segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 114

Na edição nº 114 da Semana da Segurança na Internet, ataques crescem no mundo inteiro, valor de resgate pago por empresas subiu quase cinco vezes, tendências e novidades sobre vazamento de dados e muito mais.


Notícias

Ataques riskware crescem no mundo inteiro no primeiro trimestre de 2022

As ameaças virtuais vêm sendo um problema para empresas do mundo todo, seja por táticas de ransomware, phishing ou outros golpes. Mais de 3,7 milhões de tentativas de ataques utilizando este método no Brasil somente nos três primeiros meses de 2022.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Coca-Cola investiga alegações de hackers de violação e roubo de dados

A Coca-Cola, maior fabricante de refrigerantes do mundo, confirmou em comunicado à BleepingComputer que está ciente dos relatos sobre um ataque cibernético em sua rede e está investigando as alegações.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Malware em e-mail em ascensão

A campanha de spam malicioso direcionada a organizações cresce 10 vezes em um mês, espalhando os malwares Qbot e Emotet.

Por Andrey Kovtun em Kaspersky Daily

Valor médio de resgate pago por empresas subiu quase cinco vezes

O valor médio do resgate pago por organizações que tiveram dados criptografados aumentou quase cinco vezes no ano passado, para US$ 812.360, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Sophos à Vanson Bourne, intitulada “State of Ransomware 2022”. O levantamento verificou também que dois terços (66%) das organizações no mundo foram atingidas por um ataque de ransomware em 2021, o que representa um aumento de 37% na comparação com 2020.

Em CISO Advisor

O que devemos ter em conta antes de concordar com uma política de privacidade?

O uso de serviços em troca de nossos dados se tornou algo menos aceitável quando passamos a pensar nas consequências da coleta e do uso de nossas informações pessoais.

Por Tony Anscombe em We Live Security

Tendências e novidades sobre vazamento de dados nas empresas

O maior número de violações da privacidade digital na história brasileira ocorridas em 2021, sinaliza que veremos o crescimento do número de ameaças virtuais e o maior risco de vazamento de dados nas empresas a partir de 2022.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Desenvolva habilidades fundamentais de segurança cibernética com este pacote de preparação para exames

O mundo de TI está mudando rapidamente, com novas oportunidades, desafios e riscos . O 2022 CompTIA CyberSecurity Certification Paths Bundle pode ajudá-lo a se atualizar em segurança cibernética e praticar habilidades em um ambiente digital seguro no seu ritmo.

Em Bleeping Computer

Brasil já é o segundo país mais atacado por novo grupo de ransomware

Em um novo relatório, chamado “A bad luck BlackCat“, nossos pesquisadores revelam os detalhes de dois incidentes cibernéticos realizados pelo grupo de ransomware BlackCat. A complexidade do malware usado, associada à vasta experiência dos agentes que estão por trás dele, fazem desse grupo um dos principais grupos de cibercriminosos que atacam com ransomware que já adentraram na América Latina, com o Brasil entre os cinco principais países do mundo.

Em Kaspersky Daily

Secretaria da Fazenda do RJ tem 420 GB de dados vazados em ataque ransomware

O grupo de cibercriminosos responsável pela operação do ransomware Lockbit anunciou na semana passada que sequestrou os sistemas da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, se apoderando no processo de 420 GB de dados do órgão — quase 2,5 milhões de arquivos, o equivalente a cerca de 0,05% dos dados guardados no órgão.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Saiba como os golpistas exploram assuntos de interesse geral

Uma tendência comum quando se trata de crimes cibernéticos é a exploração de assuntos atuais que atraem a atenção das vítimas. No entanto, os cibercriminosos não se limitam apenas as últimas fofocas do mundo de Hollywood ou ao mais recente campeonato de futebol, mas também se aproveitam de tragédias ou desastres sem qualquer problema.

Por Martina López em We Live Security

Prejuízo em ataque pode custar sete vezes o valor do resgate

Mesmo para uma empresa que tenha pago resgate, as despesas que ela terá por conta de um ataque de ransomware podem alcançar sete vezes o valor pago aos cibercriminosos. A estimativa é do estudo “Behind the Curtains of the Ransomware Economy”, da Check Point Research, no qual foram examinados os custos ocultos adicionais de ataques de ransomware.

Em CISO Advisor


Evento

1º Workshop sobre Proteção de dados

  • Temas:
    • Retrospectiva da LGPD
    • O que esperar da LGPD
    • Princípios da LGPD
  • 10 de maio de 2022, 19h-21h
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados