semana da segurança na internet

A Semana da Segurança na Internet – Edição Nº 155

Na edição nº 155 da Semana da Segurança na Internet, golpe da “compra comfirmada” é lider, chatGPT e seus perigos para a cibersegurança, anúncios do Google usados para phishing, aumenta número de sites fake e muito mais.


Notícias

Golpe da Compra Confirmada lidera entre os crimes no mercado digital

A OLX e a AllowMe mapearam os principais tipos de fraude e dados sobre golpes no Brasil em 2022, segundo o estudo, o golpe da “Compra Confirmada” lidera a lista com 57% dos casos — com um aumento de 75% em relação ao ano anterior. Em seguida, estão: “Falso Anúncio” (37%) e “Roubo de Dados” (6%), que registrou uma tentativa de roubo de dados por minuto em 2022.

Por Giovana Pignati em Canaltech

Como o ChatGPT vai mudar a cibersegurança

Uma nova geração de chatbots cria textos coerentes e relevantes. Isso pode ajudar tanto cibercriminosos quanto ciberdefensores.

Por Stan Kaminsky em Kaspersky Daily

Anúncios do Google usados para phishing direcionado à AWS

Uma nova campanha de phishing direcionada aos logins da Amazon Web Services (AWS) está usando dos anúncios do Google para inserir sites de phishing na busca do Google para roubar credenciais de login.

Em CISO Advisor

O que é Spoofing e como você pode se proteger dele?

Uma vez que a segurança digital vem sendo uma pauta amplamente discutida por conta da sua importância, é essencial entender como funcionam as principais ameaças para que possamos combatê-las com mais eficiência. Quer entender melhor como o Spoofing funciona? Confira esse artigo na íntegra e aprenda mais sobre essa ameaça!

Por Kelvin Zimmer em Lumiun Blog

Bancos: instituições preferidas por cibercriminosos para realizar golpes de phishing

61% dos participantes de uma pesquisa realizada pela ESET afirmaram ter recebido pelo menos uma tentativa de golpe que se fazia passar por instituições bancárias.

Por Juan Manuel Harán em We Live Security

Maior livraria canadense Indigo fecha site após ataque cibernético

A Indigo Books & Music, a maior rede de livrarias do Canadá, foi atingida por um ataque cibernético, fazendo com que a empresa tornasse o site indisponível para os clientes e aceitasse apenas pagamentos em dinheiro.

Por Ionut Ilascu em Bleeping Computer

Como evitar golpes de recrutamento online em 2023

Recebeu uma oferta de emprego atraente de um estranho? Tome cuidado! Pode ser um golpe.

Por Stan Kaminsky em Kaspersky Daily

Com malware de captura de tela, hackers miram empresas

Pesquisadores de segurança alertam que um novo grupo operador de ameaças tem como alvo mais de mil organizações desde outubro, com o objetivo de implantar malware para roubo de credenciais. A cadeia de ataque também envolve componentes de reconhecimento, incluindo um trojan bancário que faz capturas de tela das áreas de trabalho de computadores infectados.

Em CISO Advisor

Aumenta o número de sites fakes que confundem consumidores

Com o avanço do comércio eletrônico, cresceu também o número de golpes realizados no ambiente digital. Uma dos casos mais comuns são os “sites semelhantes” ou “lookalike sites”, que simulam portais de empresas idôneas para roubar informações dos usuários através do método phishing. Segundo uma pesquisa da empresa global Signifyd, 87% dos consumidores já foram vítimas de roubo de dados ou conhecem alguém que passou por tal situação.

Por Giovana Pignati em Canaltech


Vídeo

Teste de fogo do Windows Defener – Level Hard – 1 mês de vírus

  • Neste vídeo testamos o antivírus WINDOWS DEFENDER contra 7000 + amostras de malwares para Windows.
  • Disponível no YouTube.
  • Gratuito.

Você ainda não está inscrito na nossa newsletter para receber esse conteúdo semanalmente no e-mail? Então se inscreva através do link abaixo:

https://br.lumiun.com/semana-da-seguranca-na-internet

Compartilhe o link com seus colegas e amigos.

Posts Relacionados