semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 85

Na edição n°85 da Semana da Segurança na Internet, cibercriminosos sendo roubados, CVC sofre ataque cibernético, quando custa proteger sua empresa contra ransomware, governo brasileiro derruba domínio de hackers e muito mais.


Notícias

Cibercriminosos estão sendo roubados pelos próprios desenvolvedores do ransomware que alugaram

Cibercriminosos que alugam serviços de ransomwares para extorquir vítimas podem estar sendo roubados pelos próprios grupos que fornecem as ferramentas cibercriminosos no modelo Ransomware-as-a-Service (RaaS).

Por Guilherme Petry em The Hack

Agência de viagens CVC sofre ataque e fica com site inoperante

A CVC Corp., holding do maior grupo de empresas de viagens da América Latina, comunicou na manhã do dia 02 ter sido vítima de um ataque cibernético. O site da holding, no endereço www.cvccorp.com.br, não estava acessível.

Em CISO Advisor

A Microsoft está desabilitando as macros do Excel 4.0 por padrão para proteger os usuários

Em breve, a Microsoft começará a desabilitar as macros XLM do Excel 4.0 por padrão nos locatários do Microsoft 365 para proteger os clientes de documentos maliciosos.

Por Lawrence Abrams em Bleeping Computer

14 mil contas de Gmail são alvos de ataque virtual russo com isca para phishing

Na última quarta-feira (6), o Google enviou um alerta para cerca de 14 mil usuários de seus serviços, avisando que eles estão sendo alvos de uma campanha de phishing feita pelo grupo APT28, que, segundo o FBI e a NSA, tem relação com a Rússia.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech

Quanto custa proteger sua empresa contra ransomware?

Surpreendentemente, a resposta para essa pergunta, “quanto custa proteger sua empresa contra ransomware?”, é simples, fácil e objetiva: pouco! A menos que seus dados, informações e arquivos não valham nada.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Grupo hacker FIN12 ataca empresas de saúde

Um grupo cibercriminoso de ransomware vem atacando empresas americanas nos últimos meses. A gangue, que usa o idioma russo, tem focado organizações americanas com receita acima de U$ 300 milhões, especialmente no setor de saúde.

Por Renato Rodrigues em Kaspersky Daily

Risco de segurança cibernética em controladores remotos para bombas de insulina

A Medtronic está convocando urgentemente os controladores remotos para bombas de insulina pertencentes à família de produtos ‘MiniMed Paradigm’, devido aos graves riscos de segurança cibernética.

Por Bill Toulas em Bleeping Computer

Sofrendo mais golpes na pandemia, setor financeiro precisa fortalecer time de resposta a incidentes

De acordo com a CrowdStrike, empresa líder em soluções de proteção de endpoint, desde janeiro deste ano, foi detectado um aumento de 330% nas atividades de cibercrime em comparação com o mesmo período de 2019.

Por Ramon de Souza em The Hack

Governo brasileiro derruba domínio do RaidForums

O RaidForums, um dos endereços mais utilizados por malfeitores de todas as nacionalidades para a venda de dados roubados, ficou fora do ar por 24 horas no dia 1 de outubro porque o domínio foi derrubado a pedido de autoridades brasileiras, segundo o especialista em violação de dados “Dissent Doe” afirmou em sua conta no Twitter.

Em CISO Advisor

Ciberataques semanais contra empresas no Brasil aumentam 62% em 2021

Segundo a Check Point Software, empresa de soluções financeiras, relata que o número médio de ataques em geral por semana no mundo às organizações cresceu 40% em 2021 em comparação com 2020 e, no Brasil, o aumento foi consideravelmente maior, com uma média semanal de 967 ataques e um crescimento de 62%.

Por Dácio Castelo Branco em Canaltech


Material

Guia de Segurança da Informação para pequenas empresas da ANP

  • Material gratuito
  • Alguns temas abordados no material:
    • Política de segurança da informação
    • Conscientização e Treinamento
    • Gerenciamento de contratos

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://conteudo.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados