semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 156

Na edição nº 156 da Semana da Segurança na Internet, carros podem ser roubados com cabo USB, funcionários não sabiam que trabalhavam em escritório cibercriminoso, cidade dos EUA declara estado de emergência após ataque ransomware e muito mais.


Notícias

Funcionários não sabiam que trabalhavam em escritório cibercriminoso

“Os candidatos em potencial eram contatados pelo Telegram ou Jabber. Alguns deles nem mesmo sabiam fazer parte da operação de um grupo de ameaças, pois era pedido que escrevessem códigos bastante específicos e supostamente inofensivos””, explicou Horowitz, em entrevista ao Canaltech. “Quando percebiam que o negócio era ilegal, seus salários eram aumentavam como forma de incentivo.”

Por Felipe Demartini em Canaltech

Fabricante de software e hardware de rede tem dados violados em ataque de ransomware

A fabricante de software e hardware de rede, A10 Networks, diz que o incidente ocorreu dia 23 de janeiro e durou algumas horas, antes que sua equipe de TI conseguisse interromper a invasão e conter os danos.

Em CISO Advisor

Carros da Hyundai e Kia podem ser roubados com um cabo USB

As montadoras Hyundai e KIA estão lançando uma atualização de software de emergência em vários de seus modelos de carros afetados por um hack fácil que torna possível roubá-los.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Seu gerenciador de senhas é realmente seguro?

Analisamos como os gerenciadores de senhas são seguros contra invasões e como proteger suas senhas ao máximo possível.

Por Alexey Andreev em Kaspersky Daily

Reddit sofre ataque e tem código‑fonte e dados roubados

Os cibercriminosos acessaram os sistemas da plataforma Reddit e roubaram o código-fonte e outra documentação interna. As informações dos usuários não foram afetadas.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Como proteger seu negócio contra malware: Dicas e Estratégias Essenciais

Os problemas causados pelos vírus e malwares não têm data certa para acontecer, e por esse motivo, é muito importante saber como essas ameaças funcionam, quais os prejuízos que elas podem causar aos dispositivos e máquinas e como combater de forma inteligente.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Hacker russo ganhou 90 milhões de dólares roubando informações da Tesla e outras empresas

Um cidadão russo com laços com o Kremlin explorou registros financeiros roubados pertencentes a centenas de empresas para ajudar ele e seus associados a obter mais de US$ 90 milhões.

Por Jeff Burt em The Register

Cidade de Oakland declara estado de emergência após ataque de ransomware

Oakland declarou estado de emergência local devido ao impacto de um ataque de ransomware que forçou a cidade a desligar todos os seus sistemas de TI.

Por Sergiu Gatlan em Bleeping Computer

Bandidos citam dados de clientes e fingem ser gerentes de banco em golpe com Pix

Um novo golpe de engenharia social, com alto nível de sofisticação, pode estar atingindo os clientes de alguns dos principais bancos brasileiros. Pelo telefone, os golpistas se passam por atendentes e até gerentes das instituições e passam detalhes reais das movimentações financeiras dos clientes, tudo com o intuito de obter transferências através do Pix.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Grupo de ransomware diz ter violado 130 empresas

A gangue que opera o ransomware Clop afirma estar por trás de ataques recentes que exploraram uma vulnerabilidade de dia zero na ferramenta segura de transferência de arquivos GoAnywhere MFT da Fortra (ex-HelpSystems). Os hackers dizem ter roubado dados de mais de 130 organizações.

Em CISO Advisor

Como melhorar a comunicação entre a equipe de segurança da informação e os gestores

A falta de comunicação entre uma empresa e seu serviço de segurança da informação pode levar a perdas desnecessárias. Hoje tentamos descobrir como superar a barreira da comunicação.

Por Dmitry Reznikov em Kaspersky Daily


Capacitação

500 horas de conteúdo gratuito para capacitação em cibersegurança

  • A Cybrary oferece acesso gratuito a conteúdos relacionados à cibersegurança para iniciantes e profissionais com conhecimentos mais avançados.O conteúdo é voltado para pessoas com diferentes níveis de conhecimento e atende às necessidades de vários públicos.
  • Gratuito.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados