inteligencia artificial IA

Inteligência artificial e o impacto no mercado de trabalho

Muito tem se falado sobre a inteligência artificial e como ela pode transformar a nossa realidade nos próximos anos. Um dos grandes debates realizados na atualidade se refere a transformação que essa tecnologia trará para o ambiente de trabalho e na forma como determinadas profissões poderão ser impactadas.

Quando o assunto é segurança digital, essa discussão torna-se ainda mais intensificada. Isso porque o crescimento da plataforma do Chat GPT trouxe consigo alguns questionamentos quanto à privacidade das informações que são fornecidas para a plataforma. Um vazamento recente de dados dos usuários dessa plataforma causou um certo espanto entre os especialistas.

Nesse sentido, surge a dúvida: como a inteligência artificial pode afetar a segurança cibernética dentro da sua empresa?

Inteligência artificial: o que é?

Desde os últimos anos a inteligência artificial ocupa um patamar de destaque, sendo uma das pautas mais discutidas no setor de tecnologia. Esse avanço tecnológico consiste em um sistema que consegue simular a inteligência inata dos seres humanos, realizando atividades, desenvolvendo soluções e até mesmo respondendo questionamentos.

Diferentemente da forma como a tecnologia era desenvolvida anteriormente, a inteligência artificial não precisa da programação específica de ordens. Uma vez que, essa tecnologia consiste em um sistema de um banco de dados imensurável, possibilitando  um processo de tomadas de decisões autônomo.

A inteligência artificial vem sendo desenvolvida há décadas, e teve um dos seus maiores avanços nos últimos anos. O qual só foi possível graças ao desenvolvimento e aprimoramento de outras tecnologias, como a computação em nuvem e a Big Data.
Saiba mais sobre a Big Data:

Esses recursos permitiram que a inteligência artificial desenvolvesse sua capacidade de aprender como um ser humano, dentro dos fins para qual ela foi desenvolvida. Ainda que muitos testes ainda estejam sendo realizados, ela já vem sendo aplicada de diversas formas na atualidade.

Aplicações da Inteligência Artificial

Muitas pessoas acreditam que a inteligência artificial ainda não causou um verdadeiro impacto na nossa realidade. Entretanto, podemos citar diversos exemplos de como a inteligência artificial vem sendo utilizada pelas empresas, como é o caso dos serviços de streaming.

Como por exemplo  a Netflix, a maior plataforma de streaming utilizada na atualidade. Para que eles mantenham os usuários  mais tempo conectados  e assistindo aos seus conteúdos, os sistemas da plataforma utilizam inteligência artificial e machine learning para recomendar conteúdos específicos, de acordo com os padrões do usuário e as preferências das buscas anteriores.

A inteligência artificial coleta dados e realiza um estudo dinâmico do que aquele usuário específico está assistindo e o que pode fazer com que ele se mantenha conectado à plataforma, recomendando filmes e trazendo sugestões personalizadas. A Netflix também utiliza a inteligência artificial para diferenciar as imagens em miniatura, identificar possíveis locações para novas produções e contribuir para o processo de pós-produção. Entregando, assim, maior qualidade para os conteúdos apresentados.

Isso também acontece em plataformas de música, como é o caso do Spotify. Recentemente a plataforma liberou a versão beta do “DJ X”, uma ferramenta de inteligência artificial para criação de playlists. Embora ainda não seja utilizada no Brasil, essa ferramenta já se encontra disponível em 50 países trazendo uma solução moderna para sugestão de novas músicas.

Essa ferramenta foi desenvolvida para estudar o usuário e adequar as escolhas conforme o gosto particular e expectativas de quem está ouvindo. Essa solução vem agradando muitos usuários, mas ainda apresenta algumas falhas e possui pontos de melhoria a serem explorados.


Impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho

Como dito anteriormente, a inteligência artificial está trazendo um grande impacto para o mercado de trabalho, transformando algumas profissões e modificando a forma como determinadas tarefas são realizadas. A indústria, por exemplo, conta com a ajuda da tecnologia e da inteligência artificial para trazer automação e inteligência para os seus processos.

No setor empresarial, a inteligência artificial vem contribuindo para automação do atendimento aos consumidores e melhoria da experiência do usuário. Enquanto por um lado essa tecnologia está dando fim a realização de determinadas atividades operacionais por parte da mão de obra humana, ela também cria oportunidades de trabalho para setores tecnológicos e profissionais da área.

Quando utilizada da forma adequada, a inteligência artificial permite a otimização da produtividade dos trabalhadores durante o horário de trabalho e aumento da eficiência. Além disso, é necessário atentar-se a outro fator: o acesso à plataformas de inteligência artificial durante o horário de trabalho, o qual pode representar um grande risco para as empresas.

