intelbras

Controle e Segurança da Internet com Roteadores Intelbras

A segurança e controle são pontos importantes quando pensamos em redes, para proteger os dados contra ataques cibernéticos e acessos indevidos. Este artigo explora como é possível aumentar o controle e segurança da internet com roteadores Intelbras. Destacaremos algumas características que permitem aumentar a proteção da sua rede contra conteúdos nocivos.

Sobre a Intelbras

A Intelbras é uma empresa brasileira com 45 anos de história, esta presente em inúmeros setores de tecnologia, desde segurança eletrônica e redes, até energia solar. A seguir, vamos falar sobre os equipamentos de redes Intelbras.

A Intelbras possui algumas linhas de roteadores, voltados para empresas tanto como domésticos. Eles possuem inúmeras e inclusive algumas funções de bloqueios de acesso próprio, porém não são intuitivas e totalmente funcionais. Portanto, neste artigo vamos apresentar algumas alternativas para facilitar o controle e segurança da interent com roteadores Intelbras.

Como aumentar a segurança da internet através do controle de acesso à internet

Existem algumas maneiras de realizar o controle de acesso e juntamente a isso aumentar a segurança na sua rede. Há algumas empresas com ideias e tecnologias voltadas a esse propósito, vamos apresentar algumas delas para você.

  1. OpenDNS: é um provedor de serviços de DNS que oferece opções de filtragem de conteúdo. Você pode configurar o seu roteador Intelbras para usar os servidores DNS do OpenDNS e ativar as opções de filtragem de conteúdo desejadas.
  2. DNS Filter: é mais um provedor de serviços de DNS que oferece opções de filtragem de conteúdo além das categorias de segurança. Você pode configurar o roteador Intelbras para usar os servidores DNS do Filter DNS, vincular o IP na plataforma e ativar as opções de filtragem de conteúdo desejadas.
  3. SafeDNS: Também é um provedor de serviços DNS, possui um filtro web básico, é possível configura-lo em seu Intelbras facilmente.
  4. Lumiun DNS: é um sistema desenvolvido pela Lumiun, uma empresa brasileira. O Lumiun DNS realiza a filtragem de conteúdo em integração com o Intelbras. Com mais de 70 filtros inteligentes, é possível monitorar os acessos em tempo real através das páginas de insights e relatórios. Sua utilização é ágil e descomplicada, dispensando a necessidade de instalação de novos softwares ou aquisição de equipamentos adicionais.

Aumentando a produtividade com o Lumiun DNS

O Lumiun DNS é um sistema de filtragem DNS (Domain Name System), pensado sobre a ideia de facilitar o bloqueio e controle de rede. Ele possui filtros dinâmicos e que podem ser ativados e aplicados em menos de cinco minutos, protege sua rede e seus usuários de ataques como phishing, relatórios de acessos e logs em tempo real para verificar os acessos ou bloqueios na sua rede, página de bloqueios personalizável.

Além de apresentar as funcionalidades citadas anteriormente, o Lumiun DNS possui fácil instalação nos equipamentos Intelbras via DNS53 ou Do53, ou seja, através da configuração você estará direcionando suas requisições utilizando o protocolo DNS padrão na porta 53 para os servidores Lumiun.

É possível realizar a implementação do Lumiun DNS da seguinte maneira:

Passo 1: Criar uma conta no Lumiun DNS

Acesse o endereço https://dns.lumiun.com/register para criar sua conta gratuita. Ao criar a conta, você estará utilizando o plano Starter. O plano Starter é gratuito e possui funcionalidades como os filtros de Proteção Básica  e Conteúdo Adulto.

 

Página de registro de nova conta na feramente Lumiun DNS

Passo 2: Confirmar cadastro no e-mail

Após o registro, confirme sua conta através do botão “Verifique seu e-mail” no e-mail que foi enviado para você. Se o e-mail não estiver na sua caixa de entrada, verifique nos Spams e marque como “Não Spam” para receber os próximos.

Verificação de e-mail após criar conta na ferramenta de filtragem DNS, Lumiun DNS.

 

Passo 3: Completar os passos iniciais

Após clicar no link de confirmação, você será levado para o painel de controle do Lumiun DNS. Para facilitar a experiência, é exibido uma página com 4 passos iniciais.

O primeiro passo é inserir o nome da sua organização e o telefone para contato. 

 

Primeiro passo para realizar a configuração da ferramenta Lumiun DNS

O próximo passo inicial é criar a política. Através da política é possível selecionar os locais, ativar os filtros e bloquear os aplicativos e sites.

Segundo passo para realizar a configuração da ferramenta Lumiun DNS

Passo 4: Cadastrar novo local

No Lumiun DNS um local identifica uma rede, dispositivo ou lugar que você deseja fazer o controle e proteção.

Para cadastrar um local preencha o campo nome, selecione o fuso, o dispositivo em que o Lumiun DNS será configurado, nesse caso o Intelbras, marque a política criada no passo anterior e clique no botão “Próximo”.

Terceiro passo para realizar a configuração da ferramenta Lumiun DNS

Passo 5: Configurar o Intelbras

Ao chegar no último passo inicial, você terá o guia de instalação no roteador Intelbras. O guia de instalação contém as duas opções, uma para você que possui IP Fixo e outra para utilizar um DDNS.

 

Wizard Lumiun DNS passo 5 na implementação do Lumiun DNS na rede

 

O seguinte artigo vai apresentar como realizar a configuração passo-a-passo: Configurando roteador Intelbras para usar o Lumiun DNS.

Passo 6: Habilitar filtros de bloqueio

De volta ao painel do Lumiun DNS, clique no menu “Políticas” no topo da página, selecione a política recém criada e na seção segurança e privacidade, habilite os filtros desejados. São mais de 70 filtros disponíveis para o plano Pro.

Em “Segurança e privacidade” estão os filtros para aumentar a segurança contra algumas ameaças na sua rede, além de bloqueios de AdBlock e de domínios estacionados, que são registros de nomes de domínio da Internet sem que esse domínio esteja associado a nenhum serviço, como e-mail ou site.

Página de segurança e privacidade da ferramenta Lumiun DNS.

Na seção “Foco e produtividade”, você possui diversas opções de bloqueios.  Os bloqueios de Listas resultam no bloqueios de domínios categorizados em uma determinada lista. Um exemplo é a Lista de Bloqueio de Conteúdo Adulto. Quando você ativa o bloqueio dela, sites como RedTube e outros que estejam categorizado como Conteúdo Adulto serão bloqueado. O mesmo funciona com as outras opções de Lista.

Na parte denominada “Aplicações”, é possível realizar o bloqueio de aplicações em específicos. Elas estão listadas por suas funcionalidades e usos.

Página de foco e produtividade da ferramenta Lumiun DNS.

Passo 7: Bloquear sites específicos

No plano PRO você tem disponível outros recursos como a Lista de Bloqueios, Página de Bloqueio Personalizada, Políticas e Locais ilimitados e outros.

Página de políticas do Lumiun DNS na aba de Lista de bloqueios Página de políticas do Lumiun DNS na aba de Lista de permissões Página do Lumiun DNS com opções de página de bloqueio personalizada

Passo 8: Testar o bloqueio

Você pode ativar o filtro “Bloqueio de conteúdo adulto” e após alguns minutos, em uma aba anônima do seu navegador, acesse o site redtube.com e veja que a tela de bloqueio do Lumiun DNS será exibida.

Página de relatórios na aba Logs em tempo real do Lumiun DNS

Página de bloqueio do Lumiun DNS

Passo 9: Visualizar relatórios

Acesse o menu Relatórios para visualizar as estatísticas das requisições de acesso do seu Intelbras.

Página de relatórios do Lumiun DNS na aba de Estatísticas

Características importantes do Lumiun DNS

  • Não é necessário equipamentos extras na sua rede.
  • Sem necessidade de manutenção de listas. 
  • Gerenciamento dos filtros em nuvem.
  • Listas normalizadas para o usuário brasileiro.
  • Bloqueios por faixas de horário.
  • Gráfico com volume de requisições liberadas e bloqueadas.
  • Estatísticas com os sites mais bloqueados.
  • Logs em tempo real.
  • Busca protegida para remover conteúdo adulto dos principais buscadores.
  • Página de bloqueios personalizáveis.
  • Suporte em português com acesso a analistas via chat no painel.
  • Lista de aplicações para bloqueios ordenadas por categorias.

Através do site lumiundns.com é possível realizar o cadastro e instalação do Lumiun DNS.

Programa de parceiros do Lumiun DNS

Se você é um provedor de serviços gerenciados (MSP) em busca de soluções para otimizar seus serviços e oferecer um valor adicional aos seus clientes, o Lumiun DNS possui um programa de parceiros que pode ser a solução ideal para seu negócio.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados