segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 111

Na edição nº 111 da Semana da Segurança na Internet, vulnerabilidades graves no Google Chrome, phishing com mensagens de voz do WhatsApp, Brasil é alvo preferencial de cibercriminosos e muito mais.


Notícias

1/3 das campanhas de phishing duram menos tempo do que as pessoas imaginam

Campanhas de phishing altamente disseminadas por e-mail, com links fraudulentos e copiando a aparência das comunicações de grandes empresas, costumam ter vida curta.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Trojans e adware são os malware mais disseminados no Brasil

Levantamento da empresa de cibersegurança Avast revela que dos dez principais tipos de malware mais predominantes no Brasil, os trojans bancários — ou cavalos de Troia como também são conhecidos — dominaram o cenário de riscos cibernéticos, respondendo por 26,86% das ameaças direcionadas a dispositivos Windows e macOS, enquanto o adware ocupa a primeira posição na lista (59,36%) das ameaças direcionadas a dispositivos Android.

Em CISO Advisor

10 vulnerabilidades graves no Google Chrome

O Google corrigiu 28 vulnerabilidades lançando a atualização 100.0.4896.60 para o navegador Chrome. Pelo menos 9 delas são classificadas como de alta gravidade.

Em Kaspersky Daily

O que são indicadores de ataque?

Saiba o que são indicadores de ataque, qual função exercem e como se diferenciam dos indicadores de comprometimento.

Por Sol González em We Live Secutiry

E-mails de phishing com mensagens de voz do WhatsApp contendo malware de roubo de informações

Uma nova campanha de phishing do WhatsApp imitando o recurso de mensagem de voz do WhatsApp foi descoberta, tentando espalhar malware de roubo de informações para pelo menos 27.655 endereços de e-mail.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Vazamento de dados no Brasil: o pior ainda está por vir

O ano de 2021 bateu recorde em vazamento de dados nas empresas. Foi o maior número de violações da privacidade digital na história brasileira. Esse expressivo número de vazamento de dados é um claro sinal que o pior ainda está por vir.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Quase 1/5 das empresas globais já foi alvo de abuso da Spring4Shell

A Check Point Research (CPR), divisão de inteligência em ameaças da Check Point Software, diz ter detectado 37 mil tentativas desse tipo nos primeiros quatro dias após a divulgação, o que representa, com base na extrapolação dos números, que cerca de 16% das organizações globais foram afetadas.

Em CISO Advisor

Brasil é alvo preferencial de criminosos, mesmo “fora” da guerra cibernética

Atento, JBS, Ministério da Saúde, CVC e Localiza são nomes de segmentos distintos, unidos por dois elementos comuns: estão entre as maiores empresas do Brasil e foram algo recente de grandes ataques cibernéticos que interromperam suas atividades em maior ou menor grau.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Como a dark web está se voltando para as redes sociais

Uma viagem aos cantos mais ocultos do Telegram, que se tornou um ímã para os criminosos que vendem de tudo, desde drogas ilegais até dinheiro falso e certificados de vacinação contra a Covid-19.

Por Jake Moore em We Live Secutiry


Podcast

Golpes mais comuns em pagamentos on‑line

  • Portal ESET Brasil – We Live Security
  • Neste segundo episódio do Conexão Segura, podcast produzido pela equipe da ESET Brasil, o nosso pesquisador de segurança, Daniel Barbosa, explica os riscos que podem atingir os usuários no momento de realizar pagamentos on-line e qual os desafios das instituições financeiras diante desse cenário de ameaças digitais.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados