Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como controlar o uso da internet na empresa com filiais

Se você é o responsável por gerenciar a rede de computadores, sabe da complexidade para fazer o controle do uso da internet na sua empresa através das ferramentas convencionais. Isso tende a piorar quando o controle da internet é em uma empresa que possui filiais e o profissional precisa manter tudo funcionando em perfeitas condições.

Neste artigo vou listar quais problemas uma empresa com filiais normalmente enfrenta para garantir a segurança dos dados e evitar a perda da produtividade dos funcionários com acesso à internet. 

E por fim, vamos conhecer uma plataforma que vai nos ajudar a aumentar a segurança da informação e aumentar o foco dos funcionários no ambiente de trabalho.

Segurança dos dados

Quando se é um analista ou diretor de TI de uma empresa com filiais é importante tomar algumas decisões importantes de controle e segurança da rede. Especialmente quando a internet é a principal ferramenta para a plena operação da empresa. Se não bastasse essa responsabilidade, cresce cada vez mais o volume e a sofisticação dos ataques cibernéticos que visam prejudicar as organizações, inclusive, publicamos um artigo com algumas dicas para se proteger desses ataques. Portanto, é relevante que os profissionais da área tenham conhecimento de ferramentas que possam auxiliar no bloqueio desses ataques para evitar perdas de informações, produtividade e faturamento.

Além disso, o orçamento para investimento em segurança da rede e controle da internet é sempre limitado na maioria das pequenas e médias empresas. Pensando assim, é necessário estudar todo o cenário das redes, agir rapidamente e encontrar uma solução integrada para aprimorar a segurança digital sem gastar em excesso e sobrecarregar a produtividade da equipe.

Produtividade dos funcionários

A internet é o principal vilão contra o foco e produtividade nas empresas. O desperdício de tempo é tanto, que segundo uma pesquisa, os funcionários são interrompidos em média 14 vezes por dia por ferramentas na internet. E o pior, é que após uma interrupção, o funcionário pode demorar mais de 20 minutos para voltar à tarefa original.

Multiplicando isso pelo número de colaboradores que sua empresa tem e teremos um número total de horas desperdiçadas por dia. E não estamos incluindo aqui as horas disponíveis para descanso.

Sem nenhum tipo de controle ou política de acesso à internet, é normal que os colaboradores utilizem uma parte do tempo acessando o e-mail pessoal, perfis em redes sociais, vídeos no YouTube, mensagens no WhatsApp ou fazendo pesquisa sobre assuntos de seu interesse. 

Portanto, o controle do acesso à internet na empresa com múltiplas filiais é uma política fundamental na gestão de equipes, pois reduz o desperdício de tempo com o aumento do foco, além de evitar vários problemas de segurança com acesso a sites nocivos ou famosos golpes da internet.

Múltiplas filiais ou múltiplos problemas?

Há quem diga que o sinônimo de múltiplas filiais seja múltiplos problemas. Bem, dependendo do caso essa analogia não está errada.

Após anos de contato com profissionais responsáveis pela gestão da rede e internet das empresas, ouvimos muitos relatos de problemas que causam gastos indesejados, além das dores de cabeça com segurança e produtividade, descritos acima.

Veja quais são os principais problemas do uso da internet na empresa com filiais.

Escalabilidade

Na maioria dos casos as empresas não possuem uma ferramenta de segurança e controle de acesso à internet. E quando possuem, essa ferramenta não se torna escalável para outras filiais.

Para a maioria dos profissionais, a notícia de uma nova filial geralmente é vista como uma boa notícia: “Nossa! Estamos crescendo!! 🚀”, pensam. Já o responsável pela TI: “Pqp! Vou ter que instalar e configurar tudo novamente! 😥”, reclama.

As tradicionais soluções para gestão do controle de acesso à internet dependem muitas vezes da instalação e configuração de servidores aliado a gastos com infraestruturas. É um processo que demora e que aumenta os custos para a empresa.

Deslocamento

As empresas convivem com gastos desnecessários com deslocamento toda vez que se abre uma nova filial ou ocorre um problema na rede ou computador de uma filial distante.

E nem vamos incluir aqui o tempo perdido com o deslocamento do profissional.

Mas fique tranquilo! A partir de agora vou mostrar como solucionar os problemas através de uma única plataforma e com um baixo custo.

Gestão de acesso à internet com o Lumiun

O Lumiun é um serviço para fazer a gestão do acesso à internet nas empresas. Em uma única plataforma você encontra os seguintes recursos:

  • Controle de acesso: 
    • Liberação e bloqueio de aplicações, sites e categorias de sites. Inclusive por horário;
    • Busca protegida (Safesearch) no Google, Bing e Youtube para garantir que conteúdos impróprios não sejam exibidos nos resultados das pesquisas;
    • Pesquisa de domínios onde o Lumiun faz uma varredura e encontra sua categoria, reputação, descrição, últimos acessos e ainda um preview da página.
  • Segurança:
    • Opção para definir o nível de reputação mínimo para acessar um site;
    • Bloqueio de sites que pertencem a categorias consideradas nocivas como hacking, malware, phishing, etc.
  • Firewall:
    • Esqueça o conceito antigo e difícil de implantar regras de firewall na sua rede. No Lumiun é possível, com poucos cliques, adicionar regras de bloqueios e liberações por portas, protocolos, origem e destino. Além disso, existem configurações predefinidas que auxiliam os mais leigos no assunto.
  • VPN Empresarial:
    • A VPN Empresarial do Lumiun é uma solução que vai aproximar os colaboradores externos, juntando todos em uma única rede, aumentando a segurança e produtividade.
  • Velocidade:
    • Com esse recurso você pode limitar a quantidade de Download e Upload para os grupos de equipamentos. Dessa forma pode distribuir seu link de internet conforme você achar melhor ou de acordo com a demanda de cada grupo.
  • Relatórios:
    • De nada adianta todos esses recursos se não fosse possível acompanhar o resultado. No Lumiun é possível acompanhar em tempo real quais os sites mais acessados ou bloqueados, acessos por período, bloqueios de segurança, logs de firewall, equipamentos que mais consomem a banda da internet, colaboradores externos conectados na VPN e muito mais.

Ligar o Lumiun Box em cada filial

Com o Lumiun é muito fácil fazer a gestão da internet de todas as filiais. Primeiro, você deve ligar em cada filial o equipamento Lumiun Box. A partir disso, as requisições de acesso à internet da sua rede serão consultadas nos servidores do Lumiun. Isso deixará sua rede mais rápida e segura! Nesta consulta, são avaliadas as regras de acesso criadas para sua rede, envolvendo critérios como a categoria do site, o nível de segurança e reputação e horário da solicitação.

Se a requisição for aprovada, o acesso ocorre normalmente. Não há outras intervenções que poderiam modificar o tráfego ou gerar problemas. Se a requisição for bloqueada, o usuário visualiza uma página informativa, que pode ser personalizada para sua empresa.

Tudo simples sem a necessidade de conhecimento técnico ou instalação e configuração de servidores.

Você pode estar se perguntando: e se o equipamento parar de funcionar? Vou ter que comprar outro equipamento e configurar tudo novamente? Não! O equipamento Lumiun Box é apenas o intermediador para identificar os equipamentos na rede, redirecionar as requisições DNS para nossos servidores, aplicar regras de Firewall e adicionar limite de velocidade na internet. Todos os dados de configuração ficam salvos na nuvem, acessível através do painel de controle. Se o equipamento parar de funcionar, o que raramente acontece, nós enviamos outro sem custo. E então, basta substituir o equipamento e todas suas configurações serão aplicadas automaticamente.

Painel de controle

Após ligar o Lumiun Box na rede da filial, você deve acessar o painel de controle e finalizar a configuração. O Painel de Controle do Lumiun está disponível no endereço app.lumiun.com, acessível de qualquer lugar ou dispositivo. Informe seu e-mail e senha e, caso for administrador, usufrua de todos os recursos disponíveis.

Muito bem, até agora só mostrei como configurar e acessar o Lumiun. Mas a intenção desse artigo é demonstrar como o Lumiun é eficiente para o controle do uso da internet na empresa com filiais. Veja a seguir.

Vantagens e benefícios do Lumiun

Após acessar o painel de controle do Lumiun, na primeira página você já visualiza um resumo de acesso e o status da internet em todas as filiais. Veja uma parte do Dashboard nas duas imagens a seguir:

Empresa 1 com matriz e 5 filiais
Empresa 2 com Matriz e 36 filiais

Perceba que no card à esquerda são exibidos alguns insights sobre os acessos do período selecionado no topo da imagem. Já no card da direita é exibido o status de todas as redes cadastradas no Lumiun. Status na cor verde significa que a rede está funcionando normalmente, cor laranja significa que está no máximo 2 horas sem conexão e a cor vermelha que está a mais de 2 horas sem conexão com a internet.

Veja uma outra visualização das redes cadastradas, com mais detalhes:

Outro grande benefício com o Lumiun é juntar os equipamentos (computadores, notebooks, celulares) independentemente do local físico em um único grupo e aplicar regras de acesso para todos.

Por exemplo, é possível criar um grupo chamado “Financeiro” e arrastar os equipamentos que pertencem ao setor financeiro de cada filial. Qualquer alteração de regra no grupo será replicada automaticamente para todos os equipamentos. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Com os grupos definidos, basta acessar um recurso, como por exemplo “Controle de acesso” e aplicar as regras de liberações e bloqueios, conforme ilustra a imagem abaixo:

Com a política de acesso criada, chegou a hora de acompanhar o efeito das ações através dos relatórios. O Lumiun possui diversos relatórios analíticos e gerenciais que ajudam na tomada de decisão.

A imagem abaixo representa o relatório Sites mais acessados com filtro pelo grupo Financeiro.

Nesta outra imagem está o relatório da aplicação Facebook com filtro pelo grupo Financeiro.

Com o Lumiun você consegue obter informações completas sobre o uso da internet na sua empresa, filial ou equipamento específico. Conheça todos os relatórios disponíveis no site do Lumiun.

Na prática

Entendo se você ainda estiver com dúvidas sobre a eficiência do Lumiun. A maioria dos nossos clientes também desconfiavam que uma única ferramenta poderia fazer tanto e de uma forma tão simples sem a necessidade de cursos ou treinamentos massivos.

Foi o caso da MB Farmácias, que contratou o Lumiun para gerenciar suas 36 filiais e aumentar a segurança e produtividade dos seus 500 funcionários. 

Antes do Lumiun, a MB sofreu com ataques cibernéticos e seu proprietário queria algo que poderia aumentar o foco dos funcionários evitando o acesso a sites fora do escopo de trabalho. Após a implantação do serviço, a empresa não teve mais problemas com ataques, o que aumentou também a confiança dos seus clientes, assegurando a proteção dos dados sensíveis. “Sinto a segurança de ter controle sobre os acessos em minha empresa”, disse o proprietário Eder Fernandez.

Veja mais sobre o caso de sucesso da MB Farmácias.

Powered by Rock Convert

A cereja do bolo

Se você já leu nossos artigos anteriores aqui no blog, deve saber que o Lumiun lançou a VPN Empresarial. Mas para quem está aqui pela primeira vez, saiba que o recurso de VPN está incluso no pacote Lumiun Enterprise.

A VPN Empresarial está sendo uma importante aliada às empresas no cenário pandêmico atual. Através deste recurso, os funcionários que estão trabalhando remotamente conseguem se conectar à rede local de qualquer filial e ter acesso aos arquivos, servidores e área de trabalho remota, com segurança e criptografia.

Espero que esse artigo tenha ajudado na busca de uma solução para controlar o uso da internet de uma empresa com filiais. Mas se ainda tiver dúvidas, você pode agendar uma demonstração, sem compromisso. Veja como isso tudo funciona na prática.

Qualquer dúvida você também pode escrever nos comentários abaixo ou enviar um e-mail para .

Até a próxima!

Powered by Rock Convert