semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 87

Na edição n°87 da Semana da Segurança na Internet, Acer sofre segundo ataque este ano, VPN gratuita deixa dados expostos, Atento é vítima de ataque ransomware e muito mais.


Notícias

Pagamentos de sequestro digital já ultrapassaram US$ 5 bilhões em 10 anos

De acordo com a FinCEN (Rede de Luta contra Crimes Financeiros, na sigla em inglês), do Departamento do Tesouro, mais de US$ 5,2 bilhões foram acumulados pelos golpistas a partir de ataques envolvendo sequestro digital ao longo dos últimos 10 anos.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Cibercrime usa ferramentas legítimas para ciberataques

Os cibercriminosos há muito usam programas legítimos e componentes do sistema operacional para atacar usuários do Microsoft Windows, uma tática conhecida como Living off the Land.

Por Renato Rodrigues em Kaspersky Daily

Serviço de VPN gratuito da China deixa exposto dados de mais de um milhão de usuários

Informações atualizadas de identificação pessoal (PII) de mais de um milhão de usuários do serviço gratuito de VPN chinês, Quickfox, estão expostas em um servidor Elasticsearch mal configurado, não criptografado e disponível na internet superficial, sem senha.

Por Guilherme Petry em The Hack

Acer confirma segundo ataque cibernético neste ano

A Acer confirmou um ataque cibernético em seus escritórios na Índia esta semana depois que hackers do Desorden Group alegaram ter violado servidores e roubado 60 GB de arquivos da fabricante taiwanesa de PCs.

Em CISO Advisor

Hacker diz ter roubado dados de toda a população da Argentina

Invasão no início do mês teria dado acesso a informações pessoais até mesmo do presidente Alberto Fernández e de Lionel Messi.

Por Fábio Fleury em R7

Vetores de ataque inicial mais comuns

Quando investigamos um ciberincidente, sempre prestamos atenção especial ao vetor de ataque inicial. Simplificando, a entrada é um ponto fraco e, para evitar a recorrência, identificar os pontos fracos dos sistemas de defesa é crucial.

Em Kaspersky Daily

Atento é vítima de ransomware; operações no Brasil estão paralisadas

A Atento, uma multinacional de terceirização de atendimento telefônico e contact center, com sede na Espanha, mas com uma enorme operação na América Latina, revelou que sofreu um ataque cibernético que paralisou sua operação no Brasil.

Por Guilherme Petry em The Hack

Algoritmo treinado por pesquisadores consegue adivinhar senhas bancárias

Todo caixa eletrônico tem um aviso pedindo para que seus usuários se certifiquem que ninguém está olhando para eles quando forem digitar a senha de suas contas bancárias, porém uma pesquisa demonstrou que o aviso, no futuro, também terá que alertar sobre riscos virtuais.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Malware usado em ransomware já afeta empresas no Brasil

Depois de ter reinado por três meses consecutivos e caído para o segundo lugar em agosto, o cavalo de Troia bancário Trickbot voltou ao topo da lista do Índice Global de Ameaças referente ao mês de setembro de 2021 da Check Point Research (CPR), divisão de inteligência em ameaças da Check Point Software.

Em CISO Advisor

Grupo REvil é hackeado por agências que combatem cibercrimes

Entidades de vários países, incluindo os Estados Unidos, fizeram uma força-tarefa para contra-atacar e “hackear os hackers” do grupo cibercriminoso de origem russa REvil.

Por Carlos Palmeira em Tecmundo


Webinar

Ransomware no Brasil: como os ataques estão se espalhando e como se proteger

  • 08 de novembro de 2021, 16h – 17h
  • Evento online via Youtube
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados