investidas foram feitas nos setores de saúde (12), indústria emanufatura (11) e setor público (7).

Em CISO Advisor

Porque Python é a linguagem de programação mais importante em cibersegurança

Poucas coisas continuam tão boas durante tanto tempo após sua criação — a linguagem de programação Python é um desses exemplos positivos. Afinal, ela foi criada pelo matemático holandês Guido van Rossum em 1991.

Por Ramon de Souza em The Hack

Queda nos casos de phishing indica que criminosos estão buscando outros caminhos

O principal número apontado em um relatório da Axur pode soar como uma boa notícia. O levantamento feito pela empresa de monitoramento e gerenciamento de riscos digitais apontou uma queda de 31,1% nos casos de phishing no segundo trimestre de 2021 e, também, a continuidade de uma tendência de queda que começou ainda no final do ano passado.

Por Felipe Demartini em Canaltech


Eventos

Transformação Digital e Segurança da Informação, como unir essas tendências que viraram realidade?

  • 16 de agosto de 2021, 18h – 20h
  • Evento online via YouTube
  • Gratuito

 

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados