governança de TI

O que é governança de TI e por que é importante para empresas

Atualmente, a tecnologia está tão conectada com as nossas rotinas, que muitas vezes nem notamos o tamanho do seu impacto em nossas vidas. Desde o momento em que acordamos, até em nosso ambiente de trabalho, a tecnologia está presente, transformando a forma que realizamos diversas tarefas. Dentro do ambiente corporativo, essas ferramentas vêm trazendo soluções para aumentar a produtividade, facilitar a rotina e garantir o crescimento do negócio. Por essa razão, a governança de TI se torna um processo extremamente valioso para as organizações.

A governança de TI consiste em um setor pertencente à tecnologia da informação que busca otimizar os processos e garantir que os recursos tecnológicos sejam utilizados com eficiência e assertividade. Para te ajudar a entender melhor como esse processo funciona, continue a leitura desse artigo!

Entenda o que é governança de TI

Criado pelos pesquisadores Loh e Venkatraman, o termo Governança de TI busca descrever os métodos e estratégias utilizados para aumentar a produtividade e trazer uma maior capacitação para os serviços e atividades realizados por esse setor. A governança busca aprimorar as tecnologias disponíveis e contribuir para o crescimento do negócio.

Utilizando um conjunto de estratégias, métodos, regras e responsabilidades, a Governança de TI permite controlar os recursos e proporcionar um processo de tomada de decisões mais inteligente e assertivo. Com isso, é possível verificar se tudo está funcionando de acordo com as metas e objetivos da organização.

Para que isso seja possível, é necessário contar com um profissional experiente que consiga elaborar metas e estratégias eficientes, e que também conheça o funcionamento das aplicações e ferramentas tecnológicas utilizadas pelo negócio. Esse profissional deverá:

  • Monitorar as aplicações;
  • Estabelecer metas e estratégias para otimizar as atividades;
  • Desenvolver políticas e regras para os processos;
  • Gerenciar os riscos do setor;
  • Entre outros.

Para que a empresa consiga atingir todos os seus objetivos, todos os seus recursos e ferramentas tecnológicas devem estar 100% disponíveis e funcionais. Além de agregar mais valor à organização, contar com uma tecnologia mais eficaz pode melhorar o clima organizacional e trazer ainda mais facilidades para a rotina dos seus colaboradores.

Descubra no vídeo abaixo, qual a ligação entre a Governança de TI e a gestão de riscos na empresa.

Exemplos práticos de governança de TI

Para entender melhor o papel da governança de TI, podemos utilizar um exemplo:

Considere um setor de TI onde as demandas estão desorganizadas e a equipe não consegue estabelecer um processo fluido para garantir que as necessidades sejam atendidas de acordo com as prioridades da organização. Com a governança de TI, é possível implementar um processo transparente e que priorize as demandas, trazendo mais fluidez para os processos.

Para isso, o responsável pela Governança de TI pode criar uma política eficiente, que garanta que todos os processos funcionem da melhor forma possível, favorecendo um bom fluxo de tarefas. Após criada, essa política deve ser do conhecimento de todos os envolvidos, para que seja seguida e respeitada em todas as etapas e processos.

A governança de TI serve apenas para grandes empresas?

O principal objetivo da Governança de TI é promover transparência e segurança nos processos e recursos utilizados pelo setor de tecnologia. Dessa forma, essa estratégia pode ser implementada por qualquer empresa que necessite otimizar o seu setor de TI.

A implementação da governança de TI pode trazer diversos benefícios e vantagens para um negócio, como:

  • Evita o vazamento de informações e dados sigilosos, prevenindo não só punições (por conta das regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados), como também protegendo a imagem da empresa no mercado;
  • Possibilita a automatização de diversos processos e protocolos, tornando a rotina mais prática e funcional;
  • Aumenta a eficácia das ferramentas e recursos disponíveis, assim com a sua respectiva utilização, garantindo que todos as aplicações, sistemas e softwares utilizados entreguem toda a sua capacidade e funcionalidades;
  • Otimiza todos os processos de gestão de TI, fazendo com que a empresa garanta um diferencial competitivo no mercado;
  • Permite que os gestores antecipem falhas, problemas e possíveis riscos, antes mesmo que eles representem algum perigo real para a organização.

Como é feita a Governança de TI?

Para garantir todos os benefícios que a Governança de TI pode proporcionar, os gestores utilizam ferramentas chamadas frameworks. Esses recursos reúnem as melhores práticas para otimizar os recursos utilizados, de forma a integrar o setor de TI com todos os processos da empresa. Essas estruturas são fundamentais para garantir um maior controle e um processo de tomada de decisões mais fluido e inteligente.

Veja agora, algumas ferramentas consideradas indispensáveis para o processo de implementação da Governança de TI:

COBIT

Control Objectives for Information and Related Technologies – COBIT, é um dos frameworks para Governança de TI mais utilizados ao redor do mundo. Para garantir que os processos sejam otimizados, o COBIT busca demonstrar tudo que precisa ser feito para transformar os protocolos de gerenciamento dentro da empresa. Dessa forma, a organização poderá alinhar todos os seus objetivos comerciais com os planos de TI, agregando mais valor e controle.

ITIL

Information Technology Infrastructure Library – ITIL, é um framework conhecido mundialmente e consiste em uma biblioteca que reúne as melhores práticas de gestão para o TI. Extremamente abrangente, essa ferramenta tem como objetivo garantir a gestão eficiente dos processos e trazer mais qualidade para a experiência dos clientes.

O ITIL permite que a infraestrutura seja gerenciada de uma forma mais flexível e funcional, garantindo o gerenciamento inteligente de todas as etapas.

GSTI

GSTI é a sigla para Gerenciamento de Serviços de TI, e é uma ferramenta que ajuda na incorporação de valores e na interação entre os setores de uma empresa. Através dele, é possível estabelecer protocolos de colaboração que guiem a empresa rumo ao crescimento.

Essa ferramenta possui 3 pilares principais:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • Ferramentas.

O GSTI permite que a empresa implemente uma infraestrutura de alto desempenho, agregando mais competitividade e qualidade.

SCRUM

Essa ferramenta é muito utilizada em projetos com múltiplas tarefas para garantir mais organização e eficiência para as atividades. Essa técnica muito popular é baseada em Sprints, que consistem em reuniões estratégicas realizadas periodicamente, voltadas para a organização do projeto.

Cada uma dessas reuniões possui seus próprios objetivos e metas, que isoladamente, contribuem para o sucesso do projeto como um todo. Esses objetivos são determinados antes de cada Sprint, com prazos, previsão e controle de resultados, podendo ser mensurados de acordo com KPIs específicos.

Governança de TI é essencial

Como vimos, a governança de TI é um processo fundamental para negócios que buscam mais eficiência e controle nos seus processos. A má governança de TI pode trazer muitos prejuízos para uma empresa, e trazer uma maior integração entre os setores é fundamental para garantir um melhor posicionamento no mercado.

Uma boa governança de TI é fundamental para trazer melhores resultados e agregar mais valor ao negócio.

Posts Relacionados