segurança nas escolas

A importância da segurança na internet para a proteção dos alunos nas escolas

O avanço digital dentro das escolas já vinha ganhando grandes proporções há muitos anos. Muitas instituições já implementaram as suas rotinas com recursos tecnológicos, como forma de favorecer o aprendizado e tornar a rotina dentro da escola ainda mais prática e inteligente. Mas, além disso, é importante falarmos sobre a segurança nas escolas também no ambiente digital.

Os recentes ataques ocorridos em creches e escolas demonstraram como as vulnerabilidades de segurança podem estar em qualquer lugar, fato que evidencia a necessidade de mantermos atenção a todos os aspectos que afetam as crianças. A escola sempre representou um espaço seguro, onde os pais deixavam seus filhos sem preocupações.

Porém, essas tragédias acabaram por destruir essa confiança presumida e demonstrou para os pais que as ameaças podem vir de qualquer lugar. Muitas instituições contrataram profissionais de segurança para garantir a integridade física de seus alunos. Mas como fica a segurança no ambiente digital?

Com a chegada da recente pandemia da Covid-19, muitas escolas se depararam com a necessidade de adaptar as suas aulas e atividades para a modalidade online. Essa mudança trouxe uma grande preocupação para instituições e responsáveis pelos alunos, principalmente por conta da segurança dos dados e das crianças nesse ambiente.

Isso porque a utilização recorrente de dispositivos para a comunicação entre instituições e alunos evidenciou grandes vulnerabilidades que podem colocar a segurança física e mental dessas crianças em perigo. De acordo com dados da Microsoft, apenas 58% das crianças e adolescentes relatam para um responsável após vivenciar algum risco na internet, demonstrando a necessidade de buscar por soluções viáveis.

 Mas quais são os verdadeiros riscos que os estudantes correm no ambiente digital dentro das escolas?

A segurança na internet dentro das instituições de ensino

 Diferentemente das gerações anteriores, as crianças atualmente estão desde o seu nascimento em contato com a tecnologia e adaptadas à utilização de dispositivos e recursos digitais. Acompanhando o fluxo da tecnologia, as escolas utilizam de diversas ferramentas voltadas para a melhoria do aprendizado, ajudando as crianças a se adaptarem às novas tecnologias e utilizando esses recursos a favor da sua rotina e desenvolvimento escolar.

Contudo, ainda que a internet apresente inúmeros benefícios ao ser aplicada em ambiente escolar, ela também apresenta alguns aspectos negativos, principalmente no que se refere à proteção dos dados e a à segurança das crianças ao utilizar ferramentas digitais.

O caso recente da menina de 12 anos que foi sequestrada no Rio de Janeiro trouxe à pauta a demanda por um controle mais eficiente do comportamento das crianças na internet. De acordo com uma pesquisa realizada em 2022, cerca de 93% das crianças e adolescentes (de 9 a 17 anos) utilizam a internet. Somente entre crianças de 10 a 12 anos, o percentual de usuários de smartphones passou de 76% para 79% (dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box).

A realidade é que, diante de tantas fragilidades que podem ser encontradas no ambiente digital, a tecnologia também pode ser um verdadeiro risco. Dentre os principais problemas de segurança digital no ambiente escolar, podemos mencionar:

Falta de segurança e privacidade durante as atividades online

Embora a internet e as ferramentas digitais entreguem muitos benefícios para as instituições de ensino e ao aprendizado das crianças, ela também favorece a coleta de dados sobre as crianças que utilizam as plataformas. Esses dados podem ser desviados e utilizados de forma maliciosa por criminosos.

O mais inocente dos aplicativos pode ser um verdadeiro perigo quando o assunto é segurança cibernética. A confidencialidade das informações é uma grande preocupação da atualidade, tanto que a Lei Geral de Proteção de Dados trouxe paradigmas essenciais para garantir a proteção das informações no meio digital.

Compartilhamento de dados com terceiros

O compartilhamento de dados é uma preocupação muito grande na era digital. Quando nos referimos às crianças e sua segurança na internet, essa preocupação toma uma proporção ainda maior. Os recentes incidentes com vazamento de dados expuseram o estado de vulnerabilidade que as crianças apresentam no meio digital.

As plataformas educacionais, embora práticas e benéficas, muitas vezes advém de desenvolvedores terceirizados, que nem sempre entregam garantias de que as informações coletadas estão protegidas de acordo com as especificações da lei. Isso quer dizer que dados como, nome completo, data de nascimento, endereço residencial, fotos, e outras informações possam ser visualizados por terceiros, e até mesmo, cair em mãos de pessoas com intenções perigosas.

Contato com cibercriminosos

Dependendo da política da escola, os alunos podem ter acesso a sites diversos, plataformas de jogos e páginas de entretenimento. Em muitas dessas páginas e jogos, os usuários conseguem manter contato com colegas e parceiros de jogo, sem que haja nenhum tipo de controle ou monitoramento.

O maior problema desse tipo de contato é que, entre esses usuários, podem estar pessoas com intenções criminosas e perigosas. Com isso, as crianças podem ser expostas a inúmeros riscos e ameaças, fornecendo dados extremamente sensíveis, como fotos, endereço residencial, rotina familiar, entre outros.

Exposição dos alunos nas redes sociais

É muito importante que os pais tenham conhecimento sobre a forma como a imagem dos seus filhos está sendo utilizada na internet. Por melhores que sejam as intenções, a exposição de fotos de crianças nas redes sociais (nos casos onde não há nenhum tipo de controle pelos responsáveis) pode ser extremamente perigosa. É importante que haja um consentimento entre a instituição de ensino e os responsáveis sobre como as imagens dos estudantes podem ser utilizadas com segurança.

Por mais inofensiva que pareça esse tipo de informação, conhecer a rotina, endereços e horários das crianças favorece a ação de sequestradores, demonstrando como esse tipo de troca de informação pode ser perigoso.

O perigo dos desafios na internet

Para as crianças, os jogos online e desafios da internet representam um dos maiores perigos no mundo digital. Isso porque essas crianças não possuem o discernimento necessário para que saibam determinar o que é perigoso ou que possa representar um risco para a sua saúde mental e física.

Esses desafios surgem em forma de brincadeira e podem seguir um caminho sombrio e perigoso, colocando em risco a integridade mental e física das crianças. Outro exemplo bastante perigoso é o assédio online. Nesse quesito, podemos incluir o cyberbullying, o assédio digital e o trolling.

A internet proporciona soluções extremamente importantes e relevantes para a atualidade, mas também é um ambiente repleto de ameaças. Por conta do crescimento na utilização de recursos tecnológicos no ambiente escolar, os casos de cyberbullying aumentaram drasticamente nos últimos anos, causando riscos impensáveis para as crianças.

Todos esses fatores acabam nos mostrando que a preocupação com as ameaças do mundo digital deve ser uma prioridade para os pais. Para isso, é necessário contar com recursos e ferramentas de segurança que ajudem a manter as crianças longe dos problemas no ambiente digital, principalmente dentro das escolas.

Como proteger os alunos na internet?

Sabemos que muitas dessas ameaças estão fora do nosso controle. Mas é importante que os pais saibam o que os seus filhos fazem no ambiente online. é essencial que as famílias encontrem formas de minimizar a exposição aos diversos perigos que são encontrados na internet.

Para isso, é importante que os responsáveis e as instituições de ensino estabeleçam um controle de acessos eficiente, que ajude a monitorar o que as crianças fazem no ambiente digital. Utilizar ferramentas de controle e bloqueio de acesso ajuda a reduzir a exposição e contribui para a proteção da integridade e a saúde das crianças.

Inclusive, publicamos um material interessante recentemente, um Guia para Educadores, que mostra de forma prática boas ferramentas para proteger os alunos na internet da escola.

Contar com os recursos corretos permite que a escola e os responsáveis evitem os danos que podem ser causados pelos perigos da internet. Vimos atualmente casos absurdos na mídia, muitas vezes sendo resultado da exposição de conteúdos perigosos na internet. Por esse motivo, devemos manter um olhar atento a tudo o que é feito no ambiente digital e evitar que os nossos filhos sejam expostos a esses perigos que vêm causando cada vez mais problemas.

Até mais!

lumiun dns- filtro de conteudo web
Posts Relacionados