Gestão e controle do uso da internet: mais segurança e produtividade para a sua empresa!

Hoje em dia, grande parte dos profissionais utiliza a internet durante sua jornada de trabalho para desempenho de suas tarefas, essa é a realidade no ambiente de trabalho das empresas atualmente, tanto em empresas de grande porte como nas pequenas e médias.

Da mesma forma que a tecnologia, os sistemas e a alta conectividade contribuem na execução das atividades nas empresas, o mau uso da tecnologia e da internet pode gerar inúmeros problemas e até mesmo prejuízos para as empresas, principalmente em relação a falhas na segurança da informação, que podem levar a perda de dados. O desperdício de tempo, a falta de foco no trabalho e a baixa produtividade da equipe também são problemas cada vez mais presentes no ambiente de trabalho.

Pesquisas demonstram que o tempo gasto na internet pelos colaboradores com atividades pessoais pode chegar a 30% durante a jornada de trabalho. Já as despesas com falhas de segurança da informação aumentaram 35% no último ano nas empresas, segundo pesquisa da PwC. Sem falar no crescente risco de ataques de Ransomware, que chamaram a atenção em todo o mundo no último dia 12 de maio, e vêm se intensificando cada vez mais.

A principal porta de entrada para os incidentes de segurança como ataques de Ransomware, são os usuários, que acabam clicando em links de e-mails falsos ou nocivos, o que faz com que os vírus se instalem.

Em relação a falta de foco e baixa produtividade dos colaboradores, são muitas as formas de distração na internet durante o trabalho, com o acesso às redes sociais, uso de smartphones, acesso ao e-mail pessoal, sistemas de comunicação instantânea como o WhatsApp, sites de compras, jogos, entretenimento e muito mais.

Em levantamento que desenvolvemos aqui na Lumiun Tecnologia, onde foram analisados aproximadamente 280 milhões de registros de acessos à internet de 2.000 profissionais distribuídos em 50 empresas de todas regiões do Brasil, durante todo o ano de 2016, foi constatado que somente o Facebook representa 14,5% dos acessos à internet nas empresas, serviços de comunicação como Skype e WhatsApp representam 10% dos acessos e sites de conteúdo como Globo.com e UOL 7,3%. O levantamento também mostrou que 2% de todos acessos ocorrem a sites potencialmente nocivos, o que mostra o quanto as empresas estão vulneráveis a incidentes com falhas de segurança da informação e perda de dados. O levantamento completo está disponível para download.

Nesse contexto, é fundamental que os diretores e gestores de TI acompanhem a produtividade da equipe e dos colaboradores e busquem implementar na sua empresa uma política de utilização segura e produtiva da internet. Primeiro orientando os profissionais sobre os riscos de segurança e produtividade e também utilizando soluções que permitam monitorar o que está sendo acessado e definir regras de acesso, quando necessário.

Os benefícios gerados por uma boa gestão do uso da internet nas empresas são muitos:

  • Segurança e proteção contra ameaças na internet
  • Menor risco de perda de informações e problemas com vírus
  • Redução de desperdício de tempo na internet pela equipe
  • Aumento da produtividade, qualidade e foco nas tarefas
  • Redução de despesas com manutenção de equipamentos
  • [Relatórios com informações e dados sobre o uso da internet
  • Melhoria no desempenho da rede, sistemas e recursos de tecnologia

No mercado existem inúmeros serviços disponíveis para segurança e controle do uso da internet nas empresas, como soluções de proxy/squid com servidores Linux, pfSense, e soluções de appliance como Sonic Wall, Fortinet FortiGate e tantos outros. Porém a maioria das soluções demandam alto investimento, alto envolvimento de profissionais técnicos especializados e exigem constante manutenção, atualizações e suporte. Isso faz com que essas soluções se tornem caras e muitas vezes inviáveis, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Considerando esse cenário e a necessidade que as PMEs também têm de otimizar a produtividade da equipe na internet e manter o uso da rede seguro, a Lumiun Tecnologia é uma solução acessível e simplificada de gestão do uso da internet voltada para pequenas e médias empresas. O serviço é todo baseado em nuvem e com forte diferencial na facilidade de implementação e gerenciamento do serviço.

Listamos algumas das principais características e vantagens do Lumiun:

  • Instalação e configuração rápida e simplificada
  • Sem necessidade de aquisição de equipamentos ou servidores
  • Sem necessidade de manutenção de equipamentos ou atualizações de software
  • Sem necessidade de instalação e configuração de equipamentos da rede
  • Sem custo com profissional especializado para manutenção e suporte
  • Gerenciamento em nuvem, acessível via internet em qualquer lugar ou dispositivo

Em conjunto com a facilidade no gerenciamento o serviço possui recursos que permitem uma gestão completa e flexível do acesso à internet nas empresas, permitindo uma gestão eficiente do uso da internet, de forma muito simples, prática e bastante acessível.

Com o serviço é possível implementar diferentes políticas de acesso à internet, por exemplo, para bloquear conteúdos inadequados como pornografia, redes sociais ou jogos, basta marcar o botão de “Bloquear acesso” para a categoria desejada. As regras podem ser flexíveis, por usuários, equipamentos e horários. Além disso, o sistema gera relatórios detalhados e analíticos sobre o uso da rede, permitindo ao gestor tomar decisões assertivas dentro do propósito de tornar o uso da internet mais seguro e produtivo na sua empresa.

Listamos também algumas das principais funcionalidades da solução:

  • Regras de acesso por categorias de conteúdo e sites específicos
  • Regras de acesso por grupos de usuários ou equipamentos
  • Definição de horários de liberação por categoria de conteúdo e sites específicos
  • Controle de velocidade de tráfego por grupos e usuários
  • Proteção contra o acesso à sites nocivos e ameaças na internet
  • Acesso à internet com autenticação de usuários
  • Recurso de Wi-Fi, com gerenciamento integrado ao painel de controle
  • Gerenciamento integrado de várias redes ou unidades
Dashboard-do-painel-de-controle-da-Lumiun-Tecnologia
Dashboard do painel de controle da Lumiun Tecnologia

A implementação e configuração do serviço é bastante simples, podendo ser realizada inclusive por usuários sem conhecimento técnico de TI. E todo o gerenciamento é feito através do painel de controle em nuvem, que possui uma interface muito simples e intuitiva, além de poder ser acessado de qualquer local ou dispositivo. O serviço é oferecido em diferentes planos e formas de contratação, para atender as diferentes necessidades dos gestores e empresas no Brasil.

Mais informações e detalhes sobre os benefícios e funcionalidades estão disponíveis no site do Lumiun. É possível solicitar uma demonstração on-line para conhecimento de todos detalhes da solução. Para testes e contratação entre em contato com consultores Lumiun.

Aqui no nosso blog disponibilizamos conteúdo para diretores de empresas e gestores de TI que buscam ter mais proteção contra as ameaças da internet, otimizar a governança de TI e também melhorar a produtividade dos colaboradores.

lumiun dns- filtro de conteudo web
4 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados