velocidade internet empresa

Como monitorar e melhorar a velocidade da internet na sua empresa

Você ou sua empresa contratou uma internet “super veloz”, com velocidade suficiente para fazer todo o seu trabalho ou até mesmo para que toda a sua equipe trabalhe normalmente, mas na hora de tentar enviar um e-mail com anexo, acessar um site com urgência ou ainda tentar baixar um documento da rede, a internet não responde com velocidade e deixa você esperando?

Isso indica que a conexão de internet está lenta ou o consumo da velocidade da sua rede está no limite!

Sabemos o impacto que uma conexão de internet tem no desempenho de atividades no ambiente de trabalho. Principalmente quando sua empresa investe em uma conexão de qualidade e não consegue usufruir desse benefícios, pelo contrário, o funcionamento da rede se torna um problema e limita a execução das atividades pela equipe.

O baixo desempenho da internet é muito comum nas empresas e esse problema pode ocorrer por vários motivos, onde os dois principais são:

  • A operadora/provedor não está entregando a velocidade contratada;
  • Existe um excesso de consumo de tráfego pelos usuários com download de arquivos, acesso a vídeos e rádios, redes sociais, sites de entretenimento, jogos, infecção de malware, entre outros.

Portanto, verificar e monitorar se a operadora está entregando a velocidade de conexão contratada é a primeira medida a ser tomada. Pra isso você pode utilizar serviços que testam e avaliam a velocidade da conexão de internet.

Listamos abaixo cinco serviços que permitem verificar a velocidade de download e upload da internet que a operadora está entregando:

1 – Fast.com

Teste de velocidade da internet Fast.com
fast.com

O Fast.com é um dos mais utilizados por quem deseja testar a velocidade de download de forma rápida e prática. Criado pela Netflix, basta acessar a página que automaticamente sua internet será avaliada e rapidamente é exibido o resultado na tela.

2 – Speedtest.net

Speedtest.net by Ookla Teste de Velocidade de Conexão da Internet
speedtest.net

Criado pela empresa Ookla, o Speedtest.net é o líder mundial em testes de banda larga. É o serviço mais conhecido e utilizado mundialmente para monitorar a velocidade da internet. Com uma interface repleta de efeitos animados o Speedtest.net fornece os resultados de velocidade do download, upload, ping e o nome da operadora que fornece a internet. O serviço está disponível na web e também em aplicativos para IOS e Android.

3 – Simet

velocidade internet empresa
simet.nic.br

Com o Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), é possível comparar a qualidade da conexão por operadora e a qualidade do acesso à Internet por região. Disponível nas plataformas IOS e Android e na web instalando um plugin no seu navegador.

4 – brasilbandalarga.com.br

velocidade internet empresa
brasilbandalarga.com.br

Também pode ser utilizado o brasilbandalarga.com.br da Entidade Aferidora da Qualidade que foi criada em atendimento à uma resolução da Anatel, como parte do processo de aferição dos indicadores de qualidade das redes de telecomunicações que suportam o acesso à internet em Banda Larga fixa e móvel no Brasil.

5 – Speedcheck

velocidade internet empresa

O Speedcheck é mais uma opção para teste de velocidade de internet. A empresa alemã possui longos anos de atuação no mercado de qualidade e otimização de internet. Além do teste de velocidade, no site da Speedcheck a empresa disponibiliza um guia completo para identificação de problemas na internet e dicas muito práticas de melhorias para a sua conexão.

Ao realizar o teste na sua rede, seja empresa ou residência, recomendamos a utilização de ao menos duas das ferramentas mencionadas. Para comparar e validar os resultados apresentados, pois é importante que sejam equivalentes. Caso os resultados não forem semelhantes, o recomendado é realizar os testes novamente ou utilizar outras opções entre as ferramentas listadas.

Minha internet fornecida pelo provedor está lenta. O que fazer?

Caso o motivo da lentidão da sua internet seja pelo fato da operadora não entregar a velocidade contratada, entre em contato com a operadora informando o problema e cobre uma solução. Segundo a lei brasileira (resoluções 574/2011 e 575/2011) os provedores são obrigados a fornecer no mínimo 20% do que você contratou, porém isso só vale no caso de problemas técnicos, o que significa que o cliente deve usufruir de toda a velocidade grande parte do tempo.

A velocidade de internet está de acordo. O que fazer?

Se a conexão de internet fornecida pelo seu provedor está na velocidade contratada, a lentidão pode ter como motivo o excesso de consumo dos usuários dentro da sua rede. Infelizmente é comum em redes corporativas alguns poucos usuários consumirem praticamente todo tráfego de internet, com download de arquivos, visualização de vídeos, jogos online, entre outras formas de consumo de tráfego.

Nesse caso, se torna um pouco mais complexo identificar o problema e principalmente quais usuários ou serviços online estão consumindo muito tráfego e comprometendo o desempenho da internet.

Será necessário utilizar uma ferramenta ou serviço especializado, que permite a análise do uso da internet e gera relatórios de consumo de tráfego personalizados. Alguns roteadores de rede têm recursos relacionados e monitoramento de tráfego.

Uma excelente solução para isso é o Lumiun Box, pois de forma simples é possível identificar o quanto de tráfego cada equipamento ou usuário da sua rede está consumindo, em quais horários e quais os sites e serviços estão gerando esse tráfego. Além disso a solução também permite implementar filtros de conteúdo na navegação para evitar que esses usuários ou serviços consumam a internet de forma excessiva.

Veja abaixo, alguns exemplos de relatórios de consumo de tráfego gerados no Lumiun Box:

Relatório de consumo de tráfego por equipamento
Relatório de consumo de tráfego por equipamento
Relatório de velocidade de tráfego consumida em um período
Relatório de velocidade de tráfego consumida em um período

Após identificar os equipamentos e usuários que estão usando toda velocidade de internet da sua empresa, é recomendado orientar os usuários sobre a importância de usar a rede com responsabilidade. Ressaltando que é um recurso fundamental para o trabalho corporativo e que toda a equipe depende de um bom desempenho da internet para a execução de suas tarefas.

Muitas vezes, tráfego excessivo em alguns equipamentos pode estar sendo gerado por algum tipo de vírus, que de forma oculta e sem o usuário perceber, faz continuamente requisições de comunicação na internet, o que pode até consumir todo o tráfego. Ao fazer o monitoramento, é possível também identificar essas máquinas infectadas, para que o problema seja isolado e resolvido.

Em conjunto com o monitoramento do uso e consumo de tráfego na rede, uma opção (fortemente recomendada) é utilizar ferramentas pra criar limitações no consumo da rede. Por exemplo, definir que um determinado usuário ou grupo de usuários não pode consumir mais do que 20% da sua conexão, com isso você pode garantir que setores com maior dependência da internet tenham esse recurso garantido. Medidas como essa, em conjunto de uma gestão eficiente de acesso à internet, podem garantir o bom desempenho da internet e evitar o desperdício de tempo dos colaboradores em sites e serviços fora do escopo de trabalho.

Se quiser aprofundar-se no tema, acesse o Guia de Controle do Acesso à Internet para Empresas. No material, você irá encontrar um passo a passo para gerenciar melhor as conexões.

Por fim, considerando a importância cada vez maior da Internet no cotidiano de trabalho das empresas e profissionais e o impacto negativo que o mal desempenho da rede pode gerar, se torna quase fundamental reservar alguma atenção para garantir o desempenho adequado de todos os benefícios que a tecnologia e conectividade pode oferecer para a sua empresa.

Até mais!

2 comentários

Comentários fechados

Posts Relacionados