trabalho remoto

Produtividade no trabalho remoto: como manter seus colaboradores engajados e motivados

Nos últimos anos, o trabalho remoto ganhou cada vez mais visibilidade, principalmente por conta dos benefícios que ele pode proporcionar para a empresa e para o colaborador. Essa modalidade de trabalho traz uma grande economia de recursos para a empresa, além de eliminar a necessidade de deslocamento dos trabalhadores.

Contudo, ainda existem alguns desafios a serem superados quando o assunto é home office. Além de ser necessário encontrar ferramentas para melhorar o engajamento entre as equipes, os gestores também precisam se preocupar com a produtividade entregue por esses funcionários. Uma vez que esses trabalhadores não se encontram no ambiente da empresa, fica muito difícil monitorar as suas tarefas e ajudá-los a manterem o foco no que é realmente importante para o negócio.

Utilizando as estratégias certas, é totalmente possível ter uma maior produtividade dentro dessas condições de trabalho. Aprenda mais sobre esse assunto nesse artigo que preparamos para você!

O crescimento do trabalho remoto

Como dissemos anteriormente, o trabalho remoto é uma modalidade de trabalho que consegue agregar muitos benefícios e vantagens para a organização. Essa opção de jornada de trabalho apresentou um grande crescimento nos últimos anos, na maior parte por conta da pandemia da Covid-19.

Isso porque, diante deste novo cenário, as empresas precisaram encontrar recursos e ferramentas que as ajudassem a se manter em atividade respeitando as normas sanitárias vigentes durante esse período. Com a necessidade de isolamento social, a maior parte dos negócios não conseguiu manter as suas portas abertas durante esse período, de forma que o trabalho remoto se mostrou uma solução altamente eficiente e produtiva.

Por conta dos benefícios experimentados durante este período, muitas empresas optaram por adotar o trabalho remoto como uma modalidade permanente para os seus colaboradores. Dessa forma, foi possível manter a economia de recursos proporcionada por essa opção e garantir a estabilidade da sua equipe. Veja mais algumas vantagens que esse regime de trabalho pode proporcionar para o seu negócio:

Pensando pelo lado do trabalhador, o trabalho remoto permitiu que eles conciliassem o seu tempo com a família juntamente com a sua jornada de trabalho. Por essa razão, a maior parte dos colaboradores que trabalhavam em regime remoto durante a pandemia acabaram por optar em manter essa modalidade após a retomada das atividades presenciais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em 2018 apenas 5,2% dos trabalhadores no Brasil atuavam em regime de trabalho remoto. Diante da nova realidade Mundial, em 2011 esse número conseguiu chegar a 11% e vem crescendo cada vez mais.

Aproximadamente, 90% das empresas precisaram aderir a esta modalidade de trabalho durante a pandemia para conseguir se manter ativa (dados da FIA Employee Experience).

Diante da necessidade de adaptação, as empresas conseguiram incluir a modalidade de trabalho remoto nas suas atividades em poucos dias, demonstrando que essa estratégia não só é possível como também muito prática. Contudo, ainda existem muitas empresas que estão reticentes quanto a essa modalidade de trabalho por conta da produtividade entregue pelos colaboradores.

Mas este problema é muito fácil de ser resolvido, e vamos te mostrar como.

O segredo do controle da produtividade entre os trabalhadores em regime de trabalho remoto está no monitoramento das suas atividades. Mesmo quando funcionários trabalham no ambiente da empresa, é natural que em determinados momentos do dia eles deixem de fazer as atividades essenciais por conta das distrações no ambiente digital.

Ainda que a internet seja uma ferramenta essencial para a realização da maior parte das tarefas dentro de uma empresa, ela também é um recurso que prejudica o foco e a produtividade dos seus trabalhadores. É muito importante contar com ferramentas que ajudem a controlar os acessos e monitorar as atividades no ambiente digital para que a empresa não sofra prejuízos e queda de produtividade.

O comportamento dos trabalhadores se transformou nos últimos anos

A produtividade entregue pelos funcionários em regime de trabalho remoto é um dos fatores que mais incomodam os gestores e causam uma certa resistência na adoção dessa modalidade. É natural que os trabalhadores encontrem alguma dificuldade para se organizar e manter o foco no regime de trabalho remoto e é papel da empresa auxiliá-los a se adaptar a esse processo.

Sabemos que a produtividade do trabalhador brasileiro não está entre as melhores do mundo. Com o surgimento de cada vez mais ferramentas a serem utilizadas no ambiente digital, como plataformas de streaming, redes sociais, jogos online e outras, muitas pessoas vem apresentando uma certa dificuldade em manter o foco naquilo que é estrategicamente importante para o negócio.

Distrações ao longo do dia são comuns, mas com os recursos e a estratégia correta é possível eliminar esses inimigos da produtividade e garantir resultados cada vez melhores. Apesar das vantagens que o regime de trabalho remoto proporciona tanto para empresa quanto para colaborador, é importante se manter atento aos problemas que podem surgir com esse tipo de trabalho.

Por conta da distância e da falta de contato com as outras pessoas da equipe, os colaboradores em regime remoto podem se sentir isolados e deixar de produzir o que é esperado pela empresa. É necessário, portanto, estabelecer algumas estratégias que ajudem a engajar e motivar esses colaboradores, para que eles se sintam parte da equipe e consigam trabalhar com excelência.

Como aumentar a produtividade no trabalho remoto?

Existem algumas estratégias que podem ajudar os seus trabalhadores a se manterem motivados e produtivos mesmo em regime de trabalho remoto. Veja a seguir algumas dicas que preparamos exclusivamente para você:

Estimule a colaboração

Quando uma equipe se encontra fisicamente separada ,fica muito difícil estimular a colaboração e a troca de ideias. É necessário que os gestores consigam engajar esses colaboradores entre si para que haja uma troca de informações coesa e transparente. Cada membro da equipe precisa entender que o seu papel é valioso e que as suas ideias podem agregar muito valor ao resultado do negócio. Contar com ferramentas para a troca de informações pode ser essencial para alcançar esse objetivo.

Organização e planejamento

Dependendo do ramo de atividade da empresa, os colaboradores podem atuar em jornadas de trabalho muito distintas, prejudicando o bom andamento das atividades. Por essa razão, é necessário que tanto os gestores quanto as equipes saibam planejar e organizar as suas demandas de acordo com a prioridade e a necessidade. Existem atualmente diversos aplicativos e ferramentas de gestão que podem ajudar a manter tarefas em dia.

Transparência

É muito importante que todos os membros da equipe saibam tudo que acontece dentro da empresa para que consigam executar as suas tarefas com excelência. Para isso, a empresa precisa realizar uma troca de informações constante entre os e membros da equipe para conseguir organizar as tarefas e verificar a progressão das atividades.

Cada membro da equipe precisa saber exatamente quais são as suas atribuições e responsabilidades para que não ocorram erros ou atrasos na entrega das demandas. Porém, é necessário tomar muito cuidado com o excesso de reuniões realizadas, para que isso não impacte na produtividade no final do dia.

Invista em ferramentas tecnológicas

Contar com a ajuda da tecnologia pode fazer toda a diferença quando o assunto é aumentar a produtividade durante o trabalho remoto. Como mencionamos, existem diversas ferramentas e recursos que podem ser utilizados para a gestão de projetos e organização das tarefas da sua equipe. Além disso, também existem ferramentas voltadas para a gestão de acessos do comportamento online dos seus colaboradores, como é o caso das Ferramentas da Lumiun ( Lumiun Box e Lumiun DNS).

Com a ajuda dessas ferramentas, os gestores conseguem estabelecer regras de acesso e monitorar as atividades realizadas no ambiente digital pelos colaboradores. Dessa forma, é possível evitar a perda de produtividade e garantir resultados cada vez melhores no trabalho em Home Office.

A solução está na tecnologia

Tanto os problemas de comunicação e engajamento, como a produtividade podem ser resolvidos utilizando a ferramenta correta dentro da sua empresa. É necessário que os gestores saibam exatamente onde está o problema para que sejam implementadas as soluções ideais para o negócio.

Por esse motivo, é necessário que haja uma análise completa de como está o andamento das atividades dentro do negócio e quais são os principais problemas  enfrentados pela organização. Existem soluções específicas que podem ajudar a sua empresa a contornar os vilões da produtividade e agregar ainda mais rentabilidade para o negócio.

Feita esta análise, é possível implementar soluções eficientes e assertivas que podem contribuir para o aumento da produtividade e para a melhoria do engajamento dos colaboradores.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados