firewall dns

Firewall DNS para quê?

Para início de conversa, antes de esclarecermos sobre a função e a importância de um firewall e de um filtro DNS para empresas e organizações, precisamos definir o que é firewall e o que é filtro DNS.

O que é firewall?

O que é firewall?

Um firewall é um hardware e/ou software que monitora e controla o fluxo de acesso a dados e à internet em rede, de acordo com a política de segurança de cada empresa.

Acima de tudo, um firewall viabiliza filtrar o tráfego de entrada e saída e conceder ou impedir acessos específicos e maliciosos, em acordo com o conjunto de regras legais e/ou previamente definidas.

A saber, a origem do termo firewall explica bem o seu conceito. Em síntese, a palavra surgiu no século XVII, para identificar um tipo de parede que impedia a propagação do fogo e aumentar a segurança das construções.

Por analogia, quando configurado corretamente, o firewall funciona como uma camada adicional de proteção contra investidas maliciosas externas e aumenta a segurança da rede, equipamentos, sistemas e informações.

Seguramente, o firewall é uma das principais defesas no perímetro de uma rede privada e um componente essencial na proteção contra tráfego indesejado e tentativas de invasão.

O que são DNS e filtro DNS?

O que são DNS e filtro DNS?

A sigla DNS, que vem do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios). É um sistema que “traduz” os nomes de domínios (hosts) para endereços IP.

Na prática, o DNS facilita o uso da Internet. Sobretudo, porque é um serviço que possibilita digitar apenas um nome na barra de endereços do navegador para acessar o site pretendidowww.lumiun.com, por exemplo.

Em nosso exemplo, não é necessário informar um número IP (200.154.39.214), uma combinação numérica de difícil memorização. No final das contas, conhecer, ou não, sobre DNS não exige nem afeta o dia a dia das empresas.

Já o filtro DNS é uma solução para gerenciar regras de acesso baseado em consultas de DNS, sobre a qual algumas noções básicas, são, sim necessárias.

Afinal de contas, em todo e qualquer acesso e fluxo de dados e informações, desde simples redes domésticas até as grandes redes corporativas e a própria internet, existem endereços IP envolvidos.

Por isso, um mínimo de entendimento sobre filtragem DNS é importante na hora de definir e hierarquizar regras, controles e riscos sobre dados. Uma vez que, na internet, é muito difícil, mas superimportante, determinar, monitorar e controlar o fluxo e o tráfego dos acessos.

De fato, uma necessidade que objetiva proporcionar segurança dos fluxos e do tráfego, desde a origem até o destino, apenas em endereços interessantes e úteis e, não, em nocivos e maliciosos.

E firewall DNS, o que é?

E firewall DNS, o que é?

Na verdade, o mais correto e usual é falar em DNS firewall. Pois, como acabamos de ver, firewall e filtro DNS existem distinta e separadamente.

Então, firewall DNS ou DNS firewall, é um passo adiante na evolução dos processos que garantem a segurança, o controle e o monitoramento dos fluxos de acesso a dados e à internet em rede.

Diferentemente de um firewall tradicional o DNS firewall, além de bloquear e redirecionar usuários a fim de evitar o acesso sites maliciosos, também age de forma mais ampla, em camada e fases diferentes do DNS, evitando a perda, bloqueio ou o comprometimento de dados.

Em princípio, essa tecnologia permite uma vantagem que oportuniza mais dados sobre as ameaças, auxilia a isolar dispositivos comprometidos e mantém visíveis e atualizadas as informações sobre os ataques maliciosos, por meio de um feed de ameaças automatizado, mesmo com a criptografia de ponta a ponta.

Por que é importante uma solução DNS firewall?

Por que é importante uma solução DNS firewall?

Além de prevenir o roubo de identidade, proteger contra a instalação de malware e monitorar o bloqueio ou a perda de dados e informações, otimizar a carga tributária e aumentar a produtividade, uma solução firewall DNS ainda amplia a segurança ao:

ORIENTAR O USUÁRIO FINAL – A possibilidade de poder demonstrar e explicar ao usuário final os riscos evitados, é pedagógica. Nesse sentido, o objetivo é informar para conscientizar para prevenir riscos e perigos virtuais.

RESGUARDAR O TIME – Um firewall DNS minimiza riscos e, também, maiores dificuldades e transtornos caso haja o comprometimento da rede. Um alívio para as empresas e para as equipes, que podem focar em resolver outras questões igualmente urgentes.

GERAR INSIGHTS E PROATIVIDADE – Quanto maior for a transparência e melhor a gestão da comunicação, maior será a agilidade na tomada de decisões e na intervenção e, consequentemente, menores serão os riscos e os momentos em crise.

SER SIMPLES PARA INSTALAR E MANTER – Depois de configurado, o firewall DNS protege a rede e dispositivos de ataques maliciosos. A atualização contínua é outro fator que permite dispensar constantes upgrades.

PROTEGER AS MARCAS – O impacto de vazamentos e falhas de segurança podem arruinar um negócio e uma reputação. Investir em segurança conserva o valor das marcas e das empresas.

BARATEAR O VALOR DO SEGURO DE RISCOS CIBERNÉTICOS – O preço e os custos decorrentes de um seguro, normalmente, não são previstos nem planejados. Todavia, um DNS firewall é uma tecnologia que garante descontos e redução do valor do seguro contra riscos cibernéticos.

O que é Lumiun?

O que é Lumiun?

A Lumiun Internet Security é uma empresa que entrega soluções efetivas de gestão e segurança da internet para sua empresa, seu provedor ou sua família: o Lumiun Box e o Lumiun ISP.

Todos os dias desde 2016, a startup brasileira, inegavelmente, ajuda a milhares de usuários ao desenvolver e aprimorar soluções baseadas em filtragem DNS. Não só melhora a segurança e controle do acesso à internet, bem como a produtividade de seus clientes e parceiros.

Só para ilustrar, a Lumiun Internet Security é responsável por controlar e monitorar mais de 23 milhões de acessos por dia! Como resultado, cumpre com sua missão e propósito ao bloquear, diariamente, mais de 4,5 milhões de requisições nocivas.

Lumiun Box

Lumiun Box é um serviço baseado em nuvem que utiliza o sistema de DNS para oferecer segurança e controle de acesso à internet.

Ao mesmo tempo, torna a rede mais segura e a equipe mais produtiva ao filtrar os domínios que podem, ou não, ser acessados.

VPN Empresarial do Lumiun Box é uma solução que aproxima os colaboradores externos e junta todos em uma única rede. Da mesma forma, esse processo contribui para aumentar a segurança e a produtividade.

A sigla VPN, que significa Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), é uma tecnologia que utiliza a internet para conectar um grupo de computadores e, acima de tudo, manter a segurança dos dados que trafegam em rede.

Além disso, a pandemia tornou essa tecnologia ainda mais relevante. Especialmente por conta do trabalho remoto, em regime de home office.

Clique aqui e conheça mais detalhes sobre COMO FUNCIONA O LUMIUN BOX e quais os benefícios e vantagens de controlar o acesso à internet em ambientes corporativos.

Lumiun ISP

Lumiun ISP é um filtro de DNS em formato SVA para provedores de internet. Sem dúvida, um serviço inovador que gera valor a provedores e assinantes.

O Lumiun ISP, que funciona por meio de filtragem das consultas DNS, não apenas é útil e seguro para o assinante, como também é justo, descomplicado e lucrativo para o provedor ISP.

Principalmente, porque o formato SVA (Serviço de Valor Adicionado), que compreende toda e qualquer prestação de serviço auxiliar à atividade de telecomunicações, oferece os benefícios de segurança, proteção e controle no uso da internet pelo assinante.

Com toda a certeza, um dos grandes diferenciais da solução Lumiun ISP é que ela é totalmente White Label.

Isto é, o provedor pode personalizar todo o produto com seu logotipo, suas cores, as imagens que escolher e suas informações e dados, incluindo o painel de controle. Dessa forma, o assinante visualiza a solução Lumiun ISP como um recurso nativo provedor.

Clique aqui e descubra os outros dois GRANDES DIFERENCIAIS DO LUMIUN ISP em relação a outros SVAs.

DNS Firewall para quê?

DNS Firewall para quê?

Com toda a certeza, sua empresa precisa da proteção de um firewall DNS.

A menos que não existam equipamentos, ou que eles e seus sistemas e redes sejam permanentemente isentos de vulnerabilidades (tanto as antigas quanto as ainda não descobertas), ou se acaso os dados e as informações em circulação sejam totalmente irrelevantes, somente nessa situação, você poderá dispensar um firewall DNS.

É responsabilidade dos gestores e dos profissionais de TI adotar, manter e revisar as ações voltadas para a proteção das informações empresariais. Proteger o perímetro da rede da empresa é uma ação importante para a segurança da própria rede e das informações que trafegam nela.

Para a implementação de um novo firewall DNS, de forma precisa e efetiva, com menos transtornos e complicações, busque entender qual solução é mais adequada para o porte e o perfil de sua empresa.

Recursos como políticas de configurações predefinidas, modelos de regras de DNS firewall, gerenciamento via painel em nuvem e suporte técnico permanente, são boas práticas de segurança na internet.

De fato, fazem toda a diferença na implantação e operação de uma solução segura e confiável de firewall DNS.

Posts Relacionados