Benefícios e desafios do uso da inteligência artificial no ambiente corporativo

A inteligência artificial pode ser utilizada com eficiência dentro do ambiente corporativo e agregar muitos benefícios para esse setor, como veremos a seguir:

Otimização do processo de tomada de decisão

A inteligência artificial permite a coleta de dados valiosos e a análise precisa dessas informações. Graças a essa tecnologia, é possível gerar relatórios de desempenho de acordo com os indicadores utilizados pelas empresas.

Quanto mais dados forem coletados, mais completo será o processo de tomada de decisão e, por consequência, a evolução estratégica do negócio. Pois a partir desses dados, será realizada uma  análise completa que auxiliará na identificação de erros e prevenção de riscos dentro da organização. 

Automatização dos processos

A automação dos processos  é um dos benefícios mais valiosos da utilização de inteligência artificial dentro das empresas. Ao ajudar a empresa a direcionar os seus esforços para tarefas mais importantes que necessitem da mão de obra humana de forma prioritária.

Dentre as tarefas que podem ser automatizadas podemos citar:

  • Gestão de estoque;
  • Controle de entrada e saída;
  • Emissão de documentos;
  • Monitoramento de processo de manutenção;
  • Validação de documentos;
  • E muito mais.

Contribui para o marketing e divulgação das atividades e serviços da empresa

Devido a competitividade presente no mercado atual, as empresas precisam investir constantemente em estratégias de marketing e formas de entregar o seu produto ou serviço para os consumidores. A inteligência artificial é uma valiosa estratégia para o mapeamento de tendências e dados sobre o público-alvo da empresa.

Dessa forma, o negócio poderá direcionar com mais inteligência as suas estratégias de marketing. Com isso, a empresa poderá garantir que essas abordagens consigam entregar resultados cada vez mais interessantes.

Atendimento ao consumidor

Muitas empresas vêm utilizando os chatbots, que são robôs voltados para o atendimento, baseados em inteligência artificial. Graças ao desenvolvimento da inteligência artificial, esses robôs conseguem aprender com o comportamento dos consumidores e melhorar seu processo de atendimento.

A inteligência artificial permite que as empresas otimizem a experiência do usuário e garantam que a percepção positiva do cliente em relação a marca. Evidentemente, quando necessário, esses atendimentos podem ser encaminhados para um atendente real.

Inteligência artificial no mercado de trabalho: e o impacto na segurança digital

Como visto anteriormente, a inteligência artificial é uma tecnologia que pode impactar significativamente o mercado de trabalho atual. Isso porque, essa ferramenta pode substituir determinadas atividades realizadas pelos humanos mas também abre oportunidades para outras profissões.

A inteligência artificial também pode ser utilizada para a melhoria de ferramentas de segurança voltadas para a proteção de dados dentro das empresas. Uma vez que esse recurso permite o aprendizado constante, ferramentas de segurança que contam com a inteligência artificial garantem uma proteção mais adequada diante da evolução das ameaças cibernéticas.

Por outro lado, precisamos também enxergar a inteligência artificial do ponto de vista dos colaboradores. As plataformas de inteligência artificial como o chat GPT vem conquistando cada vez mais usuários por conta da facilidade proporcionada por esse recurso.

Entretanto, muitos usuários acabam fornecendo dados confidenciais dentro dessa plataforma, colocando em risco a confidencialidade das informações de uma empresa. Por esse motivo, é muito importante que os colaboradores saibam utilizar com inteligência essas ferramentas para não ocasionar vulnerabilidades para o negócio. 

Impacto na produtividade dos colaboradores com o uso da IA

Como já foi citado nesse material, a inteligência artificial consegue contribuir para o aumento da produtividade dos trabalhadores a partir do momento em que é utilizada para direcionar com mais eficiência as tarefas realizadas no dia a dia. A automação dos processos ajuda a trazer mais foco para os colaboradores e estimula a inovação dentro da empresa.

Porém, a utilização indiscriminada dessas ferramentas também pode causar alguns prejuízos. Por mais interessante e divertido que seja interagir com essas plataformas, é essencial que os colaboradores utilizem com diligência o acesso à internet durante o horário de trabalho.

É importante mencionar também que o envio de informações confidenciais em plataformas que não são necessárias para a realização das atividades da empresa, podem causar grandes problemas para o negócio. Recentemente houve um grande vazamento de dados de usuários que acessam a plataforma do ChatGPT, colocando em risco a confidencialidade das suas informações e favorecendo a aplicação de golpes.

Vazamento de dados comerciais com a utilização de inteligência artificial

Ao mesmo tempo que a inteligência artificial pode ser implementada para favorecer e complementar a força de trabalho dentro de uma empresa. Ela também pode ser implementada para contribuir com a otimização dos recursos de proteção.

Algumas ferramentas de segurança já contam com a inteligência artificial para conseguir monitorar e garantir o bloqueio de ameaças cibernéticas.

Precisamos entender que quando tratamos de inteligência artificial não nos referimos apenas aquela plataforma que está sendo utilizada de forma massiva, mas também sobre a forma que essa tecnologia é utilizada para trazer maior proteção para os dados. É muito importante que os colaboradores entendam a importância de um comportamento seguro na internet para evitar problemas para a empresa.

Vazamento de dados sigilosos com o uso do ChatGPT no trabalho

O recente vazamento de dados de usuários do chat GPT  evidenciou a necessidade de conscientização dos colaboradores. Isso porque os seus dados pessoais e credenciais de acesso podem ser desviadas causando inúmeros problemas para uma empresa.

Recentemente, a Samsung confirmou três vazamentos de dados de funcionários que utilizaram o chat GPT no manuseio de informações confidenciais. Esses vazamentos fizeram com que a empresa precisasse alertar os seus colaboradores quanto ao uso de inteligência artificial durante o horário de trabalho, principalmente com relação ao chat GPT.

Após esse ocorrido, a empresa sul-coreana precisou bloquear o acesso a essa ferramenta em determinados setores para evitar os problemas causados pelo uso indiscriminado desse recurso. Esse fato demonstrou que até grandes empresas podem sofrer com ataques cibernéticos relacionados à inteligência artificial mesmo contando com ferramentas de segurança para bloquear ameaças cibernéticas. 

Inteligência artificial como aliada na segurança de dados

A IA como tecnologia pode ser utilizada para otimização de ferramentas de segurança voltadas para a proteção de dados. Um exemplo disso é o Lumiun DNS. Essa tecnologia permitiu um processo de detecção mais inteligente e monitoramento de ameaças mais efetiva da ferramenta.

Precisamos entender que a inteligência artificial não se resume ao Chat GPT que é de livre acesso dentro da internet. Essa tecnologia trouxe inúmeros benefícios para diversos setores do mercado e garantiu que muitas ferramentas de segurança pudessem aprender conforme o desenvolvimento de novas ameaças.

Por esse motivo, a inteligência artificial é um dos recursos mais importantes da atualidade e poderá trazer benefícios incontáveis para a segurança digital. Quanto mais preparado estiver a sua empresa e as ferramentas de segurança utilizadas, mais fácil será se preparar e evitar as ameaças implementadas pelo cibercriminosos.

Machine learning na identificação e prevenção das ameaças

A capacidade de aprender conforme se desenvolve fez com que a IA se tornasse um dos recursos mais efetivos para a prevenção de ameaças. Uma vez que os cibercriminosos desenvolvem constantemente estratégias para desviar informações, quanto mais preparada estiver a sua ferramenta de segurança, mais protegidas estarão as suas informações.

Com ajuda de algoritmos e dados precisos, as soluções de machine learning são alimentadas constantemente para que seu desempenho seja otimizado. Dessa forma, as ferramentas conseguem identificar comportamentos e se adequar de acordo com os padrões de acesso que são realizados.

Autenticação por face ID

Um dos maiores problemas para a segurança das informações dentro das empresas está nos padrões de acesso que são realizados pelos usuários. É muito importante que a empresa conte com ferramentas que ajudem a controlar os acessos e evitar que usuários não autorizados tenham contato com dados sigilosos.

Um exemplo de aplicação da IA é a melhoria do processo de autenticação. A inteligência artificial consegue ser combinada com outros recursos para criar uma ferramenta de identificação de Face ID. Dessa forma, apenas terão acesso os colaboradores legitimamente autorizados pela empresa, evitando a visualização e o uso de dados sigilosos por pessoal não autorizado.

Filtro de conteúdo via DNS

A inteligência artificial (IA) está desempenhando um papel revolucionário nas soluções de filtro de conteúdo via DNS, redefinindo a maneira como protegemos nossas redes e dados.

Com o poder da IA, essas soluções são capazes de realizar uma análise em tempo real de todo o tráfego de rede, identificando e bloqueando ameaças cibernéticas de forma preditiva. A IA é alimentada por vastos bancos de dados e algoritmos avançados que permitem a detecção de padrões suspeitos, identificando sites maliciosos, phishing, malware e outras ameaças potenciais em questão de milissegundos.

Além disso, a inteligência artificial não se limita a simplesmente bloquear ameaças conhecidas.Ela é capaz de aprender continuamente com novos dados e comportamentos, tornando-se mais eficaz com o tempo. Isso significa que, mesmo diante de ameaças emergentes e desconhecidas, a IA pode adaptar suas estratégias de defesa.

O resultado é uma camada adicional de segurança que oferece proteção proativa contra ameaças cibernéticas em constante evolução, tornando as soluções de filtro de conteúdo via DNS, como o Lumiun DNS, uma escolha essencial para proteger redes e dados críticos. Com a IA, não apenas reagimos a ameaças, mas também as antecipamos, fortalecendo nossa postura de segurança digital.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados