eficiência operacional

Como a segurança da internet pode melhorar a eficiência operacional da sua empresa

Quando foi a última vez que a sua empresa investiu em eficiência operacional? Este valioso indicador tem um papel fundamental na criação de estratégias voltadas para o crescimento do negócio. Sem saber como anda a eficiência operacional da sua empresa, é impossível determinar estratégias para melhorar os processos e trazer resultados ainda melhores.

Nos últimos anos, cada vez mais empresas vêm buscando formas de melhorar a sua eficiência e garantir processos inteligentes e assertivos para alcançar os seus objetivos. Um estudo elaborado pela Harvey Nash e pela KPMG divulgado em 2021 demonstrou que cerca de 65% das empresas do setor industrial buscavam investir em eficiência operacional e automação de processos.

O aumento da competitividade fez com que empresas de todos os segmentos investissem em ferramentas e recursos para garantir processos mais inteligentes e otimizados. A tecnologia avança constantemente para nos entregar soluções que facilitem a rotina e tragam mais qualidade para as atividades realizadas, e adotar essas novas tecnologias é fundamental para empresas que desejam se manter no mercado.

A eficiência operacional de um negócio deve ser uma prioridade para os seus gestores. Diante do aumento da competitividade em todos os setores, é imprescindível encontrar os recursos ideais para conseguir se destacar do mercado e entre os consumidores.

Segurança na internet: o que mudou

Desde os primórdios da internet podemos observar como a tecnologia está avançando de maneira assustadora em todos os setores. Atualmente, a chegada da inteligência artificial para acesso popular vem causando um grande rebuliço e aumentando a preocupação quanto a segurança das nossas informações no ambiente digital.

Embora sejam ferramentas muito importantes e que tenham imenso potencial de facilitar a nossa rotina e os processos no ambiente de trabalho, esses recursos também podem ser utilizados de maneira incorreta e indiscriminada, causando grandes prejuízos para os negócios.

Nesse sentido, não tratamos  apenas da inteligência artificial e outras ferramentas altamente tecnológicas. Na verdade, a maior parte dos perigos que podem afetar a sua empresa na atualidade está na utilização incorreta da internet. Mas por que é tão perigoso?

Assim como as nossas ferramentas e recursos são atualizados constantemente para entregar cada vez mais praticidade e qualidade, também evoluem a forma de contornar as nossas camadas de segurança e prejudicar as nossas informações. Você já se perguntou por que as ferramentas de Firewall e antivírus contam com atualizações constantes?

Essas atualizações são implementadas para garantir que essas ferramentas se mantenham atualizadas quanto às principais formas de invadir redes e dispositivos. Junto com as tecnologias, avançam também as formas de causar problemas e roubar informações. E como a sua empresa está se preparando para isso?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Veeam Software, cerca de 79% dos gestores de empresa apresentam uma grande insatisfação quanto a capacidade do negócio em lidar e retomar as suas atividades após sofrerem algum tipo de golpe ou ameaça cibernética.

Embora existam ferramentas voltadas para a proteção dos dados, é necessário que a estratégia de segurança seja muito mais completa para ajudar a aumentar a segurança dos dispositivos e informações que são armazenadas pela empresa.

De acordo com dados da mesma pesquisa citada acima, a proteção de dados é uma prioridade para 85% das empresas, demonstrando que a cada ano que passa cada vez mais organizações vêm buscando ferramentas tecnológicas para aumentar a segurança cibernética nas suas redes e computadores. Por esse motivo, é importante que a sua empresa também esteja ciente da necessidade de se investir em segurança digital.

Sabemos que as ferramentas tecnológicas trazidas pela transformação digital podem nos trazer inúmeras facilidades e benefícios,  e a eficiência operacional é uma delas. É muito importante que os recursos sejam utilizados de maneira inteligente para que eles possam entregar todos esses benefícios e garantir que a sua empresa tenha resultados compatíveis com seus objetivos e planejamentos. Mas como isso é possível?

Aumentando a eficiência operacional do seu negócio

Primeiramente, precisamos entender o que é a eficiência operacional. De forma simplificada, a eficiência operacional consiste na capacidade que a sua empresa possui para produzir bens ou fornecer serviços utilizando a capacidade máxima dos seus recursos e ferramentas disponíveis. Quando tratamos de recursos e ferramentas, não falamos apenas da mão de obra e da matéria-prima necessária para isso: falamos também de soluções como o acesso à internet.

Uma empresa que apresenta eficiência operacional consegue entregar uma produção superior consumindo menos recursos, entregando um desempenho superior nas suas atividades. Para isso, é necessário que haja um investimento na produtividade e nos processos dentro do negócio. A utilização inteligente de recursos de uma empresa está diretamente relacionada com a sua capacidade de utilizar essas ferramentas de maneira mais eficiente e entregar resultados superiores.

Alcançar essa eficiência operacional pode ser um verdadeiro desafio se a sua empresa não está ciente daquilo que precisa ser feito. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você:

Invista em automação

A evolução da tecnologia nos trouxe soluções que tornam a nossa rotina cada vez mais facilitada. Utilizar essas ferramentas é uma estratégia essencial para os negócios que desejam entregar resultados superiores e garantir um diferencial competitivo perante os seus concorrentes.

Investir em automação vai ajudar a sua empresa a destinar a mão de obra disponível para atividades que essencialmente precisem dela. Isso quer dizer que é possível automatizar processos para que a mão de obra humana consiga destinar as suas forças em tarefas mais importantes e essenciais para o negócio.

Padronização de processos

A padronização de processos é fundamental dentro de negócios que desejam estabelecer um patamar de qualidade em seus produtos e serviços. Através dessa padronização é possível garantir que as tarefas sejam realizadas de maneira consistente, independentemente do setor ou colaborador responsável para isso.

A padronização também está diretamente relacionada com a redução de erros dentro da sua empresa. Uma vez que os colaboradores contam com uma forma ideal para realizar tarefas, mais difícil será resultar em inconsistência nas informações e a incidência de falhas no processo será reduzida.

Essa estratégia também permite que os gestores consigam identificar possíveis erros antes que eles possam causar problemas sérios para a empresa.

Transforme a cultura organizacional

É muito importante que a sua equipe e colaboradores estejam preparados para lidar com essas mudanças. Nesse sentido, é necessário que todos estejam cientes do seu papel nesse processo e de como eles podem interferir e colaborar com essa nova demanda.

É preciso que a sua empresa funcione como um organismo vivo, sempre voltado para melhoria contínua e para os objetivos estabelecidos para o negócio. Essa cultura vai incentivar os seus funcionários a identificar possíveis processos passíveis de melhoria e investir a sua mão de obra naquilo que é mais importante para o negócio.

Utilize os recursos de maneira mais inteligente

Aqui nos referimos a todos os recursos da empresa: não só o material físico e a mão de obra, como também as ferramentas e recursos virtuais que fazem parte do negócio, como os softwares e dados, principalmente, a internet. O acesso à internet é fundamental para a realização das tarefas dentro da maioria das empresas, mas é uma ferramenta que também deve ser utilizada com mais inteligência.

Ainda que fundamental, a internet também é um recurso que deve ser utilizado com sabedoria. Por esse motivo, é importante contar com uma ferramenta de controle de acesso que ajude a destinar a internet disponível na empresa para as atividades que são realmente essenciais.

Acessos indevidos causam inúmeros problemas para a empresa, podendo favorecer a incidência de ataques cibernéticos e vazamento de dados. Além disso, esse tipo de acesso também prejudica consideravelmente a produtividade dos colaboradores, impactando nos resultados do negócio e no seu crescimento.

Por que a sua empresa deve investir em eficiência nos processos?

A eficiência operacional é o objetivo almejado por empresas de todos os segmentos e portes. Quanto mais eficiente são os processos, melhores serão os resultados da organização. A capacidade de se fazer mais com menos recursos pode ser um imenso diferencial para os negócios, resultando em diversos benefícios, como:

Agrega valor para a marca

Se a sua empresa consegue estabelecer processos mais inteligentes, reduzindo custos e desperdícios, melhor será a visibilidade da marca perante o mercado. Existe uma grande preocupação com a utilização indevida de recursos, e quanto mais estratégica for a sua empresa diante dos seus processos, melhor será a imagem dela e o seu diferencial competitivo.

Gera valor para o cliente

Focar em estratégias que ajudem a estabelecer processos mais assertivos, pode ajudar a direcionar os esforços da sua equipe para a geração de valor para os clientes. Ao focar na experiência de consumo desses clientes, melhor será a chance de fidelização na sua marca.

Através da eficiência operacional, os gestores poderão direcionar a mão de obra disponível para estratégias que agreguem valor e contribuam para o crescimento do seu negócio.

Aumento da produtividade

Quando o assunto é utilização inteligente da internet da empresa, a produtividade é uma das maiores vantagens alcançadas. Isso porque os colaboradores vão deixar de realizar acessos indevidos para focar naquilo que é realmente importante para o negócio, reduzindo a chance de erro e atrasos na demanda.

A utilização inteligente dos recursos ajudam a trazer mais agilidade e praticidade para o dia a dia, facilitando a comunicação transparente e aumentando a satisfação profissional dos colaboradores.

Melhor diferencial competitivo no mercado

Sabemos que empresas que investem em processos mais inteligentes conseguem entregar produtos e serviços de qualidade para os seus consumidores. Quanto mais inteligente otimizado for os seus processos, melhor será a imagem da sua marca perante o mercado e os consumidores.

O equilíbrio da relação de oferta dos seus produtos e serviços com a redução de custos e a eficiência operacional pode fazer toda a diferença para as empresas que buscam crescimento.

Como as ferramentas de tecnologia podem contribuir com esse processo?

Como tratamos acima, a tecnologia tem um papel fundamental no bom andamento das atividades das empresas na atualidade. É muito difícil pensar em um negócio que possa ser mantido em atividade sem ajuda de algum recurso tecnológico.

Isso quer dizer que, empresas que investem em tecnologia apresentam uma grande preocupação com a qualidade daquilo que é oferecido no mercado e com a percepção do consumidor perante a sua marca. Existem ferramentas de todos os tipos que podem ser utilizadas para agregar valor e trazer mais qualidade para os processos dentro de um negócio, e cabe aos gestores determinar qual a ferramenta ideal para alcançar esse objetivo.

Quando o assunto é controle de acesso à internet e segurança cibernética, é fundamental contar com a ferramenta correta para garantir os resultados esperados. É necessário que os gestores entendam quais as necessidades da empresa e quais são os recursos que podem fazer diferença para os seus processos.

Sabemos que a internet é um ambiente repleto de ameaças que podem causar problemas de todos os tipos para o seu negócio. Utilizar esse recurso de forma estratégica e inteligente pode não só aumentar a produtividade da sua equipe, como também contribuir para a segurança cibernética do seu negócio.

Isso porque existem inúmeras ameaças rondando o ambiente digital, e manter os seus colaboradores longe desse tipo de risco faz toda a diferença na proteção das suas informações. Garantir mais segurança para suas redes e dispositivos vai ajudar a sua empresa aumentar a sua eficiência operacional e evitar os principais problemas causados pela utilização indevida deste recurso.

As consequências causadas pelos golpes cibernéticos mais aplicados na atualidade podem ser fatais para o seu negócio. Existe uma preocupação crescente com a proteção das informações e a forma com a qual a empresa lida com os dados armazenados. Descumprimentos ou falhas na segurança podem causar multas astronômicas e prejudicar a imagem do seu negócio no mercado.

Por conta disso, quanto mais a sua empresa investir em tecnologias voltadas para a segurança da internet, maiores serão as suas chances de crescimento no mercado.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados