bloquear sites na sua empresa

Bloquear sites na empresa: como proteger o seu negócio contra vazamento de dados

O vazamento de dados internos de uma empresa pode gerar inúmeros prejuízos e um impacto imensurável para o negócio. Além de expor informações confidenciais sobre colaboradores, gestores, sócios, fornecedores e clientes, esse tipo de problema pode danificar a imagem do negócio no mercado e gerar diversas penalidades. Por essa razão, bloquear sites na empresa é uma prática que vem sendo cada vez mais aplicada na atualidade.

Imagine as informações mais importantes referentes ao seu negócio caindo nas mãos de pessoas com intenções maliciosas ou os seus projetos futuros sendo expostos para os seus concorrentes? É uma situação que só de imaginar já nos causa calafrios.

Por esse motivo, os gestores devem implementar todas as medidas necessárias para evitar o vazamento de informações e garantir a confidencialidade dos dados armazenados pelo negócio. Nenhuma empresa quer ter a sua credibilidade afetada e nem perder clientes por conta de um problema desse tipo.

Assim como a qualidade dos produtos e serviços oferecidos deve ser uma prioridade para os negócios, as empresas também devem investir na segurança da informação para que possam se manter competitivas no mercado e contribuir para um crescimento real e substancial.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SurfShark ( empresa especializada em privacidade de informações), o Brasil ocupou o 12º lugar entre os países com a maior quantidade de ocorrência de vazamento de dados no primeiro semestre do último ano. Embora o país tenha apresentado uma melhoria nesta colocação comparativamente com as pesquisas anteriores, é um dado que nos causa muita preocupação e evidencia a necessidade de se adotar recursos e ferramentas voltados para a proteção dos dados.

No período seguinte, a situação ficou ainda pior. O país saltou para o 6º lugar, como podemos ver nessa matéria:

Vazamento de informações confidenciais: o grande perigo da modernidade

Quando tratamos de vazamento de informações, a nossa primeira reação é de preocupação. O vazamento de dados, pensando apenas como uma pessoa, é um problema que pode causar um grande impacto na vida e rotina de alguém. Agora imaginando esse vazamento na escala de uma empresa ou organização, esses problemas serão maximizados e o impacto será ainda mais brutal.

Os principais riscos no vazamento de informações são:

Divulgação de dados confidenciais

Existem tipos de informações que são armazenadas por empresas que podem representar um grande risco para os seus respectivos detentores. que você consiga visualizar o impacto desse tipo de vazamento, imagine que uma empresa de seguro de saúde acabe tendo seus dados desviados e essas informações se tornam públicas.

Empresas desse tipo armazenam além das informações de contato, endereço e dados financeiros, informações sobre problemas de saúde e outros aspectos sensíveis das pessoas. Suponhamos que essas informações possam ser vendidas de forma irregular para empresas ilegais, golpistas e criminosos.O impacto causado na vida de cada uma dessas pessoas pode ser irreversível.

Embora o principal alvo desse tipo de vazamento seja a obtenção de dados pessoais, toda e qualquer informação confidencial pode ser utilizada de forma criminosa, impactando a vida das vítimas e acarretando inúmeros problemas para a empresa que estava responsável por esses dados.

Vazamento de informações financeiras

Com a tecnologia, surgiram soluções muito eficientes para os negócios e para as pessoas, facilitando o pagamento de contas e transferências bancárias, por exemplo. Mas esses benefícios também podem ser um risco quando essas informações caem em mãos erradas.

De posse de dados financeiros de terceiros, os cibercriminosos podem realizar a aplicação de números tipos de golpes que nem sempre podem ser revertidos pelas instituições bancárias. Empréstimos irregulares, transferências bancárias, compras no cartão de crédito, e muitas outras práticas podem ser aplicadas por cibercriminosos.

Acesso a informações corporativas

Para conseguir se manter competitiva no mercado, uma empresa precisa de uma estratégia bem pensada e consolidada para se destacar perante a concorrência. Essas estratégias devem ser apenas de conhecimento dos gestores e responsáveis pelo negócio, e o vazamento desses dados resulta em um grande impacto no crescimento dessa empresa.

Além disso, também podem ser vazados dados financeiros sobre a rentabilidade da empresa, divulgação de conteúdos que impactam em futuros negócios, relatório de resultados, e muito mais.

Impacto à reputação da empresa

Um negócio que não consegue manter confidenciais as informações armazenadas de colaboradores, parceiros e clientes, pode não ser mais considerado uma empresa consolidada. Pensando como clientes e consumidores, sabemos que uma empresa que sofreu com vazamento de dados pode não ser a melhor escolha para contratação ou negócios.

Por esse motivo, investir em ferramentas e recursos que ajudem a aumentar a segurança e manter a confiabilidade dos dados deve ser uma estratégia primordial para os negócios que desejam manter o seu posicionamento no mercado e evitar impactos à sua imagem.

Penalização imposta pela LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados foi uma legislação criada para aumentar a segurança e proteger os proprietários dos dados. Por essa razão, essa lei traz em seu conteúdo diversas penalidades que podem ser aplicadas às empresas que não tratam e manipulam os dados armazenados da maneira correta.

Essas penalidades podem envolver, além da interrupção das atividades, multas financeiras que podem chegar a valores astronômicos, causando um grande impacto na saúde financeira de um negócio.

O bloqueio de sites é benéfico?

Como já discutimos em outros artigos relacionados ao tema, bloquear sites na empresa é uma estratégia que pode agregar diversos benefícios para o negócio. Isso porque, além de monitorar de forma mais eficiente os principais requisitos de segurança e sistemas do negócio, o bloqueio de site também é uma estratégia voltada para a melhoria da produtividade e para a entrega de resultados cada vez melhores pelos colaboradores.

Dessa forma, podemos citar como os principais benefícios do bloqueio de sites dentro da empresa os seguintes fatores:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria do foco;
  • Mais qualidade na entrega do trabalho;
  • Aumento da proteção contra sites perigosos e maliciosos;
  • Redução da incidência de ataques cibernéticos;
  • Menor contaminação por malwares, vírus e outros arquivos nocivos;
  • Mais confiabilidade nos processos;
  • Redução de custos com manutenção dos equipamentos da empresa;
  • Utilização mais inteligente dos recursos do negócio;
  • Monitoramento assertivo do comportamento digital dos colaboradores;
  • E muito mais.

Sabemos que a maioria das empresas conta com uma Política de Utilização da Internet voltada para a orientação dos colaboradores quanto ao uso correto desta ferramenta. Porém, em muitos casos essa política não é seguida à risca, causando mais vulnerabilidades e colocando a confidencialidade das informações armazenadas em perigo.

É muito importante que os colaboradores entendam a importância de se bloquear sites na empresa, e os seus respectivos papéis na manutenção da segurança e proteção dos dados do negócio. Quanto mais instruída for a sua equipe, mais equilibrada e harmônica será a rotina dentro do ambiente de trabalho.

O bloqueio de sites, além de garantir mais segurança para o negócio e as informações, também é um valioso aliado na produtividade da equipe. E esse benefício funciona como uma reação em cadeia: o controle de acesso à internet ajuda a reduzir o desperdício de tempo, que por consequência aumenta a produtividade dos colaboradores e resulta em benefícios para todas as partes.

É essencial contar com a melhor ferramenta

Embora existam no mercado diversos recursos criados para bloquear sites na empresa, é necessário que os gestores encontrem uma solução que consiga atender a todas as suas necessidades de forma prática e simplificada. Isso quer dizer que, mesmo que o bloqueio manual seja possível, pode não ser uma estratégia completa para os negócios que querem aumentar a sua segurança.

Assim como é necessário investir em qualidade para os seus produtos e serviços, também é importante investir na segurança digital e na proteção das informações que são armazenadas pelo negócio. Além de contar com uma Política de Uso da Internet que ajude a orientar os colaboradores sobre a melhor conduta a utilizar essa ferramenta, também é imprescindível utilizar a ferramenta correta para aumentar essa proteção.

Além disso, com o recurso ideal, a empresa também consegue aumentar a produtividade e tornar os seus resultados ainda melhores. a internet, ainda que indispensável, é um ambiente repleto de ameaças e armadilhas, que podem causar prejuízos imensuráveis para um negócio.

Controlar os acessos realizados com a ferramenta certa, vai ajudar a sua empresa a eliminar o desperdício de tempo e trazer mais qualidade para as atividades realizadas.

Como proteger melhor as informações

Como vimos, além de contar com uma Política de Uso da Internet consolidada e estabelecer um processo de capacitação e conscientização dos colaboradores, a empresa também precisa escolher uma ferramenta de controle de acesso que ajude a manter as suas informações protegidas.

Sabemos que boa parte dos problemas de segurança na internet podem ser causados por erros e falhas humanas nos processos da empresa. Bloquear sites na sua empresa pode ser a melhor estratégia para conseguir manter os seus funcionários longe de problemas e evitar os riscos que o ambiente digital pode proporcionar.

Com inúmeros golpes financeiros e cibernéticos que podem ser aplicados utilizando informações confidenciais, combater o vazamento de dados deve ser uma prioridade para os gestores.

Precisamos ressaltar a necessidade de contar com uma ferramenta completa que seja capaz de atender a todas as necessidades do seu negócio no que se refere à segurança digital. Com o avanço da tecnologia e com cada vez mais recursos voltados para otimização de tarefas, a proteção dos dados armazenados deve ser tida como um aspecto central da estratégia de segurança do seu negócio.

Além de todos esses fatores, a sua empresa também precisa implementar uma política de backup que garanta que todos os dados sejam armazenados em uma cópia de segurança caso o pior aconteça.

Assim como os recursos são desenvolvidos diariamente para trazer resultados para as nossas tarefas, também avançam as formas de invadir o sistema e roubar as informações. Quanto mais protegida a sua empresa tiver, menores serão as chances desses dados serem vazados, sequestrados (como no golpe de ransomware) ou utilizados de forma maliciosa.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados