semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 86

Na edição n°86 da Semana da Segurança na Internet, governo federal quer criar batalhão de hakers do bem, Azure bloqueou o maior ataque DDoS da história, phishing atinge mais de 150 milhões de brasileiros em 2021 e muito mais.


Notícias

Bandidos clonam voz de executivo para roubar US$ 35 milhões

Um furto de US$ 35 milhões foi realizado de um banco nos Emirados Árabes Unidos sem ameaças, armas ou malwares arrojados, mas sim, a partir da clonagem do perfil de voz de um executivo de uma grande empresa.

Por Felipe Demartini em Canaltech

71 razões para atualizar o Windows o mais rápido possível

Durante a última Patch Tuesday, a Microsoft consertou um total de 71 vulnerabilidades. A mais perigosa delas é a CVE-2021-40449, falha use-after-free no driver Win32k que os cibercriminosos já estão explorando.

Por Renato Rodrigues em Kaspersky Daily

Governo federal estuda criar batalhão de “hackers do bem”

Hackers do bem (ou éticos) é um jeito de se referir aos hackers white hat – os que sabem como atuar como hackers, fazer invasões e criar malware, mas usam esse conhecimento para combater os hackers maliciosos. Daí serem “do bem”.

Por Fábio Marton em Olhar Digital

Microsoft Azure bloqueou o maior ataque DDoS da história

No começo de agosto, a Microsoft divulgou um relatório sobre ataques DDoS direcionados à plataforma Azure no primeiro semestre de 2021. O que a companhia não sabia é que, apenas alguns dias depois, teria que mitigar o maior ataque do tipo de que se tem registro. A ação alcançou um tráfego de 2,4 Tb/s (terabits por segundo) durante o pico — um recorde.

Por Emerson Alecrim em Tecnoblog

Agência de segurança dos EUA está preocupada com a evolução do ransomware para “killware”

O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, está alertando que o próximo ataque cibernético pode acabar matando pessoas – uma mudança perigosa e iminente de ransomware para “killware”.

Por Victor Tangermann em Futurism

Phishing atinge 150 milhões de brasileiros em 2021

O phishing continua sendo uma ameaça séria de segurança. Uma pesquisa realizada pelo dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, projeta que mais 150 milhões de brasileiros tenham sido vítimas deste tipo de golpe somente em 2021.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Incorporadora de ecommerces deixa mais de 1,75 bilhão de dados expostos

A plataforma de integração de marketplaces e ecommerces, Hariexpress (que serve Correios, Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, Americanas, Shoptime, Submarino, entre outras), deixou mais de 1,75 bilhão de registros em mais de 610 GB de dados confidenciais expostos, acessíveis através de um servidor Elasticsearch desprotegido.

Por Guilherme Petry em The Hack

Ciberameaças atingem a marca de 40 bilhões no 1º semestre

As ofensivas digitais contra empresas ultrapassaram a marca de 40 bilhões em todo o mundo no primeiro semestre e nada indica que irão reduzir o ritmo no restante do ano, segundo o relatório “Attacks From All Angles: 2021 Midyear Cybersecurity Report”, da empresa de cibersegurança Trend Micro.

Em CISO Advisor

Provedor de Internet: como ajudar seu assinante a se proteger na internet

Em diversas conversas com inúmeros provedores de internet, percebemos que o desejo de ajudar os assinantes a se proteger na internet é comum. Mas (obviamente teria um porém), como educar seus usuários e oferecer ferramentas para proteção ao navegar na internet?

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

FinSpy: a mais nova ferramenta de espionagem

No recente Security Analyst Summit da Kaspersky, os especialistas apresentaram um relatório detalhado sobre o spyware FinSpy (também conhecido como FinFisher) e seus métodos de distribuição, incluindo alguns anteriormente desconhecidos.

Por Julia Glazova em Kaspersky Daily


Material

[eBook] Cartilha de Segurança e Prevenção para Usuários de Internet

  • Material gratuito
  • Alguns temas abordados no material:
    • O que é segurança na internet?
    • Ataques cibernéticos mais comuns
    • Boas práticas de segurança na internet
      • Contas e senhas
      • Redes sociais
      • Segurança de computadores
      • Segurança de dispositivos móveis

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados