semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 120

Na edição nº 120 da Semana da Segurança na Internet, fraudes impactam empresa no Brasil, roubo de cartões de crédito no Google Chrome, operação de phishing no Messenger, enquete sobre golpes digitais e muito mais.


Notícias

Perdas por fraudes impactaram 95% das empresas no Brasil nos últimos 3 anos

A Kroll, empresa de gestão de riscos corporativos, divulgou nesta segunda-feira (6) os resultados de seu último Relatório Global de Fraude e Risco, que indicam que as organizações no Brasil estão sofrendo impactos significativos de fraudes e atividades ilícitas, mesmo quando estão investindo em ferramentas como a análise de dados para mitigar proativamente os riscos.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Sistema do TCE‑PR continua fora do ar após ataque cibernético

Site do TCE-PR apresenta aviso sobre registros suspeitos de atividades maliciosas em sua infraestrutura tecnológica e prazos processuais continuam suspensos.

Por Francisco Camurça em We Live Security

Malware Emotet agora rouba cartões de crédito de usuários do Google Chrome

O botnet Emotet agora está tentando infectar vítimas em potencial com um módulo de roubo de cartão de crédito projetado para coletar informações de cartão de crédito armazenadas nos perfis de usuário do Google Chrome.

Por Sergiu Gatlan em Bleeping Computer

Software pirata atrai vítimas para furto de criptomoedas

Cerca de 10 mil pessoas do Brasil, Índia, Indonésia e França tentaram baixar cópias piratas de software comercial que estão contaminadas com um stealer de carteiras digitais: a informação foi publicada ontem pelo pesquisador Pavel Novak, da Avast, num relatório sobre o bloqueio dessas tentativas em computadores de clientes. Para esta campanha, segundo relatório da empresa, os cibercriminosos abusam dos nomes de marcas de softwares populares, promovendo versões ilegais e crackeadas deles para atrair os usuários a baixar o malware.

Em CISO Advisor

Follina: documentos do Office são porta de entrada para vulnerabilidade

Nova vulnerabilidade CVE-2022-30190, conhecida como Follina, permite a exploração da ferramenta de diagnóstico de suporte do Windows por meio de arquivos do MS Office.

Em Kaspersky Daily

Operação de phishing massiva do Messenger do Facebook gera milhões

Pesquisadores descobriram uma operação de phishing em larga escala que usou o Messenger para atrair milhões de usuários para páginas de phishing, induzindo-os a inserir suas credenciais de conta e ver anúncios.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Sistemas da prefeitura de Alegre (ES) estão fora do ar após ataque ransomware

Sistemas de dados utilizados pela prefeitura de Alegre, no estado do Espírito Santo, foram alvo de um ataque cibernético na manhã da última segunda-feira (6). Até o momento, não há informações que indiquem vazamento das informações armazenadas nesses sistemas, segundo comunicado oficial disponibilizado no site da prefeitura.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Enquete: Golpes digitais, você já foi vítima?

Está cada vez mais comum a circulação de golpes que se fazem passar por alguém ou até mesmo empresas e instituições conhecidas. Participe da enquete e ajude o cenário de defesa digital.

Por Francisco Camurça em We Live Security


Webinar

Proteção de dados: os desafios e soluções diante da LGPD

  • Quais são os desafios e soluções para a proteção de dados nas empresas diante da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
  • Disponível no YouTube
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados