Melhores livros sobre gestão e governança de TI

Os 9 melhores livros sobre gestão e governança de TI

Independentemente do setor de atuação, estabelecer uma gestão de qualidade é fundamental para que a empresa consiga alcançar o sucesso. O avanço tecnológico faz com que seja necessário que os gestores se mantenham constantemente atualizados perante as melhores estratégias gerenciais. Através desse processo de atualização, esses profissionais conseguem conhecer métodos e técnicas que podem ajudar a melhorar o seu conhecimento e proporcionar mais qualidade e eficiência nas tarefas realizadas diariamente. Para te ajudar, separamos os 9 melhores livros sobre gestão e governança de TI.

Utilizando materiais de qualidade e com um bom embasamento, é possível proporcionar um espaço de conhecimento mais eficiente para a obtenção de informações, argumentos e metodologias implementadas no mercado atual, visando a melhoria dos processos e uma melhor qualidade nas tarefas diárias. No setor de Tecnologia da Informação existe um desafio constante quanto à transformação nas demandas dentro do ambiente de trabalho que necessitam de um processo constante de evolução e conhecimento.

A competitividade desta área faz com que os profissionais busquem formas inteligentes de adquirir conhecimento em governança de TI e aprimorar as suas habilidades em gestão para se destacar nesse campo e alcançar o sucesso esperado.

Quais os melhores livros para gestão e governança de TI?

Para contribuir para o seu processo de melhoria e aprimoramento, separamos os principais livros de gestão e governança de TI que podem ajudar você a aumentar os seus conhecimentos e otimizar as tarefas realizadas no setor de TI da sua empresa. Veja a seguir a nossa seleção dos 9 melhores livros para gestão e governança de TI:

1. O verdadeiro valor do TI

O verdadeiro valor de TI

Autor: Richard Hunter e George Westerman

Editora: M. Books

Ano: 2010

O principal foco dessa obra é explorar de forma abrangente a importância estratégica da tecnologia da informação dentro das empresas. Tratando de forma incisiva, Richard Hunter e George Westermann demonstram como o TI pode ser utilizado como uma estratégia competitiva pelas empresas.

Esse livro foi baseado em uma pesquisa realizada pelo MIT e pela Gartner, resumindo o processo de transformação de percepção do papel do setor de TI dentro das empresas e como ele pode agregar valor às organizações. Esse livro consegue resumir como o TI passou de gerador de custo a criador de valor dentro das organizações, mostrando como o setor de TI se tornou Fundamental e indispensável dentro das empresas.

2. Os 11 segredos de líderes de TI altamente influentes

Os 11 segredos de líderes de TI altamente influentes

Autor: Marc J. Schiller

Editora: e-book Amazon

Ano: 2012

Considerada uma das obras mais importantes do setor de TI, os “11 Segredos dos líderes altamente influentes” é um livro fundamental para quem deseja entender porque esse setor tem que ser valorizado e qual o seu papel dentro das empresas.  Com o crescimento do papel da tecnologia no mercado atual, é importante entendermos porque as realizações dentro do setor de TI são tão importantes e como elas podem transformar a realidade das empresas.

Mais do que apenas realizar atividades relacionadas com a tecnologia, é necessário entender a credibilidade e o papel determinante do setor de TI no dia a dia e crescimento de uma empresa. É fundamental que os líderes de TI entendam o seu papel no dia a dia da organização e as armadilhas que podem prejudicar o bom andamento das suas atividades, assim como as estratégias que podem te ajudar a alcançar o seu sucesso.

Guiando o leitor através de 11 segredos fundamentais, Marc consegue entregar informações valiosas e que podem fazer toda a diferença no dia a dia do profissional de TI, fortalecendo um processo de governança e garantindo metodologias eficientes para quem busca uma gestão mais completa e inteligente.

3. Compliance e Governança Corporativa

Compliance e Governança Corporativa

Autor: Marcella Blok

Editora: Freitas Bastos

Ano: 2023

Essa obra é indispensável para quem deseja ter um material de consulta completo sobre governança corporativa e de TI. A jurista Marcela Block traz em seu livro diversas considerações e abordagens fundamentais sobre questões indispensáveis sobre compliance empresarial e os aspectos normativos da infraestrutura de governança corporativa.

Muito atualizada, essa obra também traz informações importantes quanto aos processos realizados com relação à operação de corrupção e as formas de evitar e minimizar desse tipo dentro de corporações. Através dele é possível desenvolver novas técnicas para manter-se dentro do compliance esperado e conseguir estabelecer processos eficientes e de acordo com os princípios e boas práticas esperadas.

4. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

SCRUM A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo

Autor: Jeff Sutherland e J J Sutherland

Editora: Sextante

Ano: 2019

Jeff Sutherland é um dos criadores do método SCRUM, estratégia desenvolvida para ajudar as empresas a aumentar a produtividade e proporcionar ainda mais eficiência. O método ágil do TI foi pensado para atender as demandas por produtividade que são apresentadas pela área de tecnologia da informação (TI).

O método SCRUM é uma estratégia que vem garantindo o aumento de produtividade considerável em instituições e empresas de diversos segmentos. Sendo implementado em gigantes como a Amazon, por exemplo, esse método vem sendo buscado por empresas de todos os tipos ao longo de muitos anos, proporcionando benefícios e garantindo que as tarefas sejam realizadas de forma completa e mais eficiente.

Esse método permite que a sua gestão alcance resultados antes inimagináveis, se reinventando diante de um mercado tão competitivo e desafiador. Através desse livro, você poderá implementar uma estratégia mais inteligente dentro da sua empresa, garantindo uma governança de TI completa e mais eficaz. 

O método de gerenciamento de projetos conhecido como SCRUM pode fazer toda a diferença na produtividade do seu setor de TI, sendo uma das estratégias mais implementadas dentro das empresas de tecnologia ao redor do mundo.

5.Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços

Implantando a governança de TI

Autor: Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu

Editora: Brasport

Ano: 2014

Estabelecer estratégias de gestão, organização e liderança dentro do setor de TI é fundamental para conseguir alcançar produtividade e resultados cada vez mais diferenciados. A gestão de um departamento de TI pode ser bastante desafiadora e requer uma postura proativa e disruptiva diante dos Desafios que são encontrados no dia a dia.

Essa obra conseguiu resumir diversos tópicos sobre gestão, organização, liderança e arquitetura de sistemas de informação de acordo com a Realidade Atual, ajudando os profissionais a transformarem os seus setores e garantirem mais inteligência e eficiência no dia a dia desse setor. São analisadas as características e vantagens de mais de 30 modelos de práticas que podem ser aplicadas aos processos de TI, sendo uma obra completa e muito aplicável a diversas necessidades na governança de TI.

6- Arquitetura de TI como Estratégia Empresarial

Arquitetura de TI como Estratégia Empresarial

Autor: Jeanne W Ross, Peter Weill e David C Robertson

Editora: M. Books

Ano: 2007

É muito natural que mesmo com todo o trabalho duro, os gestores da empresa tenham a sensação de que os resultados esperados não estão sendo obtidos. A sensação de se estar perdendo terreno acontece, e é necessário entender quais são os fatores que estão enfraquecendo os resultados e impactando a realidade da organização.

Arquitetura de TI como estratégia empresarial é uma obra básica para os gestores de TI que desejam entender que os sistemas de TI são um ativo, e não apenas uma despesa. O avanço da tecnologia nos mostrou que a utilização correta dos recursos e implementação da estratégia ideal ajuda a aumentar a lucratividade e colocar a empresa no trilho certo para o sucesso.

A arquitetura de TI como estratégia empresarial é uma metodologia que pode transformar a visão dos gestores e proporcionar uma transformação na mensagem e visão de uma organização.

7- Governança Digital 4.0

Governança digital 4.0

Autor: Daniela Emiliano de Souza (Autor), Daniel H. Paiva Tonon (Autor), Elcio Brito da Silva (Autor), Ivanir Costa (Autor), Jairo Cardoso de Oliveira (Autor), João Alberto de Seixas (Autor), Leonardo Leão (Autor), Maritza Carvalho Francisco (Autor), Paulo Sergio Fonseca Rodrigues (Autor), Ronaldo Brito (Autor), Rosangela Riccotta (Autor), Soraya Correia de Oliveira (Autor), Tereza Cristina Maia Fernandes (Autor), Aguinaldo Aragon Fernandes (Coeditor), Vladimir Ferraz de Abreu (Coeditor), Jose Luis Diniz (Coeditor)

Editora: Brasport

Ano: 2019

O novo modelo de governança e gestão realiza a integração do COBIT® e da ITIL® 4, permitindo um conteúdo completo e adequado às necessidades da atualidade. Além de uma visão integrada da governança de TI com foco na transformação digital.

Esse valioso material também apresenta de forma pioneira um processo padrão para que as empresas consigam estabelecer um processo inteligente e dinâmico da sua jornada de transformação digital. Com metodologias completas e inovadoras, o Governança Digital 4.0 serve como material basal do processo de transformação das organizações.

8. Gestão da Tecnologia da Informação: Sustentação e Inovação para a Transformação Digital

Gestão da tecnologia da informação e inovação para transformação digital

Autor: Manoel Veras

Editora: Brasport

Ano: 2019

Essa primeira edição aborda com muita inteligência a gestão da tecnologia da informação sobre o paradigma da transformação digital que vivenciamos nos últimos anos. Trazendo dados com ponto de vista do negócio, a obra de Manuel Veras consegue traduzir em uma linguagem simples e objetiva os conceitos da área do TI e os integra de forma simplificada com os conceitos de governança e operação do setor de tecnologia.

O livro também traz as principais tendências para o setor de tecnologia da informação e apresenta o modelo de gestão bimodal, proporcionando alternativas interessantes para a mudança de paradigmas no  TI e a mudança para uma gestão mais ampla e realista desse setor. É uma obra interessante para se adaptar aos novos conceitos da transformação digital e alcançar resultados diferenciados diante da competitividade que vivenciamos.

 

9. Governança de TI- tecnologia da informação

Governança de TI - tecnologia da informação

Autor: Peter Weill e Jeanne W. Ross

Editora: M.Books

Ano: 2005

 Weill e Ross desenvolveram essa valiosa obra com base em um estudo que reuniu dados de 250 empresas ao redor do mundo, demonstrando como  o valor de um negócio pode ser impactado por uma governança de TI eficaz. De acordo com as suas pesquisas, empresas que investem em uma governança de TI apresentam lucros pelo menos 20% maiores do que negócios com uma má governança.

É importante que a alta gerência tenha dados consolidados sobre todos os processos que acontecem dentro da empresa para que consiga tomar decisões mais inteligentes e assertivas. Essa obra pode ajudar a sua empresa a elucidar quais são as decisões gerenciais mais importantes e como elas devem ser monitoradas para garantir o sucesso da sua organização.

Conclusão

Sabemos que incluir leituras robustas como essas, pode ser difícil na sua rotina.  Entretanto, desenvolver conhecimentos sobre gestão e governança de TI são fundamentais para os profissionais que desejam ampliar as suas habilidades e alcançar um patamar diferenciado no mercado. 

A mudança da realidade do mercado exigiu que as empresas estabelecessem processos ainda mais completos para entregar produtividade e organização em suas rotinas. A Governança de TI permite que as ações da empresa sejam controladas e estabelecidas de acordo com um conjunto de habilidades, competências e diretrizes. Graças a essas estratégias, os gestores conseguem estabelecer um processo de tomada de decisões mais inteligente e assertivo.

Quanto mais preparados estivermos para lidar com as situações do dia a dia e as demandas adversas que podem surgir dentro da empresa, mais fácil será alcançar o sucesso e se destacar perante a concorrência.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados