segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 110

Na edição nº 110 da Semana da Segurança na Internet, erros mais comuns ao fazer backup, Tribunal Federal sobre ataque cibernético, roubo de informações sigilosas cresce no Brasil e muito mais.


Notícias

Pagamentos por ransomware aumentaram 78% no ano passado

Os casos de ransomware bateram recorde ao final do ano passado, com aumento de 78% no pagamento médio dado por empresas aos bandidos e 144% de crescimento nos valores pedidos por eles.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Conheça os erros mais comuns ao fazer backup e saiba como evitá-los

Os serviços de armazenamento de dados online na nuvem facilitaram muito a realização das cópias de segurança – ou backups, mas será que essa prática é comum? E será que fazer um backup é algo simples?

Em Kaspersky Daily

Tribunal Federal sofre ataque cibernético e serviços continuam indisponíveis

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF3, em São Paulo, comunicou através de sua página oficinal que foi vítima de um ataque cibernético que fez com que os serviços prestados ficassem indisponíveis até o momento. Em decorrência do incidente, o órgão também autorizou que os funcionários trabalhassem de casa até que a situação seja reestabelecida e suspendeu os prazos de processos físicos e eletrônicos da corte.

Por Francisco Camurça em We Live Security

Roubo de informações sigilosas tem forte crescimento no Brasil

Somente em fevereiro, 13.598 usuários foram infectados do malware e tiveram dados pessoais roubado, o que significa 2.560 vítimas a mais que no mês anterior. O número global também cresceu, de 104 mil em janeiro para mais de 39 mil infecções em fevereiro.

Em CISO Advisor

Vulnerabilidade crítica do GitLab permite que invasores assumam contas

O GitLab encontrou uma vulnerabilidade grave que pode permitir que invasores remotos assumam contas de usuários usando senhas codificadas.

Por Sergiu Gatlan em Bleepingcomputer

O que fazer e o que não fazer contra vazamento de dados por funcionários

Veja, uma série de dicas sobre o que fazer e o que não fazer em relação ao vazamento de dados na empresa. Boa parte delas têm o fator humano como elemento chave.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Ransomware muda de linguagem de programação para ampliar ataques

Uma mudança de linguagem de programação e a adição de novos recursos pode tornar os ataques da gangue de ransomware Hive contra sistemas Linux mais eficazes.

Por Felipe Demartini em Canaltech

O WhatsApp GB e os riscos atrelados ao uso de apps não validados

Tornou-se comum encontrarmos apps que ganham popularidade e oferecem ótimos recursos de forma totalmente gratuita, como é o caso do Whatsapp GB. Entenda por que não é interessante usar este tipo de app.

Por Daniel Cunha Barbosa em We Live Security

Ameaças mobile: quem mirou nos smartphones em 2021

Em 2021 houve menos ataques a smartphones e tablets do que em 2020. Mas isso não é motivo para relaxar, e aqui está o porquê.

Por Julia Glazova em Kaspersky Daily

Novo malware de acesso remoto Borat preocupa especialistas

Um novo trojan de acesso remoto (RAT) chamado Borat apareceu nos mercados darknet, oferecendo recursos fáceis de usar para realizar ataques DDoS, desvio de UAC e implantação de ransomware.

Por Bill Toulas em Bleepingcomputer


Materiais

O que é Firewall DNS e 7 motivos para usar na empresa

  • Página e eBook
  • Gratuito

Guia Completo: Como Bloquear Sites na Empresa

  • Página e eBook
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados