semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 154

Na edição nº 154 da Semana da Segurança na Internet, perigos do ChatGPT, ataques usando páginas falsas da Americanas, dicas para garantir um e-mail seguro, funcionário é preso por compartilhar dados sigilosos da empresa e muito mais.


Notícias

ChatGPT | Como os cibercriminosos podem explorar o poder da IA?

Mesmo se você ainda não tenha visto o poder de criação e precisão do ChatGPT, provavelmente já deve ter visto essa palavra ou ouvido falar da inteligência artificial (IA) sensação da temporada. E, assim como qualquer outra tecnologia cheia de potencial para várias coisas úteis, o chatbot favorito dos adeptos à inovação também pode ser uma ferramenta para atividades maliciosas.

Por Claudio Yuge em Canaltech

Novo ransomware tem como alvo o Windows e o VMware ESXi

Uma operação de ransomware relativamente nova, conhecida como Nevada, parece ter aumentado sua capacidade de ação nos últimos meses. Pesquisadores de segurança notaram uma funcionalidade de locker aprimorada para bloquear sistemas Windows e VMware ESXi.

Em CISO Advisor

Vulnerabilidades do Threema: afinal, qual serviço de mensagens instantâneas é mais seguro?

Um dos aplicativos de mensagens instantâneas seguros mais populares, Threema, se viu no centro de um escândalo esta semana. Investigadores da ETH Zurich, uma universidade pública de pesquisa na Suíça, encontraram sete (7!) vulnerabilidades nos protocolos da Threema.

Por Stan Kaminsky em Kaspersky Daily

Criminosos criam página falsa que se faz passar pelo site da Americanas

Com o objetivo de roubar dados bancários, campanha maliciosa bem estruturada se faz passar pelo site da Americanas.

Por Daniel Cunha Barbosa em We Live Security

Funcionário é preso por armazenar e compartilhar dados de acidentes rodoviários

Um ex-funcionário da RAC, uma das principais operadoras de serviços de recuperação de estradas da Grã-Bretanha, se declarou culpado de roubo de dados depois que ele armazenou informações de acidentes de trânsito em seu dispositivo pessoal que foram repassadas a empresas de sinistros.

Por Paulo Kunert em The Register

Como garantir um e-mail seguro: dicas essenciais para profissionais ocupados

O e-mail é uma das ferramentas mais importantes da atualidade, estando presente nas atividades dentro da rotina corporativa e empresarial. São várias as atividades que demandam a utilização desta ferramenta, e por esse motivo, garantir um e-mail seguro se torna uma prioridade para as empresas e seus colaboradores.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Nova plataforma DDoS-as-a-Service usada em recentes ataques a hospitais

Uma nova plataforma DDoS-as-a-Service (DDoSaaS) chamada ‘Passion’ foi vista sendo usada em ataques recentes de hacktivistas pró-Rússia contra instituições médicas nos Estados Unidos e na Europa.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Indústria do cibercrime oferece salário de até US$ 20 mil por mês

A maior parte das ofertas de emprego são de grupos de ameaças que procuram profissionais altamente qualificados, incluindo desenvolvedores, especialistas em ataques e designers de sites fraudulentos.

Em CISO Advisor

Cinco maneiras de combater um ciberataque rapidamente

Os dados batem de frente e mostram uma realidade não muito agradável. Enquanto as empresas do Brasil estão sujeitas a sofrerem, em média, 28 ataques cibernéticos por ano, 32% dos executivos de companhias do país acreditam que suas organizações estão mal preparadas para lidar com isso.

Por Felipe Demartini em Canaltech


Podcast

IA do bem e do mal se confrontam a todo momento na Segurança da Informação corporativa – Canal Vida Moderna

  • Neste Podcast conversei com André Gurgel, country manager da Hillstone Networks do Brasil, e falamos sobre vários aspectos de segurança da informação.
  • Disponível no YouTube.
  • Gratuito.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados