Firewall DNS

Como as ameaças baseadas em DNS afetam o seu negócio?

Desenvolvido na década de 80, o DNS (Domain Name System) permitiu a popularização da internet e o acesso livre aos usuários comuns. O principal objetivo desse recurso foi aumentar a funcionalidade da internet, possibilitando o acesso fácil e evitando as vulnerabilidades presentes nesse ambiente. Entretanto, sem um grande foco na segurança e nas ameaças baseadas em DNS.

Por esse motivo, com o passar dos anos, o Sistema de Nomes de Domínio – DNS se tornou um recurso muito vulnerável e alvo de diversos tipos de ataques, como amplificação e negação de serviço e falsificação de acesso. Felizmente, o avanço da tecnologia permitiu o desenvolvimento de novas estratégias para otimizar esses ataques, fazendo dessas ameaças uma preocupação crescente.

Entenda como o DNS funciona na prática:

De acordo com o relatório 2022 Global DNS Threat Report desenvolvido pelo IDC, cerca de 88% das empresas sofreram mais de um ataque de DNS, com um custo médio de $ 942 mil. O relatório também demonstra que há uma média de sete ataques por ano para cada organização, evidenciando a importância da adoção de medidas de segurança mais efetivas.

Navegue pelo conteúdo deste artigo:

Tipos de ameaças baseadas em DNS e os seus impactos

Antes de entendermos como os diferentes tipos de ataques DNS podem afetar a sua organização, precisamos elucidar o papel dos vetores de ataque ao DNS e como eles são utilizados. Os vetores de ataque ao DNS são estratégias utilizadas pelo cibercriminosos para afetar diretamente o sistema de nomes de domínio de uma rede

O objetivo do cibercriminoso, nesse caso, é afetar a estabilidade e a disponibilidade de serviços DNS ou utilizar essa ferramenta em uma estratégia de ciberataque ainda mais perigosa. Os principais vetores de ataque ao DNS são:

Ataques volumétricos e furtivo de DoS

Nesse tipo de ataque de negação de serviço, o cibercriminoso tem como principal objetivo sobrecarregar o servidor DNS. Isso é possível através do envio de uma grande quantidade de solicitações simultâneas, que são realizadas com ajuda de computadores infectados.

O resultado desse ataque é a indisponibilidade de serviço, onde a empresa pode sofrer com a redução do tempo de resposta, ou pior ainda, com a queda do seu sistema. O servidor de DNS indisponível causa imensos prejuízos financeiros, além de impactar a imagem da empresa perante o mercado e os consumidores.

Funcionando de forma semelhante aos ataques de negação de serviço (ataques volumétricos de DoS), os ataques de DoS furtivos são implementados mais discretamente. As solicitações são enviadas constantemente, aumentando o fluxo de acessos e demandas de uma página.

Com isso, os cibercriminosos conseguem esgotar a capacidade de processamento através das consultas contínuas que são enviadas, degradando ou interrompendo completamente os serviços de uma empresa.

Exploração

Os ataques de exploração utilizam vulnerabilidades ou falhas que são encontradas nos serviços de DNS de uma empresa. Essas vulnerabilidades permitem o acesso indiscriminado do cibercriminosos e favorecem a incidência de outros ataques.

Dependendo do tamanho do ataque, diversos serviços podem ser prejudicados ao mesmo tempo e causarem danos substanciais a inúmeras empresas.

Ataque de violação de protocolo

Nesse tipo de ataque o objetivo não é indisponibilizar os servidores de DNS e nem causar uma sobrecarga no sistema. Utilizando o DNS, os cibercriminosos conseguem coletar dados indevidamente ou favorecer a aplicação de uma campanha intensa de phishing.

Os ataques de violação de protocolos são extremamente perigosos principalmente porque permitem a aplicação de diversos outros golpes cibernéticos.

Considerando esses vetores, é possível determinar quais são os principais tipos de ataques e como eles podem prejudicar a sua organização. Veja a seguir os principais vetores de ataques utilizados pelo cibercriminosos:

Ataque de negação de serviço – DoS

Como dizemos anteriormente, os ataques e negação de serviços tem como objetivo inundar uma rede ao computador para causar danos. Enviando múltiplas solicitações ao servidor ou a rede, os cibercriminosos conseguem sobrecarregar o sistema e causar a indisponibilidade de serviços.

Essa demanda excessiva prejudica o atendimento a solicitações legítimas, prejudicando a imagem da empresa e causando uma grande insatisfação por parte dos consumidores. Além disso, esse tipo de ataque causa perdas financeiras substanciais, considerando que durante a indisponibilidade a sua empresa deixará de atender as demandas reais.

Ataque de dia Zero

Considerando o tempo entre a identificação de um problema e o desenvolvimento de uma nova atualização, aplicações de serviços utilizados estão vulneráveis aos ataques de dia zero. Os cibercriminosos utilizam essas vulnerabilidades que ainda são desconhecidas nos servidores de DNS para causar ataques muito prejudiciais.

Essas vulnerabilidades ainda não identificadas são muito difíceis de serem combatidas, sendo necessário uma postura muito preventiva para evitar esse tipo de ataque.

Envenenamento de Cache DNS

O envenenamento de cache DNS também é conhecido como falsificação de DNS, sendo um ataque voltado à corrupção ou envenenamento do cache de DNS. Isso significa que o cibercriminoso  substitui o registro de DNS legítimo por um malicioso.

O resultado disso é que o usuário pode ser induzido a entregar dados confidenciais, como informações de contas ou credenciais de acesso. Utilizando essas informações, os criminosos conseguem acessar indevidamente dados e arquivos confidenciais.

Ataque de DDoS

Os ataques de negação de serviço distribuído funcionam de forma semelhante aos ataques de DoS. Ou seja, o cibercriminoso envia solicitações ilegítimas para as redes e servidores fazendo com que o tráfego cause a indisponibilidade de serviços.

Esse ataque de inundação causa inúmeros problemas para a empresa, principalmente aquelas que necessitam dos seus serviços digitais para manter a continuidade do negócio. Por conta desse ataque, as demandas legítimas não conseguem ser entregues, prejudicando o bom andamento dos serviços.

Ataque de amplificação DNS

Esses ataques são voltados para os servidores de DNS que são abertos e acessíveis publicamente. Os criminosos inundam um sistema com tráfego de resposta DNS através de pequenas consultas ilegítimas.

Essas consultas pequenas fazem com que o servidor DNS trabalhe em grandes respostas, possibilitando a ampliação do impacto do ataque contra o alvo.

Estratégias para mitigação de ameaças baseadas em DNS

A interrupção dos serviços e sistemas de uma empresa causadas pelos ataques direcionados ao DNS pode fazer com que a empresa não consiga ser encontrada no ambiente digital. Além disso, existe um grande impacto que essa empresa sofrerá por conta da sua indisponibilidade prejudicando a sua imagem no mercado e a percepção dos consumidores.

Enquanto de um lado da tela o usuário recebe o alerta de servidor DNS não disponível ou falha do DNS, do outro lado a empresa deixa de estar acessível e visível para os seus potenciais consumidores. O impacto financeiro causado por esse problema é imenso e pode até mesmo ser irreversível dependendo das perdas da organização.

Embora nem todo ataque DNS se configure como um ataque de negação de serviço, a maior parte dessas ameaças baseadas em DNS funciona dessa forma. Por essa razão, é fundamental que a empresa adote estratégias de mitigação de ataques DNS para evitar os prejuízos causados por essas ameaças.

Existem diversas soluções que podem ser implementadas na sua organização para evitar essas ameaças baseadas em DNS e manter a continuidade das suas atividades. As principais estratégias que podem ser utilizadas são:

Proteção DNS DDoS

Fazendo parte de um pacote de prevenção DDoS, a proteção DNS tem como objetivo garantir que a infraestrutura e os serviços oferecidos por uma empresa permaneçam disponíveis. Essa ferramenta deve ser escolhida cuidadosamente, considerando que os falsos positivos geram um impacto muito grande para a empresa.

Esse monitoramento deve ser implementado juntamente com a modelagem do tráfego da sua empresa, protegendo o seu serviços e garantindo apenas o tráfego de solicitações legítimas. Uma ferramenta de monitoramento eficiente será capaz de diferenciar os usuários legítimos e os ilegítimos, evitando o acesso indevido e reconhecendo padrões de ataque de dia zero.

DNSSEC

O DNSSEC (Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio) é uma ferramenta de segurança que ajuda a acrescentar uma camada de proteção ao sistema DNS. Esse recurso funciona a partir da assinatura digital de registros DNS, evitando a sua falsificação ou adulteração durante a transmissão de informações.

Agindo de forma proativa, esse sistema vai evitar o redirecionamento de tráfego da intermed para páginas com conteúdo malicioso ou com ameaças baseadas em DNS e armadilhas como é o caso do phishing. Dessa forma a sua empresa vai aumentar a autenticidade e integridade do DNS, evitando a sua manipulação e redirecionamento.

Filtro DNS

O filtro DNS permite o monitoramento e controle mais assertivo do tráfego na web. Utilizando o DNS para o bloqueio de páginas maliciosas e filtragem de conteúdos perigosos, essa ferramenta ajuda a aumentar a segurança dos dados dentro da empresa e garante que haja um controle mais completo sobre os conteúdos que são acessados no ambiente de trabalho.

Utilizando esse recurso, a sua empresa poderá evitar que e-mails de phishing, armadilhas presentes em páginas maliciosas e conteúdos que apresentam algum risco causem problemas. Dessa forma, sua abordagem de segurança será mais completa e assertiva.

Firewall

O firewall é um recurso de segurança que permite monitoramento do tráfego de entrada e saída e o bloqueio de tráfego baseado em regras de segurança pré-estabelecidas. Graças a sua funcionalidade, o firewall é um dos principais recursos utilizados em segurança cibernética nas últimas décadas, permitindo a colocação de uma barreira de proteção entre as redes.

Dependendo do objetivo e da estratégia de segurança da sua empresa, é possível escolher um firewall específico, como firewall proxy, firewall de gerenciamento unificado de ameaças, irewall de próxima geração, entre outros. A escolha da ferramenta ideal deve ser baseada nas necessidades da sua empresa e nas ameaças que podem prejudicar a autenticidade e segurança do seu negócio.

Importância do monitoramento contínuo da infraestrutura DNS

Considerando a importância do DNS na funcionalidade na realização de inúmeras tarefas no ambiente digital, o monitoramento contínuo é fundamental para aumentar a proteção da sua empresa. As técnicas de monitoramento continuam ajudando a otimizar a segurança do negócio e identificar possíveis atividades atípicas ou maliciosas de forma proativa.

Levando em conta que os cibercriminosos implementam estratégias cada vez mais eficientes para invadir os sistemas da sua empresa, esse monitoramento se torna um fator indispensável. Utilizando uma ferramenta confiável, sua empresa poderá se manter um passo à frente e garantir que os seus recursos e informações se mantenham cada vez mais protegidos.

É muito importante que seja estabelecida uma postura de prevenção diante das ameaças baseadas em DNS. Isso significa que mais do que apenas resolver os problemas quando eles acontecem, é necessário se preparar para lidar com essas ameaças e principalmente, evitar que elas aconteçam.

As ferramentas de monitoramento vão ajudar a gerar alertas para as atividades suspeitas e garantir que esses problemas sejam bloqueados antes mesmo que causem algum tipo de prejuízo para o seu negócio. Dessa forma, a sua estratégia de segurança será fortalecida e a sua empresa poderá proporcionar cada vez mais segurança para todos os usuários colaboradores, parceiros, e muito mais.

Preservando a privacidade por meio de inovações DNS

O avanço da tecnologia permitiu o desenvolvimento de ferramentas específicas para garantir que o DNS seja um recurso protegido e eficaz. A tradução realizada pelo sistema DNS permite que consigamos acessar páginas de maneira facilitada, contudo, existem aspectos de segurança que devem ser fortalecidos para garantir a proteção desse recurso.

A criptografia do sistema DNS funciona com base em dois padrões:

DNS sobre TLS (DoT)

O DNS sobre TLS, ou DoT, consiste em um padrão de criptografia de consultas DNS voltado para o aumento da proteção. Esse sistema utiliza o protocolo de segurança TLS, desenvolvido para criptografia e autenticação das comunicações realizadas no ambiente digital.

Também conhecido como SSL, o TLS garante que as solicitações e respostas de DNS não sejam interceptadas, forjadas ou adulteradas pelos cibercriminosos. A base dessa ferramenta é o protocolo de datagramas do usuário (UDP).

DNS sobre HTTPS (DoH)

Esse tipo de criptografia se apresenta como uma alternativa ao DoT (DNS sobre TLS). Nesse caso, as consultas também passam pela criptografia, mas são enviadas através de protocolos HTTP ou HTTP/2. Isso significa que elas não são enviadas diretamente sobre o  UDP.

Entretanto,  funciona da mesma forma que o DoT, evitando que os cibercriminosos consigam invadir, alterar ou forjar o tráfego DNS. O DNS sobre HTTPs também acrescenta uma camada extra de segurança às redes e evita que elas sejam manipuladas de alguma forma pelos criminosos.

Estratégias de controle de acesso e autenticação forte

Considerando o imenso impacto que as ameaças baseadas em DNS e a ação do cibercriminosos podem causar para sua empresa, é de extrema importância garantir uma estratégia de segurança mais eficiente. Os recursos de segurança que por muito tempo eram resumidos em Firewall e antivírus, se tornaram ainda mais complexos.

O desenvolvimento de estratégias voltadas para o desvio de informações e invasão de redes e dispositivos fez com que a necessidade por ferramentas mais específicas se tornasse cada vez maior. Por essa razão, é indispensável adotar estratégias de controle de acesso e autenticação forte para a proteção das redes e dispositivos da sua empresa.

Isso significa que os seus colaboradores precisam passar por um processo de treinamento e adequação para entender a importância de se adotar senhas de qualidade para evitar a sua fácil dedução e o acesso de usuários não autorizados. Além disso, é indispensável adotar autenticação de multifatores para que o sistemas críticos da sua empresa se mantenham protegidos. Nesse sentido, nos referimos inclusive aos servidores DNS, que embora sejam indispensáveis, também demandam por ferramentas de proteção mais específicas.

O controle de acesso também é uma estratégia que pode ajudar a sua empresa a se manter protegida, evitando que os usuários acessem conteúdos considerados perigosos ou maliciosos. Isso porque, utilizando da falta de conhecimento ou de extração dos usuários, os cibercriminosos implementam armadilhas digitais em páginas que são consideradas inofensivas, escondendo arquivos e aplicações maliciosas em banners, links, e até mesmo notícias suspeitas.

Configurações DNS seguras para minimizar os riscos

A configuração do seu sistema de servidor DNS deve ter como principal objetivo aumentar a segurança e restringir o acesso malicioso. Para isso, existem algumas configurações que podem ser implementadas na sua empresa para otimizar a proteção:

Restrição de transferências de zona

A transferência de zona DNS é uma espécie de transação de servidor de nome de domínio. Essa estratégia permite que os gestores repliquem o banco de dados de DNS em um conjunto de servidores, utilizando o protocolo TCP.

Esse mecanismo é utilizado para sincronizar dados atualizados no servidores DNS primários, podendo funcionar de duas maneiras distintas:

  • Fullzone transfer (axfr): nesse caso, o servidor DNS primário notifica o servidor DNS secundário sobre possíveis alterações realizadas em uma zona. Quando o número de série do DNS primário é maior do que o número constante no secundário, o arquivo da zona será copiado para os servidores DNS secundários.
  • Transferência de zona incremental (IXFR): o servidor DNS primário notifica o servidor DNS secundário sobre alterações realizadas em uma zona específica. Quando o número de série no DNS primário for maior que o presente no secundário, essas alterações são comparadas e somente são copiados os registros que foram alterados

É possível estabelecer uma transferência de zona mais segura através da restrição de endereço de IP ou assinatura de transferência de DNS.

Limitação de recursão

A limitação de recursão vai impedir que a rede DNS realize consultas recursivas evitando a resposta a qualquer consulta de qualquer IP. Essa medida também vai evitar que o servidor recursivo armazene dados forjados, evitando direcionar os usuários a sites falsos ou que os cibercriminosos redirecionem os servidores durante ataques cibernéticos.

Por essa razão, a limitação de recursão funciona como uma camada de proteção na rede DNS. Essa estratégia vai mitigar a ação dos usuários maliciosos e manter os dados protegidos.

Desativação de recursos desnecessários

A limpeza de recursos desnecessários no sistema DNS vai ajudar a eliminar registros obsoletos. Embora o DNS seja fundamental para a utilização dos recursos digitais, ele também conta com recursos desnecessários que podem aumentar a superfície de ataque da sua rede.

A implementação eficaz do DNSSEC na estratégia de segurança

O DNSSEC é um recurso de DNS que permite a adição de uma camada extra de segurança no seu DNS. Como dissemos anteriormente, ele funciona através da assinatura digital dos registros de DNS para evitar a sua modificação ou falsificação durante o tráfego de dados.

Por essa razão, o DNSSEC evita que os cibercriminosos consigam manipular os registros de DNS e causam problemas à autenticidade e integridade desse recurso. Utilizando chaves para assinatura de registros de DNS digitais, o DNSSEC visa garantir que os registros de DNS que são utilizados correspondam aos fornecidos na zona de domínio dos servidores.

A implementação desse recurso de segurança na sua rede vai permitir um aumento da privacidade e da segurança dos dados, evitando os principais ataques cibernéticos voltados para o DNS, como é o caso dos ataques de envenenamento de cache DNS. Através dele, é possível permitir o direcionamento adequado para os sites acessados pelos usuários, evitando acesso de páginas ilegítimas.

O papel crucial do monitoramento do tráfego DNS na detecção proativa

Por muitos anos, a estratégia de segurança digital implementada pelas empresas tinha como base uma visão mais reativa. Isso significa que, ao invés de monitorar e mitigar os acessos indevidos, a estratégia utilizada era lidar com os problemas conforme eles acontecem.

O avanço da tecnologia permitiu uma mudança nesse paradigma, fazendo com que as empresas adotassem uma visão mais proativa na detecção e prevenção de ameaças baseadas em DNS. São implementadas as ferramentas de segurança voltadas para o monitoramento, de forma a evitar os problemas cibernéticos antes mesmo que eles aconteçam.

O monitoramento de DNS permite a detecção de atividade suspeitas, alterações não autorizadas e consultas incomuns nessa ferramenta. Dessa forma, a empresa poderá detectar as ameaças baseadas em DNS antes que elas possam causar problemas para o negócio.

Utilizando Firewall e filtros DNS para reforçar a segurança

A utilização de Firewall e filtro DNS pode ser fundamental para fortalecer a estratégia de segurança da sua organização. Essas ferramentas permitem o monitoramento contínuo dos seus recursos digitais e garantem que a segurança nas redes e dispositivos da sua empresa seja fortalecida.

O Firewall e o filtro DNS permitem um monitoramento contínuo com foco em identificação e bloqueio de consultas maliciosas. Com isso, é possível aumentar a segurança e evitar que essas ameaças sejam efetivas.

Por essa razão, é fundamental que o foco da sua empresa com relação à segurança cibernética esteja na prevenção e não na correção de problemas. Dessa forma, as ameaças cibernéticas não terão efetividade e não poderão causar problemas.

Educação dos funcionários: defesa contra ataques phishing

O treinamento contra phishing é uma das abordagens mais importantes para as empresas que desejam evitar os problemas causados por essa ameaça. Permitindo a instalação de softwares maliciosos, desviando informações confidenciais e até mesmo prejudicando os dispositivos do seu negócio, os ataques de phishing devem ser combatidos através de uma abordagem multifacetada.

Isso significa que, além de utilizar ferramentas de segurança voltadas para o bloqueio desse tipo de ameaça cibernética, é necessário estabelecer um processo de educação dos colaboradores para garantir uma camada extra de defesa contra os ataques phishing. A implementação de uma cultura de consciência voltada para a segurança cibernética irá ajudar usuários a se manterem longe de problemas e fortalecer a estratégia de proteção utilizada pela sua organização.

Estratégias para garantir resiliência: backups e envolvimento com provedores DNS

Aliado às medidas que citamos anteriormente, também é muito importante realizar o backup das zonas DNS. Ainda que o seu DNS seja terceirizado para um provedor de serviço gerenciado GTI, também é necessário adotar uma estratégia de backup.

Precisamos lembrar que independente do setor de atuação, empresas são vulneráveis aos ataques cibernéticos, sendo fundamental adotar recursos e metodologias para evitar os ataques cibernéticos de todos os tipos. Um exemplo disso foi o ataque aos provedores de serviços DNS DYN e Deutshe Telecom.

Gigantes no setor de serviços de internet, as empresas DNS DYN e Deutshe Telecom sofreram ataques de DDoS massivos que interromperam o seu serviços e recursos por muito tempo, deixando mais de 1 milhão de pessoas sem internet. Por essa razão, é necessário se preparar para qualquer tipo de incidente e garantir a continuidade das suas atividades independentemente do ataque sofrido.

Busca por conhecimento e assessoria especializada em cibersegurança

Sabemos que o avanço da tecnologia e a transformação digital fizeram com que fossem desenvolvidas ferramentas de segurança mais completas e específicas. Por esse motivo, muitas empresas não se sentem preparadas para lidar com esses recursos e necessitam do apoio de uma Assessoria especializada.

Contar com acompanhamento de uma empresa especialista vai ajudar a se manter atualizado quanto às ameaças baseadas em DNS mais recentes e garantir que sejam implementadas as melhores estratégias de segurança cibernética.

Com isso, a sua empresa se manterá sempre protegida e garantirá que todos os seus recursos sejam voltados para a proteção das ameaças atualizadas, evitando ferramentas desnecessárias e obsoletas. Além disso, a assessoria especializada em cibersegurança também vai te ajudar a garantir que todas as vulnerabilidades estejam sendo combatidas da melhor forma possível.

Fortalecendo sua segurança cibernética com as soluções Lumiun

Como podemos ver ao longo desse material, uma abordagem em várias camadas vai ajudar a trazer mais efetividade e proteção aos dados, infraestrutura e sistemas da sua empresa. Ainda que o DNS seja indispensável para navegação na internet que apresenta vulnerabilidades e a proteção desse recurso deve fazer parte da sua estratégia de segurança.

Para garantir uma proteção ainda mais completa, é fundamental que os gestores de tecnologia da sua empresa realizem auditorias regulares para implementação de melhorias contínuas, ajudando a se manter atualizado e protegido conforme as ameaças baseadas em DNS também avançam. O comportamento do usuário também deve ser uma prioridade, sendo imprescindível que os colaboradores entendam a importância da cibersegurança e de uma navegação cada vez mais segura.

As soluções da Lumiun, como o Lumiun DNS e Lumiun Box, oferecem recursos abrangentes para a implementação das práticas  de segurança mencionadas ao longo desse material, ajudando a sua empresa a garantir uma defesa sólida e bem estruturada contra as principais ameaças cibernéticas.

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados