Importância da segurança na Internet para pequenas e médias empresas

Em pesquisa realizada pela FIESP sobre Segurança na Internet, foi traçado o perfil dos ataques de hackers à empresas paulistas: 46% dos ataques tem como objetivo as informações sigilosas da empresa e de seus clientes. 59% dos ataques visam a área financeira e 60% desses ataques acontecem em empresas de pequeno e médio porte. A forma mais utilizada de ataques é a instalação de vírus e programas maliciosos em computadores da empresa, visando captura de dados e utilização dos recursos computacionais para fins maliciosos.

A pesquisa mostrou que maioria das grandes empresas utilizam soluções robustas de segurança no acesso a Internet. Isso faz com que os ataques sejam direcionados para as pequenas e medias empresas. Pequenos e médios empresários desconhecem, em sua maioria, que a sua conexão com a Internet é também uma porta de entrada para sua empresa e que fica disponível 24 horas por dia. Além disso, empresas menores não possuem setores especializados em tecnologia e segurança da informação.

Como na maioria das vezes a empresa não tem uma proteção efetiva de segurança, as informações do seu negócio e também as informações dos seus clientes acabam sendo acessadas e copiadas por hackers que se utilizam da sua vulnerabilidade. O vazamento de informações da empresa e principalmente de seus clientes, pode ser fatal para a sua sobrevivência e crescimento. Por esse motivo, é necessário que as pequenas e médias empresas tenham também algum tipo de solução para garantir a segurança dos seus dados e do acesso a Internet em sua rede. Nesse sentido, o ideal é buscar soluções práticas que atendam suas necessidades de forma eficiente e com custos acessíveis.

A pesquisa apontou também que é possível reduzir problemas e prejuízos se as empresas considerarem como prioridade no planejamento estratégico investimentos para a segurança e gerenciamento do acesso a Internet. Em complemento a esse investimento, é necessário também oferecer treinamento aos colaboradores e definir políticas e regras internas de utilização da Internet. Essas ações irão garantir segurança nas informações do negócio e potencializar a produtividade da equipe através do melhor uso dos recursos de tecnologia.

Para atender as necessidades de pequenas e médias empresas em relação a segurança e controle de acesso a Internet, o ideal é buscar soluções enxutas, de baixo custo e voltadas para as necessidades do negócio, uma boa alternativa é o Lumiun. Com o Lumiun é possível implementar um controle eficiente no acesso a Internet sem alto investimento em equipamentos e sem necessidade de mão de obra especializada.

Compartilhe nos comentários suas experiências com soluções de segurança e controle de acesso a Internet em pequenas e médias empresas.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados