semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 160

Na edição nº 160 da Semana da Segurança na Internet, Brasil é o 5º mais atingido por novo malware, roubo de credenciais bancárias segue em alta no Brasil, 15 sites falsos são criados por dia no Brasil e muito mais.


Notícias

Brasil é o 5º mais atingido por nova contaminação do malware Emotet

O Brasil já é o quinto país mais atingido por uma nova campanha de contaminações pelo Emotet. O malware conhecido e amplamente popular, que cria portas de entrada em computadores para roubo de dados e novos ataques, agora se espalha a partir de documentos manipulados do Microsoft Office, enviados por e-mail e disfarçados de arquivos legítimos direcionados a empresas e organizações.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Como os cibercriminosos roubam dinheiro de cartões bancários

Os serviços de pagamento tornaram-se mais convenientes e seguros nos últimos anos, mas os cibercriminosos ainda conseguem roubar dinheiro de cartões em todo o mundo. Quais são os métodos mais comuns usados ​​para esse tipo de roubo e como você pode combatê-los?

Por Stan Kaminsky em Kaspersky Daily

A gangue de ransomware Medusa ganha força ao atingir empresas em todo o mundo

Uma operação de ransomware conhecida como Medusa começou a ganhar força em 2023, visando vítimas corporativas em todo o mundo com exigências de resgate de milhões de dólares.

Por Lawrence Abrams em Bleeping Computer

Como os cibercriminosos utilizam sites comprometidos para realizar novos ataques

Analisamos a utilização de alguns sites comprometidos para entender melhor o interesse de cibercriminosos em realizar ataques direcionados a páginas web.

Por Martina López em We Live Security

Escritório de Advocacia: aumente a produtividade e proteja dados confidenciais

Dentro do setor jurídico, existe uma grande preocupação com a segurança dos dados e informações. Por conta de características inerentes à funçã e ao mercado jurídico, essa pauta tem se tornado cada vez mais relevante.

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Roubo de credenciais bancárias segue em alta no Brasil

O cavalo de Troia (trojan) Remcos voltou à lista global dos Top 10 malwares em fevereiro pela primeira vez desde dezembro do ano passado, ocupando a oitava posição, depois que foi relatado seu uso por hackers para atingir entidades governamentais da Ucrânia por meio de ataques de phishing. No Brasil, ele aparece em segundo lugar na lista com impacto de 7,32%.

Em CISO Advisor

Paciente com câncer processa hospital após gangue de ransomware vazar suas fotos médicas nuas

Uma paciente com câncer cujas fotos e registros médicos nus foram postados online depois de serem roubados por uma gangue de ransomware processou seu médico por permitir o vazamento “evitável” e “seriamente prejudicial”.

Por Jessica Lyon Hardcastle em The Register

FBI alerta: Ransomware atingiu 860 organizações de infraestrutura crítica em 2022

O Federal Bureau of Investigation (FBI) revelou em seu Relatório de crimes na Internet de 2022 que gangues de ransomware violaram as redes de pelo menos 860 organizações de infraestrutura crítica no ano passado.

Por Sergiu Gatlan em Bleeping Computer

O que aprender com o Dia do Consumidor: 15 sites falsos em nome de lojas são criados todo dia no país

Como toda data sazonal do comércio eletrônico, o Dia do Consumidor também é visado pelos criminosos digitais. A temporada de descontos que acontece neste dia 15 de março já tem seus golpes em andamento, com cerca de 15 sites falsos sendo criados todos os dias para se passarem por lojas e realizarem fraudes na venda de produtos para obter dados pessoais, financeiros e cartões de crédito.

Por Felipe Demartini em Canaltech

Desative a sincronização do navegador no escritório

É prática comum em muitas empresas manter informações pessoais e de trabalho separadas. Mas a sincronização do navegador geralmente passa despercebida – e os invasores já estão explorando essa brecha.

Por Alexey Vovk em Kaspersky Daily


Podcast

Como a AI e o machine learning podem impactar a segurança?

  • No 6 episódio do podcast Conexão Segura explicamos o que é AI e Machine Learning e como essas tecnologias também podem ser utilizadas por cibercriminosos.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados