bloquear o acesso às redes sociais

Vantagens e desvantagens de bloquear o acesso às redes sociais nas empresas

Dúvida que afeta boa parte dos empresários, gestores e profissionais de TI, é se deve ou não bloquear o acesso às redes sociais durante o horário de trabalho dos colaboradores.

Existem vantagens e desvantagens no controle de acesso a internet durante o período de trabalho nas empresas. Listamos a seguir alguns prós e contras, que podem inclusive, ajudar você a decidir qual será a política de uso da internet na sua empresa. Por fim, apontamos algumas medidas que podem ser adotadas para que colaboradores e gestores fiquem satisfeitos e sua equipe e a empresa mantenha-se produtiva.

Vantagens em bloquear o acesso às redes sociais nas empresas

Existem diversas vantagens de fazer o controle dos acessos à internet no ambiente empresarial, principalmente, quando os bloqueios principais são as redes sociais, como você pode ver nas próximas linhas.

Mais foco no trabalho

Com o bloqueio do acesso a redes como Facebook, Instagram e WhatsApp, possivelmente irá ocorrer um aumento considerável no foco dos colaboradores nas atividades que são realmente importantes para a empresa. O desperdício de tempo e atenção gerado a partir do acesso às redes sociais é uma realidade e precisa ser monitorado de perto por gestores e profissionais responsáveis.

Aumento de produtividade e qualidade nas tarefas

Naturalmente, com maior foco nas atividades da empresa, os colaboradores e equipes aumentarão a produtividade. Sem o acesso às redes sociais possuem mais tempo dedicado nas tarefas da empresas, maior atenção e mais concentração no trabalho. Esses pontos também podem contribuir para maior qualidade nas tarefas realizadas e nos resultados, pois não ocorrem interrupções ou distrações durante a execução das atividades.

Melhor desempenho da Internet

Além de atrair a atenção das pessoas, as redes sociais também consomem boa parte dos recursos de Internet. Neste ponto podemos destacar o Youtube, Instagram e TikTok, pois o carregamento de vídeos consome recursos preciosos da rede.

Na realidade, todas as redes sociais consomem os recursos da rede, com muito conteúdo, imagens, vídeos e atualizações constantes em tempo real.

Um dos principais fatores no desempenho, é que quando há lentidão na rede da empresa, pode comprometer o funcionamento de programas e serviços usados pela empresa.

Com o bloqueio de acesso, é possível garantir o melhor funcionamento dos sistemas.

Menos riscos de segurança

As redes sociais também estão cheias de links maliciosos que podem levar o usuário a instalar involuntariamente vírus, spywares e malwares nos equipamentos e na rede de computadores da empresa, o que pode ocasionar lentidão, mal funcionamento dos equipamentos ou vazamento de dados. Com os computadores expostos a vírus, também pode acontecer a perda de arquivos importantes da empresa que não tenham passado por backup.

Redução de custos com equipe

Com os colaboradores mais focados e produtivos, naturalmente sua equipe irá entregar tarefas mais rapidamente e com mais qualidade. Portanto, é possível aumentar a quantidade de tarefas executadas pela equipe ou até mesmo a redução da equipe.

Pra dimensionar os custos com o acesso as redes sociais, podemos fazer um cálculo simples: considerando um tempo gasto de 20% do trabalho com redes sociais, em uma equipe de 10 pessoas com salário médio de R$ 1.000,00, o custo mensal chega a R$ 2.000,00, valor correspondente a 2 colaboradores.

Faça uma simulação do custo do tempo desperdiçado na sua equipe com o mau uso da internet.

Desvantagens do bloqueio de acesso às Redes Sociais no trabalho

Já dizia Humberto Ferreira Neto: “Nem tudo na vida são flores”. Há também pontos negativos do bloqueio de acesso às redes sociais no trabalho que devem ser observados com atenção, e é exatamente isso que veremos nas próximas linhas.

Menor criatividade

As redes sociais também podem ajudar. No caso de colaboradores que trabalham com criatividade, o uso das redes pode auxiliar na criação, bem como aos que precisam estar informados sobre os últimos acontecimentos.

Agilidade nas busca de informações

Através das redes sociais também é possível realizar determinadas buscas de forma mais rápida que em mecanismos de busca convencionais, afinal, um dos meios mais rápidos para propagação de informações e notícias são as redes sociais, facilitando assim, o acesso e fluxo de informações.

Aumento de custos com comunicação

A utilização de aplicações de comunicação como WhatsApp, Skype e Messenger por exemplo, pode reduzir custos operacionais, como ligações de longa distância, já que é possível contatar pessoas em qualquer lugar sem a necessidade de uso do telefone, por exemplo.

O que fazer?

Independente da escolha, o mais importante é uma manter uma política de utilização da internet clara e a conscientização dos colaboradores em relação ao que pode ser acessado no ambiente de trabalho.

É necessário entender que para definir a política de acesso a internet é importante considerar o perfil da sua empresa e dos seus colaboradores. Não é recomendado definir regras extremas, como manter todo acesso bloqueado.

A melhor opção é liberar ou bloquear o acesso parcialmente, podendo ser por horários ou por tipo de sites e conteúdos. Por exemplo: liberar as redes sociais no início e final de cada turno de trabalho por 15 minutos, tornando o ambiente de trabalho mais saudável.

Para a maioria das empresas, o controle parcial tem sido a solução. É possível implementar esse controle de várias formas:

  • Bloquear apenas o uso de sites que utilizem muitos recursos da rede, como o Youtube;
  • Liberar o acesso em determinados horários, como no início e final do expediente ou em intervalos;
  • Bloquear o acesso individualmente ou por grupos de usuários.

Neste último, é possível liberar o uso a setores que realmente precisam destes acessos, e bloquear para aqueles que não necessitam do acesso às redes, devido à natureza das suas atividades.

Havendo dúvidas sobre qual a melhor política para a sua empresa, uma boa alternativa é buscar referências de empresas que fazem o gerenciamento do acesso a internet, para conhecer quais as regras utilizadas e os resultados obtidos. Também é recomendado buscar conhecer alternativas e serviços de controle de acesso a internet, conhecendo as características de cada solução, avaliando se atendem de forma satisfatória as necessidades da sua empresa.

Esperamos que o texto possa auxiliar na decisão de bloquear o acesso às redes sociais na sua empresa. Se você já tem implementado o gerenciamento de acesso, compartilhe sua experiência nos comentários.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados