semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 83

Na edição n°83 da Semana da Segurança na Internet, novo cavalo de troia, metade das empresas têm banco de dados vulneráveis, podcast sobre segurança da informação e muito mais.


Notícias

Novo Cavalo de Troia mira bancos do Brasil, México e Espanha

Uma nova família de malware latino-americano tem como alvo as instituições bancárias do Brasil, México e Espanha. O Numando é capaz de controlar remotamente o computador do usuário, permitindo que um atacante realize as operações, além de exibir campos falsos na tela, de forma que a vítima seja impelida a entregar credenciais e outros dados pessoais que permitam as fraudes.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Mais de 30 prefeituras foram invadidas por cibercriminosos desde o fim do ano passado

Os sistemas de mais de 30 municípios brasileiros foram comprometidos por cibercriminosos desde o final de 2020, revelou a Trend Micro, nesta terça-feira (21). Os dados divulgados pela empresa revelam que ransomware é uma das ameaças que mais se destacou nesse período.

Por Guilherme Petry em The Hack

Microsoft descobre enorme phishing-as-a-service

A Microsoft anunciou ontem ter descoberto uma operação de phishing-as-a-service chamada BulletProofLink, especializada na venda de kits de phishing, modelos de e-mail, hospedagem e serviços automatizados de disparo a um custo relativamente baixo. A operação usa um volume bastante alto de subdomínios exclusivos e recém-criados — mais de 300 mil.

Em CISO Advisor

Serviços telefônicos VoIP.ms interrompidos por ataque de extorsão DDoS

Os hackers estão atacando o provedor de voz sobre a Internet VoIP.ms com um ataque DDoS e extorquindo a empresa para que pare o ataque que está interrompendo gravemente as operações da empresa. A VoIP.ms é uma empresa de serviços de telefonia pela Internet que oferece serviços de voz sobre IP a preços acessíveis para empresas em todo o mundo.

Por Lawrence Abrams em Bleeping Computer

Quase metade das empresas têm bancos de dados vulneráveis

Quase metade de todas as empresas têm bancos de dados internos com vulnerabilidades conhecidas. De acordo com um relatório da Impreva, na média um database vulnerável tem 26 falhas públicas, sendo que mais da metade são críticas ou de alta gravidade. No Brasil, esse índice é de quase 20%, com média de 14 falhas por banco de dados.

Por Renato Rodrigues em Kaspersky Daily

Firewall de DNS reduz o risco de ataque ransomware?

Afinal, um firewall de DNS reduz o risco de ataque ransomware? Essa é uma das perguntas frequentes quando o assunto é gestão de segurança na internet. Uma vez que os ataques ransomware se tornaram cada vez mais frequentes.

Por Kelvin Zimmer em Blog do Lumiun

Primeiro semestre de 2021 fecha com ciberataques simultâneos em mais de 50 brasileiras de telecomunicação

Mais de 50 empresas brasileiras de telecomunicação sofreram ataques simultâneos de DDoS durante o primeiro semestre de 2021, o que representa um crescimento de 16.17% em relação ao primeiro semestre de 2020.

Por Guilherme Petry em The Hack

Pelo menos 44% das indústrias globais estão com seus dados em perigo

Exposições de dados têm sido cada vez mais frequentes. No Brasil, uma mega violação atingiu 223 milhões de cidadãos no início de 2021. As informações coletadas incluíam CPF, endereço, foto de rosto e data de nascimento — até falecidos entraram na lista.

Por Roseli Andrion em Canaltech

Telegram se torna novo host para cibercriminosos

Uma investigação da Cyberint, um grupo de inteligência cibernética, junto com o jornal britânico Financial Times, encontrou uma rede de hackers compartilhando vazamentos de dados, em grupos ou canais, de milhares de assinantes. O conteúdo é conhecido por ser encontrado na dark web, acessado por muitos hackers usando software oculto.

Em CISO Advisor


Podcast

SegInfo

  • Portal, Podcast e Evento sobre Segurança da Informação
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados