segurança na internet da empresa

Por que o controle de acesso à internet é essencial para a segurança na internet da sua empresa

Você consegue imaginar como as atividades essenciais dentro da sua empresa seriam realizadas sem ajuda de uma conexão com a internet? Atualmente, é praticamente impossível executar a maior parte do trabalho sem ajuda desta ferramenta. Contudo, apesar da internet garantir inúmeros benefícios e facilidades na nossa vida pessoal e no ambiente de trabalho, ela também representa um grande risco para a segurança das informações da sua empresa. Então como garantir mais segurança na internet?

São diversos tipos de dados que são armazenados pelos negócios, indo desde o cadastro de clientes e consumidores, até os dados estratégicos referentes ao crescimento de um negócio. Por conta dessa grande quantidade de informações, é necessário contar com cursos voltados para segurança dos dados e dos dispositivos.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, a proporção de trabalhadores em regime remoto sofreu pouca alteração entre 2021 e 2022, demonstrando que a grande maioria das empresas escolheu manter a modalidade após a pandemia. Esse crescimento também nos mostrou diversas vulnerabilidades que devem ser enfrentadas pelos gestores a fim de garantir mais segurança na internet e proteção para as informações. Ainda que essa modalidade de trabalho seja benéfica tanto para empresa quanto para os funcionários, ela também demanda de cuidados especiais concerne a segurança digital.

Mas como o controle de acesso à internet pode ajudar a sua empresa a se manter mais protegida diante dessas ameaças? É exatamente sobre isso que iremos tratar neste artigo. Entenda porque investir em controle de acesso à internet pode fazer toda a diferença na segurança na internet da sua empresa.

Segurança cibernética é prioridade

A transformação digital nos entregou inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para a automação dos processos e para garantir cada vez mais facilidades no ambiente empresarial. O avanço dessas tecnologias também contribuiu para o surgimento de inúmeras ameaças digitais. Os cibercriminosos vêm investindo em tecnologias para conseguir roubar informações e aplicar golpes através da internet.

Além do roubo e vazamento de informações, esses criminosos também podem infectar com vírus ou malwares os dispositivos utilizados pela empresa, que podem causar inúmeros problemas:

  • Comprometimento do desempenho da rede e dos dispositivos;
  • Roubo de informações;
  • Queda de produtividade;
  • Custos com manutenção do sistemas e dos dispositivos;
  • Queda da rentabilidade;
  • Pagamento de multas aplicadas pela agência fiscalizadora da Lei Geral de Proteção de Dados;
  • E muitos outros.

Além desses problemas, existe um golpe cibernético muito perigoso que vem ganhando cada vez mais visibilidade. O golpe de ransomware é uma estratégia utilizada pelos cibercriminosos onde é realizada a criptografia dos dados de um negócio e exigido o pagamento de um valor em resgate.

A empresa só vai conseguir retomar as o acesso às suas informações após o pagamento flor exigido pelos cibercriminosos, o que pode interromper as atividades por um longo período de tempo e causar imensos prejuízos para a empresa. Isso acontece com a ajuda de aplicações ocultas nos dispositivos, que podem chegar até a sua empresa através de e-mails falsos e sites maliciosos.

Para aumentar o alcance dos seus golpes, os criminosos desenvolveram inúmeras técnicas que podem ser extremamente prejudiciais e vitimar até mesmo os usuários mais familiarizados com as ferramentas digitais.

Por esse motivo, além de contar com uma Política de Utilização da Internet que ajude os colaboradores a entenderem a importância de manter uma postura preventiva durante a utilização dessa ferramenta, também é necessário contar com recurso suplementares. Nesse sentido, o controle de acesso à internet é essencial para ajudar a aumentar a segurança na internet e evitar que os seus colaboradores tenham acesso a essas armadilhas virtuais.

5 riscos encontrados na internet

Como dissemos anteriormente, embora seja essencial, a internet também é um ambiente repleto de armadilhas que podem causar inúmeros prejuízos para o seu negócio. Dentre os principais problemas que podem afetar a sua empresa no ambiente digital, podemos citar:

1. Roubo e vazamento de informações

No meio digital, os dados que são armazenados pela sua empresa configuram como uma propriedade altamente valiosa. Essas informações são tão importantes, que foi criada uma legislação específica apenas para proteger os dados presentes no meio digital. Por essa razão, o roubo de dados é um dos principais problemas causados pelos cibercriminosos na atualidade.

Para isso, eles utilizam vulnerabilidades nas redes e dispositivos para acessar de forma não autorizada as informações internas e comprometer dados e contas. Essas informações podem ser utilizadas de diferentes maneiras, podendo ser repassadas para empresas maliciosas ou divulgadas causando um grande Impacto para o seu negócio.

2. Espionagem industrial

Existem informações armazenadas pela empresa que podem causar um grande prejuízo se chegarem ao conhecimento das empresas correntes. Embora seja uma prática extremamente duvidosa, a espionagem industrial ainda é muito praticada no mercado por empresas que desejam obter vantagens estratégicas e comerciais.

A proteção das informações armazenadas é essencial para evitar que esse tipo de problema aconteça e que a sua empresa se prejudique por conta de atitudes desse tipo. Além de serem acessadas por cibercriminosos através de inconsistências e vulnerabilidades de rede, essas informações confidenciais também podem ser repassadas por colaboradores insatisfeitos ou que caiam em algum tipo de golpe cibernético.

3. Vazamento de senhas

Muitos cibercriminosos buscam descobrir as senhas utilizadas pelos colaboradores para que possam ter acesso às ferramentas de uma empresa. Para isso, eles podem não só aplicar golpes cibernéticos, como também utilizar softwares e aplicações que descobrem senhas de acesso através de tentativa e erro.

Essas senhas de acesso em mãos erradas podem causar muitos problemas para as empresas, pois expõem informações confidenciais e  estratégicas do negócio. Além de controlar o acesso à internet, é importante que a sua empresa também Conta com uma ferramenta que estabeleça os níveis de acesso de cada colaborador.

4. Ransomware

Como mencionamos, o ataque de ransomware é uma estratégia cada vez mais utilizada pelos cibercriminosos. Inicialmente, o criminoso consegue acesso à rede e dispositivos de uma empresa para conseguir acessar as suas informações. Feito isso, os dados são criptografados e a empresa para de ter acesso a esses documentos. Para que ela consiga retomar esse acesso, é exigido da empresa o pagamento de um valor de resgate.

Também conhecido como sequestro de informações ou dados, esse golpe vem vitimando empresas de todos os setores e portes, causando, além do prejuízo financeiro, danos irreparáveis à imagem da corporação perante o mercado.

5. Golpe de Phishing

O Phishing é uma das ameaças antigas do mundo cibernético, mas nem por isso ele deixou de ser aplicado pelos cibercriminosos. Através de e-mails falsos e sites fraudados, esses criminosos induzem o usuário a realizar o download de um arquivo malicioso ou acessar um link que representa uma armadilha.

Captando a atenção das suas vítimas através de técnicas de disfarce e engenharia social, esses criminosos conseguem distribuir esses documentos maliciosos e favorecer a aplicação de outros tipos de golpe, além de coletar informações financeiras e de acesso de forma fraudulenta.

Você sabe como manter a segurança na internet da sua empresa?

O controle de acesso à internet é uma estratégia eficiente e que pode ajudar a sua empresa a manter as informações seguras e protegidas. Embora pareça uma medida muito drástica, esse controle pode ser realizado de forma inteligente e minuciosa, garantindo diversos benefícios para a empresa.

Pensando em todos esses riscos que mencionamos acima, a sua empresa está preparada para lidar com essas ameaças? É muito importante que todos os colaboradores, equipes e gestores entendam muito bem o seu papel na segurança cibernética do negócio e quais são os riscos que eles estão correndo ao utilizar a internet de maneira indevida.

Contando com a ajuda da ferramenta correta, a empresa pode conseguir controlar de forma assertiva quais são as páginas e ferramentas que estão sendo acessadas pelos colaboradores, quanto tempo está sendo desperdiçado com acessos indevidos na internet e qual o padrão de comportamento digital apresentado pelos seus colaboradores.

Muitas vezes, mesmo contando com uma Política de Acesso à Internet completa e instrutiva, os colaboradores persistem em realizar acessos indevidos. Esse monitoramento pode ser realizado para garantir que o tempo disponibilizado para as atividades da empresa seja realmente aplicado nas tarefas essenciais.

É possível garantir a proteção de dados?

Para isso, é necessário contar com um recurso eficiente e completo, como as diversas ferramentas disponíveis no mercado voltadas para o controle de acesso à internet:

Com a ajuda desse tipo de recurso, a sua empresa vai conseguir aumentar a segurança e de quebra garantir ainda mais produtividade para o negócio, visto que não será mais desperdiçado tanto tempo com acessos indevidos.

A maior parte dos problemas de segurança na internet enfrentados pelas empresas atualmente é decorrente do comportamento indevido e imprudência dos colaboradores. É necessário que a sua equipe seja responsável quanto à utilização da internet, mas é igualmente importante que a sua empresa esteja preparada para lidar com essa situação e fornecer as ferramentas e recursos necessários para aumentar a segurança.

O controle de acesso à internet deixou de ser uma alternativa para se tornar uma ferramenta essencial para as empresas que desejam proteger as suas informações e garantir ainda mais produtividade durante a sua rotina.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados