Redes sociais: amigas ou inimigas da produtividade?

O surgimento das redes sociais criou uma divisão de opiniões quanto às suas aplicabilidades no mundo profissional.

Considerada por muitos como inimiga da produtividade, atualmente as redes sociais possuem um papel importante no mercado digital. Cada vez mais a atuação das empresas nessas redes vem atraindo clientes, consolidando marcas e aumentando o número de vendas.

Porém, a atividade nessas plataformas ainda é cercada de controvérsia: afinal de contas, as redes sociais são amigas ou inimigas da produtividade?

As redes sociais aumentam a produtividade no ambiente de trabalho

Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Warwick Business School, localizada na Inglaterra.

De acordo com esse estudo, o uso das redes sociais nos ambientes de trabalho vai além da distração. O que se observou foi que a variedade das plataformas das redes sociais contribui para que as pessoas desenvolvam suas atividades no trabalho.

A opção de utilizar a comunicação digital facilitada pelas redes sociais contribui para que as tarefas coletivas sejam completadas com maior eficiência. Além disso, possibilita que os colaboradores sejam capazes de responder solicitações de clientes de maneira mais ágil.

O rápido acesso às informações que as redes sociais permitem aos novos modelos de negócios deve ser encarado como um empoderamento do colaborador, e não uma sobrecarga de trabalho.

O estudo ainda sugere que as empresas deveriam garantir que seus colaboradores possam controlar seus próprios acessos ao fluxo de informação, conectando e desconectando-se sempre que necessário.

Obviamente essa atitude partiria da premissa que os colaboradores tenham maturidade suficiente para discernir quando e por que utilizar as redes sociais para alavancar a produtividade. A prática, no entanto, é bem diferente. Falaremos sobre isso mais adiante.

As redes sociais como fonte de informação confiável e rápida

Atualmente é possível procurar qualquer coisa no Google. Do mesmo modo que isso abriu novos horizontes em relação ao acesso às informações, essa possibilidade também significa um grande problema.

Não há como garantir que a informação que se busca encontrará uma fonte segura e adequada para solucionar o seu problema. Trocando em miúdos, as pessoas postam o que quiserem na internet e, sendo assim, fica cada vez mais difícil atestar a veracidade destas informações antes de reproduzi-las, o que pode colocar em risco a reputação da sua empresa.

Nesse aspecto, a rede social se torna muito valiosa, pois, ao procurar por uma determinada informação, o usuário poderá receber respostas de contatos capacitados a lhe passar tal informação.

Portanto, ao voltar sua dúvida para a rede social, você é capaz de receber uma informação mais útil, precisa e rápida do que se procurasse em um dos buscadores.

O inestimável valor do networking

As redes sociais contribuem para construir um networking que vai auxiliar os colaboradores a desempenharem melhor suas funções.

Ao construir um networking adequado utilizando a rede social pertinente ao trabalho, seus colaboradores poderão obter dicas e aconselhamentos importantes, ficar por dentro das principais tendências do segmento, e ter a oportunidade de expandir seus conhecimentos por intermédio de webinars e cursos online ministrados na própria plataforma.

Além disso, as empresas podem se beneficiar dos recursos das redes sociais adequadas para descobrir novos talentos que poderão enriquecer sua equipe e fortalecer eu modelo de negócios.

Os benefícios existem. As armadilhas da produtividade também.

Em oposição aos resultados do estudo citado acima, algumas empresas encaram o advento das redes sociais como armadilhas à produtividade.

Enquanto que para alguns segmentos do mercado a relevância das mídias sociais têm crescido vertiginosamente e tais plataformas são usadas como ferramentas importantes para o estabelecimento dos novos modelos de negócios, outras tratam a comunicação digital com rejeição.

Embora as duas vertentes estejam corretas, a utilidade das redes sociais acaba sendo intimamente atrelada ao uso que os colaboradores fazem dela. Uma rede social em si não é boa nem ruim para os negócios: ela simplesmente é. O uso que se faz dela é que vai definir sua relação com a produtividade.

Um outro estudo encomendado pela Harmon.ie e realizado pelo instituto de pesquisa uSamp, chegou à conclusão que a propagação de ferramentas de colaboração e mídia social faz com que as empresas percam milhões de dólares anualmente por causa da perda de produtividade.

De acordo com o estudo, os três principais motivos da perda de produtividade são:

  1. Pausas constantes no trabalho

Um levantamento realizado utilizando mais de 500 usuários de e-mail indica que 60% das pausas constantes no trabalho acontecem devido ao uso de redes sociais, mensagens de texto e mensagens instantâneas, bem como o uso de e-mails.

53% desses usuários gastam cerca de 1 hora por dia devido às distrações. E mais: 45% do número acima trabalha apenas 15 minutos sem se distrair.

  1. Distração como escolha

Uma coisa é um colaborador focado que é interrompido. Outra coisa é optar por parar o que está fazendo para navegar pelas redes sociais.

O estudo encomendado pela Harmon.ie indica que duas a cada três pessoas afirmaram que interrompem suas atividades relacionadas ao trabalho para entrar em contato digitalmente com outra pessoa.

No entanto, o grande vilão da produtividade foi o e-mail, em que 48% das pessoas entrevistadas afirmaram utilizar nesses momentos de escolha pela distração. Em segundo lugar vem as ligações via celular (35%). Logo em seguida estão as conversas por mensagens (25%) e atualização de status em rede social (12%).

  1. Dificuldade em manter o foco

O grande problema das interrupções constantes é a dificuldade em manter o foco nas atividades que envolvem o trabalho.

As pausas impossibilitam que o colaborador tenha um fluxo de pensamento e concentração para poder desempenhar suas funções adequadamente.

O bom senso deve sempre prevalecer

Se por um lado as ferramentas que bloqueiam o acesso às redes sociais e a alguns sites podem alienar e dificultar o trabalho dos colaboradores, o uso indiscriminado desses recursos e ferramentas pode se tornar o grande inimigo da produtividade.

A melhor atitude é, sem dúvida, a educação. Treinar o seu colaborador para que ele mesmo desenvolva um senso crítico que possibilite que ele tenha acesso às ferramentas e que saiba usá-las com parcimônia é mostrar que seu modelo de negócio é capaz de integrar liberdade e funcionalidade com equilíbrio.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados