ameaças cibernéticas dns

Como prevenir ameaças cibernéticas utilizando a camada DNS?

As ameaças cibernéticas vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos principalmente por conta da sua capacidade de causar prejuízos para as empresas. Por conta dessas ameaças, uma estratégia de cibersegurança utilizando a camada DNS, por exemplo, é um dos aspectos mais importantes dentro das empresas modernas.

Os ataques cibernéticos estão cada vez mais complexos e eficientes, e é responsabilidade do setor de TI garantir as ferramentas corretas para bloquear essas ameaças e evitar os problemas causados pelos cibercriminosos. Para te ajudar a entender melhor como essas ameaças podem ser perigosas, separamos aqui as principais ameaças da segurança cibernética e o papel da filtragem DNS na segurança digital do seu negócio. 

O que é a filtragem DNS?

O Filtro DNS é uma ferramenta de segurança baseada no sistema de nomes de domínio DNS. Esse sistema funciona como um conversor digital de endereços na internet, ou seja: ele transforma os endereços de IP em nomes de domínio. Graças a esse sistema não é necessário memorizar e digitar o endereço de IP para conseguir acessar um site ou página da web.

O filtro DNS funciona como uma camada extra de segurança entre os usuários e as ameaças que permeiam a internet, ajudando a bloquear sites nocivos e protegendo as informações que são armazenadas pela organização. Essa filtragem funciona com base em políticas pré-definidas, ajudando a empresa a se manter segura e bloquear as ameaças que podem causar qualquer tipo de prejuízo para o negócio.

Com ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas, o sistema de filtragem DNS vem se mostrando uma estratégia eficiente e completa para evitar páginas maliciosas de forma preditiva ou que possam causar algum tipo de problema para o negócio.

Quer aprender mais sobre o funcionamento do DNS? Descubra mais aqui:

Principais ameaças cibernéticas da atualidade

Como dissemos anteriormente, existem inúmeras ameaças cibernéticas rodeando a internet, cada qual com  objetivos distintos e prejuízos imensuráveis. Bloquear esse tipo de ameaça é fundamental para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado e garantir que os dados armazenados se mantenham confidenciais.

Com o surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados contar com ferramentas de segurança tornou-se parte da estratégia de uma empresa. É imprescindível adotar soluções completas que ajudem a manter os usuários longe de problemas e bloquear preditivamente possíveis acessos considerados perigosos para o negócio.

Veja a seguir as principais ameaças da segurança cibernética que podem causar problemas para sua empresa:

Ataque de phishing 

O ataque de phishing é uma das ameaças mais antigas da internet e até hoje faz  vítimas de diversas formas. Via de regra, esse tipo de ataque costuma ser realizado com a utilização de e-mails falsos disfarçados de empresas e contatos legítimos.

Através desses e-mails, os cibercriminosos conseguem coletar dados confidenciais, informações de acesso ou dados bancários para favorecer a aplicação de outros golpes. É muito comum que nos golpes de phishing, o cibercriminoso redirecione o usuário para sites falsos ou incitem o download de arquivos maliciosos, que podem favorecer a segunda ameaça cibernética dessa lista.

Contaminação por vírus e malware

Os malwares são softwares maliciosos que podem causar prejuízos de todos os tipos para as empresas. Dentre os programas utilizados pelos criminosos podemos mencionar os utilizados para o monitoramento de comportamento na internet (spyware), comprometimento dos dispositivos ou programas voltados para o roubo de dados.

Embora os antivírus sejam ferramentas indispensáveis para evitar esse tipo de contaminação, a sua estratégia deve contar com recursos de segurança mais específicos que ajudem a bloquear esse tipo de aplicação antes que ela consiga causar problemas ao seu dispositivo. Além de favorecer a perda de dados, a contaminação por malware também pode causar indisponibilidade e perda da rentabilidade do seu negócio.

Ataque Man in the middle

No ataque do tipo Ataque Man in the middle, os cibercriminosos conseguem interceptar as comunicações realizadas entre duas pessoas ou dispositivos. O principal objetivo dessa estratégia é conseguir coletar dados confidenciais ou obter acesso não autorizado a sistemas e dispositivos empresariais.

Esse tipo de ataque é muito utilizado entre cibercriminosos que realizam espionagem empresarial e industrial. Bloquear esse tipo de interceptação é fundamental para manter os dados sempre protegidos e confidenciais.

Vulnerabilidade de dia zero

Após o lançamento de aplicações e softwares  é natural que alguns erros sejam descobertos conforme os usuários começam a utilizar a ferramenta, sendo necessário um tempo viável para a descoberta e resolução do problema. Nesse caso, os cibercriminosos buscam explorar vulnerabilidades entre o intervalo entre a descoberta e a resolução do problema em softwares ou hardwares.

Embora esse processo possa acontecer em um tempo muito curto, os cibercriminosos ainda conseguem obter vantagens aproveitando esse despreparo momentâneo. Para isso, esses hackers acompanham o lançamento das ferramentas e as exploram para obter vantagens em suas possíveis vulnerabilidades de dia zero.

Como a filtragem DNS pode prevenir ameaças cibernéticas

Como vimos acima, um Firewall DNS consegue atuar de maneira preditiva na estratégia de segurança cibernética da sua empresa. Dessa forma, o DNS consegue mitigar as ameaças antes mesmo delas causarem problemas reais para sua organização.

Diante de um cenário onde as ameaças cibernéticas vem causando problemas cada vez maiores para as empresas, contar com a ferramenta de segurança ideal é fundamental para manter a sua empresa ativa e competitiva no mercado. Embora existam inúmeras ferramentas de segurança disponíveis no mercado, é essencial encontrar aquela que melhor atenda as necessidades do seu negócio e consiga entregar toda a funcionalidade que a sua empresa precisa.

A filtragem de DNS é uma ferramenta altamente eficiente e que consegue entregar excelentes benefícios para a sua organização. Adotar uma solução completa pode agregar ainda mais proteção para as redes e dispositivos da sua empresa, evitando os principais problemas decorrentes dos ataques cibernéticos.

 

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados