semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 50

Comemoramos hoje a chegada da quinquagésima edição da Semana da Segurança na Internet!

Nesta edição comemorativa da Semana da Segurança na Internet, vazamento de senhas do Linkedin e Netflix, nova técnica para enviar phishing, hacker invade rede do ministério da saúde e muito mais.


Notícias

O vazamento de 223 milhões de brasileiros não é da Serasa, diz hacker

Um hacker que tem acesso à dark web e a detalhes do vazamento de uma tabela com 223 milhões de registros de cidadãos brasileiros enviou ao CISO Advisor informações de que os dados desse vazamento não vieram da Serasa Experian.

Em Ciso Advisor

Polícia Federal vai investigar maior vazamento de dados da história do Brasil

Depois da manifestação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre o maior vazamento de dados da história do Brasil, ocorrido no mês passado, agora, a polícia federal abriu inquérito para investigar a ação.

Por Leticia Riente em Olhar Digital

Senhas de LinkedIn, Netflix e outros estão em maior vazamento da história

Um conjunto com mais de 3,2 bilhões de credenciais de acesso a grandes serviços está sendo disponibilizado gratuitamente em fóruns internacionais de hacking.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Investigamos! Tudo o que você queria saber sobre o vazamento de 220 milhões de CPFs

Ao longo da última semana, diversos veículos de mídia nacionais e estrangeiros noticiaram aquele que supostamente seria o maior vazamento de dados da história do Brasil — um cibercriminoso teria posto as mãos em uma base contendo nada menos do que 220 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e informações detalhadas a respeito de 140 milhões de veículos registrados nos órgãos estaduais de trânsito.

Por Ramon de Souza em The Hack

Criminosos criam nova técnica para enviar phishing por SMS

Recurso consiste em pequenas mudanças na escrita para enganar os bloqueios que as operadoras de telefonia realizam.

Por Renato Rodrigues em Kaspersky Blog

Babyk Ransomware não atingirá instituições de caridade, a menos que apoiem o movimento LGBT

A operação do ransomware Babyk lançou um novo site de vazamento de dados usado para publicar os dados roubados da vítima como parte de uma estratégia de extorsão dupla. Está incluída uma lista de alvos que eles não atacarão, com algumas exclusões que definitivamente se destacam.

Por Lawrence Abrams em Bleeping Computer

Hacker invade rede do Ministério da Saúde e avisa que “site está um lixo”

Mensagem do invasor foi apresentada no serviço de criação de formulários do DataSUS; Ministério da Saúde informa que situação foi controlada.

Por Ana Marques em Tecnoblog

Estatal que controla usinas nucleares de Angra dos Reis sofre ataque cibernético

A Eletrobras informou na quinta-feira, dia 04, que sua subsidiária, a Eletronuclear, responsável pelas usinas nucleares de Angra dos Reis, sofreu um ataque cibernético.

Em Sputnik News

Os seis maiores ataques cibernéticos de 2020

Nos últimos 12 meses, especialistas em segurança observaram um grande número de ataques cibernéticos direcionados a organizações públicas e privadas. Ataques de ransomware e malware, campanhas de phishing, violações de dados e ataques à cadeia de suprimentos chegaram às manchetes quase diariamente. 

Por Pierluigi Paganini em Cybernews

Chineses podem ter explorado falha no mesmo software do ataque à cadeia de suprimentos da SolarWinds

Cibercriminosos, possivelmente ligados ao governo chinês, são suspeitos de terem explorado uma vulnerabilidade no software Orion, da SolarWinds, para invadir redes do governo dos Estados Unidos, no ano passado. Informações são da Reuters, que recebeu depoimento anônimo de cinco envolvidos.

Por Guilherme Petry em The Hack

Ciberameças: RH é o alvo da vez

Entenda os motivos pelos quais os computadores do departamento de recursos humanos são especialmente vulneráveis e como protegê-los.

Por Renato Rodrigues Rupert em Kaspersky Blog

Extorsão e ransomwares ainda mais perigosos são tendências de ameaças para 2021

As tendências de segurança digital para o ano que se inicia, começam com os especialistas em segurança prevendo uma evolução de práticas e campanhas que já foram uma constante ao longo dos últimos meses, principalmente no que toca o crime financeiro, que continuará a ser o caminho mais lucrativo para os hackers.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Retrospectiva 2020 do Blog da Lumiun

Veja na retrospectiva, os melhores posts sobre segurança e produtividade na internet, além dos materiais gratuitos sobre o tema, que foram lançados no decorrer do ano passado.

Por Kelvin Zimmer em Blog do Lumiun


Eventos

Segurança da Informação: Estratégias e Soluções

  • Aprenda como buscar soluções e práticas que garantam a integridade das informações corporativas
  • Evento gravado
  • Gratuito

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados