semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 143

Na edição nº 143 da Semana da Segurança na Internet, por que não se deve pagar um resgate de ransomware, Brasil ainda é o maior alvo de ataques da América Latina, “Black Fraude” e os perigos com ataques de phishing, vazamento de dados atribuído à CCAA e muito mais.


Notícias

Por que não se deve pagar um resgate de ransomware?

A ideia geral é que, ao acertar o resgate, empresas financiam o cibercrime, mesmo sem garantia nenhuma de que seus dados serão devolvidos ou mantidos em sigilo. Na contramão, a indústria criminosa em amplo crescimento, com milhões de dólares anuais em faturamento e quadrilhas cada vez mais especializadas, que investem em novas maneiras de causar danos e maximizar os lucros.

Por Felipe Demartini em Canaltech

As piores e mais inseguras senhas usadas no Brasil em 2022

Segundo relatório produzido pela NordPass, senhas como “123456”, “Brasil” e “123456789” são as três mais usadas por internautas no Brasil.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Brasil e a cibersegurança: ainda somos o maior alvo de ataques na América Latina

O Panorama de Ameaças da Kaspersky mostra que o Brasil registra mais de 1.5 mil ataques de malware por minuto. Golpes com mensagens fraudulentas (phishing) explodem em todos os países.

Em Kaspersky Daily

Black Fraude: explosão de ataques de Phishing

Muitos fraudadores se aproveitam dessa época do ano para plantar armadilhas e obter dados e informações confidenciais, como documentos pessoais, números de cartão de crédito e informações sigilosas relacionadas à empresas (como dados fiscais, cadastro de funcionários, relatórios financeiros, entre outros).

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Vazamento na dark web atribui conteúdo à CCAA, famosa escola de idiomas

Um site na dark web, especializado na venda de dados, despejou no dia 1 de Novembro um arquivo cujo conteúdo é atribuído pelos operadores ao site da organização brasileira CCAA, a marca de uma franquia de escolas de línguas com sede no Brasil.

Em CISO Advisor

FBI: ransomware Hive extorquiu US$ 100 milhões de mais de 1.300 vítimas

O Federal Bureau of Investigation (FBI) informou que a notória gangue de ransomware Hive extorquiu com sucesso cerca de US$ 100 milhões de mais de mil empresas desde junho de 2021.

Por Sergiu Gatlan em Bleeping Computer

Seis iniciativas para fortalecer a segurança das empresas na nuvem

Especialista da Nublifty apresenta importantes reflexões sobre a jornada de privacidade e proteção de dados em cloud computing.

Em IP News

E‑mail Spoofing: técnica é utilizada para falsificar o remetente de uma mensagem

E-mail Spoofing é o ato de falsificar identidades através de mensagens utilizando um remetente falso. Trata-se de uma técnica comum em ataques de phishing e spam.

Por Martina López em We Live Security

42 mil sites falsos de marcas famosas fazem parte de esquema para gerar tráfego

Uma rede cibercriminosa está usando mais de 42 mil sites com nomes de marcas famosas como isca para um esquema gigantesco de geração de tráfego.

Por Felipe Demartini em Canaltech


Canal no YouTube

José Milagre

  • José Antonio Milagre é advogado, especialista em Direito e Perícia Digital, Segurança da Informação e proteção de dados.
  • Conteúdo com dicas, análise de casos e muito conteúdo sobre legislação de crimes digitais.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados