benefícios de bloquear sites

Os benefícios de bloquear sites para a produtividade e eficiência da sua empresa

Como anda a produtividade do seu negócio? É praticamente impossível encontrar uma empresa que seja capaz de afirmar que a produtividade entregue pelos funcionários está de acordo com as suas expectativas e necessidades. Por esse motivo, vamos tratar dos benefícios de bloquear sites na internet corporativa.

Mas qual é a relação entre o acesso à internet e a produtividade? Diferentemente do que muitos acreditam, o bloqueio de sites dentro da empresa não é realizado apenas para bloquear e ocultar conteúdos pornográficos ou perigosos. Cada vez mais empresas estão utilizando essa estratégia para ajudar a aumentar a produtividade dos seus colaboradores e garantir um crescimento substancial.

Além de trazer benefícios para a produtividade e o foco dos trabalhadores, o bloqueio de sites ajuda a aumentar a segurança das informações dentro do negócio. Isso porque existem inúmeras armadilhas e ameaças no ambiente digital que se escondem em sites de todos os tipos. Bloquear determinadas categorias e recursos vai ajudar o seu negócio a manter os seus funcionários longe desses perigos.

Relação Internet x Produtividade

Com o passar dos anos, vem aumentando consideravelmente a quantidade de pessoas que utilizam pelo menos uma rede social. Atualmente contamos com diversas plataformas de interação, como Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok, Kawaii, entre outros. Acessos indevidos a esse tipo de plataforma durante o horário de trabalho podem minar completamente a produtividade dos seus funcionários.

Quando o assunto é acesso às redes sociais, o brasileiro ocupa uma posição de destaque. De acordo com uma matéria publicada pela revista Forbes sobre uma pesquisa realizada pela Comscore, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os maiores consumidores de redes sociais, sendo o primeiro colocado na América Latina.

A pesquisa demonstrou que as redes sociais apresentam um acesso prioritário em comparação a outros tipos de conteúdo, entregando 46 horas de conexão por mês. E esse excesso de conectividade abre portas para outros problemas. Veja essa matéria sobre o assunto:

Sabendo que o público está altamente conectado nesse tipo de plataforma, as marcas utilizam as redes sociais para divulgar produtos e serviços e aumentar a sua rentabilidade. E por consequência, golpistas e cibercriminosos também utilizam essas plataformas para disseminar ameaças digitais.

Por conta desses motivos, precisamos entender os benefícios de bloquear sites dentro das empresas. Além de outras ferramentas, as redes sociais, quando liberadas, podem ser um verdadeiro prejuízo para o negócio. Com tantas horas de acesso mensal a esse tipo de conteúdo, quanto desse tempo é utilizado no ambiente de trabalho?

Imaginar que os seus colaboradores não utilizam o horário de trabalho para realizar esse tipo de acesso é ingenuidade dos gestores. Por melhor que seja sua equipe, é natural que os trabalhadores façam pausas durante a realização de tarefas importantes para acessar conteúdos nas redes sociais. O problema está na quantidade de tempo que é utilizado com esses fins.

Ao mesmo tempo que a internet proporciona soluções e ferramentas voltadas para o aumento da produtividade, como aplicativos de gestão e controle de tempo, ela também é a maior armadilha para o foco e a produtividade. Ao passo que muitas das tarefas relacionadas ao trabalho precisam da internet para serem realizadas, é essencial que os gestores implementem estratégias para garantir o uso inteligente desse valioso recurso.

Como anda a produtividade do trabalhador?

A Fundação Getúlio Vargas realizou um levantamento em 2022 acerca da produtividade do trabalhador brasileiro. Levando em consideração o Produto Interno Bruto, a quantidade de trabalhadores ativos e o número total de horas efetivamente trabalhadas, os pesquisadores conseguiram concluir que houve uma grande retração na produtividade.

Dando sequência a uma tendência decrescente que vinha mostrando os sinais em 2021 com uma queda de 7.9%, 2022 entregou uma redução da produtividade de 4.5%. Esses números podem evidenciar como o brasileiro está apresentando um comportamento incompatível com as necessidades do mercado.

Isso não quer dizer que o trabalhador brasileiro não sabe ou não quer realizar as suas atividades. A verdade é que existem inúmeros fatores que podem impactar a produtividade e causar uma queda nos resultados obtidos, e um desses fatores são as distrações presentes no mundo online.

Temos certeza que, em pelo menos um momento do seu dia de trabalho, você costuma realizar uma pausa para esvaziar a mente e conseguir manter o foco. O grande problema está na duração desta pausa e nos reflexos que ela pode causar para suas tarefas.

O bloqueio de sites pode ser a melhor saída

Sabemos que o bloqueio de determinadas páginas e ferramentas é uma prática que vem sendo realizada há muitos anos, e a popularidade dessa medida vem crescendo conforme as empresas notam os benefícios de bloquear sites. Contudo, precisamos entender que este bloqueio precisa ser efetivo para que a empresa consiga garantir as vantagens.

Existem formas diferentes de bloquear sites que podem entregar melhores ou piores resultados. Com o avanço da tecnologia e a disseminação da informação na internet, muitas pessoas aprenderam a contornar esses bloqueios para manter o acesso às ferramentas e páginas que antes estavam bloqueadas . Por essa razão, é necessário contar com ferramentas eficientes e específicas para esse tipo de controle.

Sabemos também que a maioria das empresas conta com uma Política de Utilização da Internet clara e que entregue todas as regras quanto à utilização desse recurso. Porém, por melhor e mais bem construída que seja essa política, é impossível saber se todos os colaboradores estão seguindo as orientações e entregando o comportamento esperado.

É muito importante que todos os membros da empresa saibam da importância de um comportamento correto no ambiente digital e as consequências dos acessos indevidos. É necessário que os trabalhadores entendam que o bloqueio sites não tem como foco apenas o aumento da produtividade. Existem inúmeras ameaças no ambiente digital que podem trazer consequências muito sérias para a empresa, e o bloqueio de páginas ajuda a manter a segurança do negócio.

Aliado a isso, é necessário também contar com uma ferramenta prática e eficiente para um controle de acessos assertivo dentro do negócio. Ainda que existam formas baratas ou gratuitas de realizar esse tipo de bloqueio, a empresa nem sempre consegue visualizar bons resultados com essas medidas.

O controle de acesso deve ser feito através de recursos inteligentes e eficientes e que ajudem a manter um controle dos acessos que são realizados no ambiente corporativo.

Como bloquear sites com eficácia?

Como dissemos acima, o bloqueio de sites pode ser feito de diversas maneiras e através de inúmeras ferramentas. É importante que a empresa saiba quais são os seus objetivos e determine qual a ferramenta correta nesse tipo de bloqueio. Os benefícios de bloquear sites dentro do ambiente de trabalho são muitos, mas para que eles sejam obtidos é essencial encontrar o melhor caminho.

O bloqueio manual é possível mas não é a melhor solução. Isso porque, além de ser necessário bloquear as ferramentas de forma individual em cada uma das máquinas da empresa, também é muito difícil obter relatórios sobre as atividades realizadas.Outro problema muito comum com bloqueio manual é que ele pode ser facilmente contornado.

Antes de determinar qual ferramenta que vai ser utilizada no controle de acessos dentro da sua empresa, é necessário saber o que deve ser bloqueado. Mas como os gestores conseguem essa informação? É necessário saber os padrões de acesso e o tipo de conteúdo que causa mais prejuízos para o seu negócio.

Utilizando a ferramenta certa, (como é o caso das soluções da Lumiun, como o Lumiun Box e o Lumiun DNS), é possível obter relatórios realistas sobre os tipos de acesso realizados e o tempo desperdiçado em cada uma dessas ferramentas. Com base nessas informações, os gestores poderão estabelecer uma Política de Controle mais eficiente e assertiva para as necessidades do seu negócio.

Garantir os benefícios de bloquear sites dentro da sua empresa está diretamente relacionado com a escolha da ferramenta certa. Embora existam inúmeras soluções no mercado voltadas para esse tipo de controle, é muito importante que a sua empresa saiba exatamente o que ela precisa para aumentar a produtividade.

Bloquear através de navegadores, editar hosts, utilizar extensões, entre outras medidas, são alternativas que também conseguem bloquear alguns recursos dentro da sua empresa. Mas essas alternativas são facilmente burláveis e não são práticas, principalmente entre empresas de médio a grande porte.

Encontre a solução correta para as necessidades da sua empresa e consiga aumentar a produtividade dos seus trabalhadores consideravelmente. O objetivo de toda empresa, independentemente do porte do setor de atuação, é alcançar o crescimento. E isso só será possível através de uma gestão inteligente e estratégica dos seus recursos, como é o caso da internet.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados